Sem categoria

Correio aborta pesquisa desfavorável a Lucélio

24 de julho de 2018

A segunda-feira que findou faz pouco tempo, ficará na história política da Paraíba como aquela em que homens se engalfinharam para esconder da opinião pública, pasmem, o resultado de uma pesquisa eleitoral.

Teve de tudo, desde bate boca a chantagem, tipo “se publicar essa pesquisa, eu retiro a verba de publicidade”, conforme notícias divulgadas por blogs e portais de João Pessoa, que transcrevemos a seguir.

A pesquisa foi encomendada pelo Sistema Correio a uma empresa de São Paulo e seu objetivo, conforme se noticiou hoje, era apresentar o pre candidato Lucélio Cartaxo na frente dos demais concorrentes.

O resultado não saiu como esperado e isso levou o jurídico de Lucélio a tentar impedir, na justiça, a divulgação da pesquisa. Não conseguindo, partiu-se para a pressão.

Vejam o que foi dito por portais como Polêmica Paraíba, WSCOM, Blog do Marcos Werick e Paraibaja sobre o imbróglio:

Polêmica Paraíba:

PESQUISA REAL BIG DATA: TV Correio/Record aborta divulgação dos números cedendo a pressões – ENTENDA

Publicado por: Gutemberg Cardoso em


REALTIMEBIGDATA 300x103 - PESQUISA REAL BIG DATA: TV Correio/Record aborta divulgação dos números cedendo a pressões - ENTENDA

Uma pesquisa eleitoral encomendada pela Tv Correio/RecordTv realizada pelo Instituto Real Time Big Data, que é coordenado por Bruno Soller, de São Paulo que seria divulgada na noite de hoje foi abortada depois de controversas entre os representantes local e nacional da TV.

Depois da negativa de divulgação dos números os representantes do Instituto e os diretores da Tv Correio bateram boca com troca de acusações de lado a lado.

Em meio a dúvida se divulgava a pesquisa ou não o PTC ( Partido Trabalhista Cristão )  ligado ao pré-candidato ao governo da Paraíba, Lucélio Cartaxo (PV) pediu suspensão da divulgação da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Durante o início de noite desta segunda-feira (23), o desembargador Oswaldo Trigueiro do Vale Filho negou o pedido do PTC e manteve a divulgação da pesquisa que será divulgada logo mais as 21:30 no Jornal da Record TV em rede nacional.

PRESSÕES

Informações de bastidores dão conta de que representantes da  Prefeitura de João Pessoa teriam ido até  o Sistema Correio pra dizer que se publicasse haveria rompimento das relações.
O instituto Real Time Big Data foi contratado pela Record Nacional para fazer pesquisas nas capitais. O resultado pra ser publicado nas praças locais e em seguida subir pro Nacional.

Leia Também:   Jogo do Brasil é visto em oito de cada dez televisores

Teria sido o empresário Roberto Cavalcanti que revoltado com os números quem bateu o martelo pra não permitir a divulgação dos números.

A expectativa agora é que a TV  Record Nacional divulgue os números da pesquisa.

WSCOM

ELEIÇÕES 2018: não publicação de Pesquisa na TV Correio gera polêmica e motiva pronunciamentos até de Ricardo

ELEIÇÕES 2018 – A primeira pesquisa eleitoral na Paraiba registrada no TSE avaliando o quadro da sucessão governamental e senatoria do Estado, embora anunciada para ser divulgada nesta segunda-feira acabou não acontecendo com a decisão do Sistema Correio de não apresentar os números. O fato tem gerado polêmica com a revelação de vários fatos de bastidores e a presença do diretor do instituto Real Time Big Data, Brunp Soller, em João Pessoa reclamando da não publicação.

O fato gerou pronunciamento do governador Ricardo Coutinho ironizando da situação.

Conforme dados divulgados e reproduzidos pelo Portal WSCOM, a pesquisa poderia ser divulgada pela TV Correio, mesmo com a negativa do TRE diante da decisão do PTC de ter pedido à Justiça Eleitoral o impedimento da exposição dos números.

BASTIDORES – No programa “Conexão Master”, nesta segunda-feira, o multimidia Gutemberg Cardoso disse que a informação chegada ele dava conta de que a decisão de não publicar teria sido tomada pelo empresário Roberto Cavalcanti – segundo ele “ por ter números desagradáveis”.

No Conexão ainda, o âncora Alex Filho lembrou de informe chegado ao seu celular dando conta de que o Secretário de Comunicacão de João Pessoa, Josival Pereira, teria estado no Sistema Correio para tratar do assunto.

REPERCUSSÃO – A não divulgação fez o governador Ricardo Coutinho se manifestar nas Redes Sociais afirmando: “ Podem esconder uma, duas ou três pesquisas. Podem falsificar outras tantas, mas não conseguirão deter a vitória do TRABALHO. Entenderqm?” – disse ele.

A TV Correio, afiliada da TV Record, estava como responsável pela pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), realizada pela Real Time Big Data, que tem como coordenador de estratégia política, Bruno Soller, de São Paulo.

PARAIBAJA

Correio aborta pesquisa que tentou ser impugnada por partido da base de Lucélio, revela blog

O jornalista paraibano Marcos Wéric revelou, em seu blog, que a pesquisa de intenção de voto sobre para o Governo da Paraíba, que seria veiculada nessa segunda-feira (23) pela Record TV, foi abortada pelo sistema Correio pois tinha números favoráveis ao pré-candidato do PSB, João Azevêdo.

Segundo Wéric, “enviados” do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV) e irmão do pré-candidato ao governo, Lucélio Cartaxo (PV), ameaçaram retirar verbas publicitárias do grupo de comunicação caso a pesquisa fosse veiculada.

A primeira pesquisa registrada para governador na Paraíba acabou não sendo divulgada. E os bastidores tem de tudo que se possa imaginar, De questionamentos dos números, ameaça e boicote da TV Correio ao Instituto contratado pela Rede Record para realização da pesquisa.

Vamos aos fatos:

A Rede Record contratou o Instituto Real Big Data para realizar pesquisas nos Estados para serem divulgados pelas retransmissoras locais. Assim já aconteceu em Goiás, por exemplo.

De acordo com informações obtidas pelo Blog, depois que o Sistema Correio teve acesso aos números da pesquisa, que segundo a mesma fonte, deu desfavorável ao pré-candidato Lucélio Cartaxo (PV) e favorável ao pré-candidato do PSB, João Azevêdo, deu-se inicio uma verdadeira batalha para não divulgação da pesquisa.

Primeiro o PTC, partido da base do prefeito Luciano Cartaxo (PV), acionou a Justiça Eleitoral para impugnar a divulgação do levantamento, que foi negado.

Após isso, começou outra batalha, convencer o Sistema Correio a não divulgar a pesquisa. Como o estudo foi contratado pela Record Nacional, essa não foi uma tarefa fácil. Representantes do Institudo ainda estavam em João Pessoa e tiveram que ouvir questionamentos sobre os números de representantes da Prefeitura de João Pessoa e do próprio empresário Roberto Cavalcanti.

O jeito foi partir para a ameaça e foi isso que enviados do prefeito Luciano Cartaxo fizeram. De acordo com algumas fontes ouvidas pelo Blog na agitada noite desta segunda-feira, 23, o papo foi reto: se sair a pesquisa, a Prefeitura suspende todas as veiculações publicitárias com o Sistema. Diante disso, o Sistema Correio assumiu o risco da crise com a Direção Nacional da Record, mas não publicou a pesquisa.

 

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply Mestre Chico Barão 24 de julho de 2018 at 07:34

    Dança de Rato, sapateado de Catita , rebolado de Minhoca marcando passo de Muriçoca !

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.