Da nova série “Os Campeões da Informação” : Luiz Otávio, O Informal

No começo ele era apenas o Luiz Otávio Informal, responsável por uma coluna sobre amenidades, publicada no semanário O Momento. Depois se transferiu para o Jornal Correio e lá manteve a coluna. Até que um dia resolveu sair da mesmice e criou um programa de rádio, primeiro na antiga Arapuan AM da Almirante Barroso e depois, graças ao sucesso alcançado na estréia, na 98 FM Correio.

Até ali, os programas de rádio seguiam o padrão tradicional de dar a notícia através do locutor, que a lia de forma impessoal, com a voz empostada como se viesse do além.

Luiz Otávio Amorim criou o debate ao vivo, a entrevista, a participação dos ouvintes criticando e reivindicando. A forma deu certo, o programa pipocou em audiência, virou febre e mania.

A partir daí apareceram as imitações que perduram até hoje. Mas o pioneiro, pelo menos em João Pessoa, já que no interior Zeilton Trajano tinha um programa com o mesmo padrão, foi Luiz Otávio.

Ele ficou tão poderoso que entrava em gabinete de governador sem avisar. Era respeitado. Candidatos a prefeito foram escolhidos em sua casa. Todos o ouviam e temiam.

Até que veio a doença,  o coração começou a avariar e Luiz morreu numa boca de noite, nos braços da esposa, Marinês.

O seu velório e enterro foram uma apoteose. Políticos aproveitaram para tirar uma casquinha. Os donos do Sistema Correio choraram copiosamente. Uma verdadeira multidão se despediu do campeão de audiência.

Que terminou esquecido.

Hoje nem cova dele mais existe no Senhor da Boa Sentença.

1 Comentário On Da nova série “Os Campeões da Informação” : Luiz Otávio, O Informal

  • VANALDO TOSCANO VARANDAS VARANDAS

    ME ENCONTRO SEMPRE COM SUA VIÚVA, MARINÊS, MINHA AMIGA.
    ELA SEMPRE VAI AO CLUBE DA MULHER IDOSA, NO ALTIPLANO.
    A MESMA SIMPLICIDADE, E FAZENDO SEUS EXERCÍCIOS.
    O MARIDO DEU TUDO ÀO CORREIO DA PARAIBA, E PARECE,
    QUE É ESQUECIDA TAMBÉM PELOS DONOS DA CORREIO.
    ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE!
    ABR FAIXA

Deixe uma resposta:

Seu endereço de e-mail não será mostrado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sliding Sidebar

Sobre Tião Lucena

Sobre Tião Lucena

Tião Lucena, nascido e criado no Sertão, é jornalista desde 1975, tendo começado em A União como repórter e trabalhado em O Norte, no Correio da Paraíba, no Jornal O Momento e no jornal de Agá.

Social Profiles