O texto abaixo deveria sair no blog do meu considerado Rubens  Nóbrrega, pois foi lá que o secretário Adalberto Fulgêncio me chamou de mentiroso. Trata-se daquele caso do Arlinda Marques.Eu fiz um texto, Rubens publicou como artigo e Fulgêncio foi provocado para responder. Aí ele disse, conforme a manchete do blog de Rubens, que eu sou mentiroso. Eu respeito a decisão de Rubens, mas como fui ofendido e não tive espaço no blog dele, vou publicar minha resposta no meu blog, enquanto ainda posso, porque não duvido nada de que terminem fazendo comigo o que fizeram com Marcos Marinho, que teve seu portal A Palavra retirado do ar para séculos sem fim,amém.

Eis o que escrevi:

Nos romances policiais, o culpado sempre é o mordomo. Mas na falta de um mordomo para culpar, o secretário Adalberto Fulgêncio acabou descobrindo o ambulatório. Isso mesmo, o ambulatório. O Hospital Arlinda Marques está superlotado porque mantém um laboratório para atender as crianças que procuram o local acometidas de doenças de pouca monta.  

Na resposta/desmentido que fez publicar no blog de Rubão, Fulgêncio sugere, com todas as letras, que seja desativado o ambulatório do Arlinda Marques, porque, segundo ele, não havendo ambulatório, as crianças serão forçosamente enviadas para as unidades do município. 

Mas aí reside o problema:como mandar as crianças para as unidades do município, se elas não prestam atendimento pediátrico? 

Essa nota que Rubens publicou está cheia de imprecisões e inverdades. E as respondo passo a passo.Vamos lá: 

Ele falou sobre uma pactuação entre as Secretarias de Saúde do Municipio e a do Estado, na gestão de Waldson Souza. Essa pactuação  começou na gestão de Roseana Meira e desde Geraldo Almeida, reforçada depois na gestão de Waldson, que pactuou o Arlinda Marques para alta complexidade!

 

Realmente, ter um ambulatório no hospital do Arlinda não caberia se fosse apenas para nebulização, que não é o caso , pois também tem retorno de crianças que foram cirurgiadas e já estão em casa e voltam para alguns procedimentos.

 

Quanto a sugestão de fechar o ambulatório, vocês imaginem o que aconteceria se essas crianças que não têm para onde ir em João pessoa, fossem também excluídas no hospital estadual!!! Seria um caos bem maior!

 

Falta com a verdade o digníssimo Fulgêncio: o hospital de Mangabeira é um hospital de urgência geral e ortopédica .

 

Nele foi desativada a ala de  pediatria pelo secretário Fulgêncio! 

 

A unidade de pronto atendimento em pediatria do hospital do Valentina também foi retirada, como já era prevista pela gestão da secretaria Roseana. Fazia parte do planejamento e deveria ser transferida para a Upa Valentina, que Roseana já deixou licitada! Então fica claro que fechar a pediatria do hospital de mangabeira foi ato contra a saúde pública da cidade!

 

Outro ponto que merece ser observado é a falta de resolução nos PSF de João Pessoa ,que acaba forçando as mães a recorrerem aos hospitais, pois nem encontram medicação e são obrigadas a esperar e correr muito para realização de exames em seu pequeninos! Observa-se uma imensa insatisfação dessas mães quando são perguntadas pelo tipo de atendimento encontrado nos Psf: " lá não tem nem remédio"!!

 

Então, se  o hospital Arlinda fechar a porta para essas mães nesse momento caótico e de abandono na cidade de João Pessoa,acontecerá, no mínimo, uma desumanidade! 

 

Seria cômico, se não fosse trágico, o secretário dizer que reservou cinco leitos para atender crianças que procuram o hospital estadual e não são atendidas.

 

Ora, isso é obrigação de João Pessoa e não favor!

 

E essa afirmação dele, de que o Hospital do Valentina tem vagas e pouca gente procura o hospital hoje! Por que será secretário! ?

 

 O que o secretário Fulgêncio chama de readequação, eu reafirmo que foi fechamento do serviço de pediatria, aumentando a agonia de muitas mães, especialmente numa região tão populosa como Mangabeira e adjacências.

 

Sem falar na demanda de municípios do estado que tem seu dinheiro pactuado em João Pessoa e que também recorrem ao Arlinda porque não conseguem atendimento e exames a contento.

 

A insatisfação é geral e logo logo vai estourar.

 

 




Comentários realizados

  • 08/05/2017 às 21:35

    H. Romeu Pinto

    Trata-se de "espaço tangente": o cara publica a matéria do blog do tiao no seu blog para dar espaço a pessoa envolvida replicar...tática de baixo nível...

  • 08/05/2017 às 11:43

    JOSE NEVES FILHO

    OH TIÃO!!!! PERDOE ESSE POBRE COITADO !!!! ELE NÃO SABE O QUE DIZ!!!! SÓ FALA BESTEIRA!!!!

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*

Outras Notícias