Fotos: Alberi Pontes

 

O governador Ricardo Coutinho concluiu, na noite desta quarta-feira (10), na cidade de Picuí, a Caravana Curimataú, que teve início ainda pela manhã no município de Soledade. Durante todo dia, o chefe do Executivo e comitiva percorreram seis dos 19 municípios que vão ser beneficiados com o Sistema Adutor TransParaíba. Na ocasião, foi assinada a ordem de abertura da licitação da adutora, que vai garantir a segurança hídrica para cerca de 10 mil moradores das regiões do Curimataú e do Agreste paraibano que sofrem há décadas com a escassez d’água. A obra faz parte do programa Mais Trabalho e prevê investimentos da ordem de R$ 220 milhões.

 

Na parte da manhã, Ricardo assinou a ordem de abertura da licitação do Sistema Adutor TransParaíba em Soledade, São Vicente do Seridó e Cubati. À tarde as solenidades ocorreram em Pedra Lavrada, Nova Palmeira e Picuí. Nos municípios de Pedra Lavrada e São Vicente do Seridó também foram assinadas ordens de serviço para construção de barragens.

 

Em Picuí, o governador Ricardo Coutinho encerrou a Caravana Curimataú e recebeu o título de Cidadão Picuiense, concedido pela Câmara Municipal, em reconhecimento aos benefícios que o Governo do Estado, em sua gestão, levou ao município. A uma multidão, Ricardo agradeceu o título e sobre o Sistema Adutor TransParaíba disse ser este o mais importante processo da história governamental da Paraíba. “É a maior obra que esse Estado já fez com recursos próprios, que é o que estou anunciando hoje a licitação da adutora TransParaíba. É a obra do presente para o futuro da Paraíba. Nenhum outro governador na história da Paraíba ousou em investir tanto na região do Curimataú”, pontuou.

 

Ricardo ressaltou que, apesar de o Estado da Paraíba ser o sétimo do país em situação fiscal equilibrada, o Governo federal tem negado o direito constitucional de contrair empréstimos, inclusive para a construção da adutora TransParaíba. A Paraíba tentou mas também não conseguiu emenda impositiva via bancada federal. Por isso, como governador e cidadão paraibano, decidiu que fará a obra com recursos do Tesouro do Estado. “É a maior obra hídrica da Paraíba”, destacou.

 

O secretário João Azevedo também lembrou que a Paraíba hoje tem a sétima melhor economia do país em termos de gestão pública. E afirmou: “Isto é fruto de trabalho, fruto da determinação do governador Ricardo Coutinho, porque torna possível a realização de sonhos. O governo vem mantendo investimentos na área de recursos hídricos acima de 2 bilhões de reais e principalmente na região do Curimataú nós sabemos o valor que tem obras hídricas”.

 

O secretário de Articulação e Desenvolvimento Municipal, Buba Germano, destacou que Ricardo Coutinho dará segurança hídrica para o Curimataú, “porque o investimento que o governador determinou se transforma na obra mais importante da história do Curimataú e do Seridó e por isso o nosso sentimento é de gratidão porque o senhor traz para todos nós esperança de dias melhores, de garantia hídrica para nossos conterrâneos”.

 

“Com a chegada das obras do São Francisco e esses novos investimentos que trazem água de qualidade para o nosso povo, o governo mostra que tem um olhar voltado para essa região que tanto necessita de políticas públicas. A Paraíba segue atravessando uma crise com grandes obras e realizações”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Gervásio Maia. Os deputados Hervázio Bezerra, João Gonçalves, e Sérgio Rafael, também participaram da caravana.

 

Para o prefeito de Nova Palmeira, Ailton Gomes, a obra da estrada foi importante “e muito melhor vai ser a água que ele vai trazer para nós através da adutora TransParaíba”. Prefeitos de diversos municípios da região participaram da Caravana Curimataú durante toda a quarta-feira.

 

O sistema adutor Curimataú corresponde ao Segmento II da Transparaíba. Esse segmento apresenta uma extensão de mais de 350 km, com diâmetro variando entre 150 mm a 600 mm, uma estação de tratamento que irá trazer água de qualidade a população com capacidade de tratar mais de 544 l/s, e ainda, serão construídas 21 estações de bombeamento, beneficiando em final de plano 148.000 mil habitantes em 19 municípios.

 

Barragens – Durante a Caravana Curimataú, o governador Ricardo Coutinho assinou ordens de serviço para a construção das barragens Porcos (Pedra Lavrada) e Cacimbinha (São Vicente do Seridó). Os investimentos nos equipamentos ultrapassam R$10 milhões. As barragens também fazem parte do Programa Mais Trabalho, no qual serão investidos mais de meio bilhão de reais em obras que visam a melhoria da qualidade de vida do paraibano.

 




Comentários realizados

  • 12/05/2017 às 08:31

    vicente de paula araujo

    parabéns....goverador, vc é o cara que transformou a nossa paraíba,parabéns Buba Germano por tudo que vc fez por picui e vem fazendo pelo curimataú.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*

Outras Notícias

 O meu tio Severino Cazuzão era tão avarento que meu pai costumava dizer que ele era mais amarrado do que orelha de freira, isso no tempo em que as freiras se vestiam da... Ler mais

 Maria Doida quer mudar de nome para se eleger deputada. Como Maria Doida já foi candidata a vereadora e aliada de Collor, sendo recebida festivamente por ele na sua posse, em... Ler mais