Eita criança pra ter pai, essa tal de transposição! É pai demais, minha gente. Pai de última hora, pai de ocasião, pai de criança já nascida, pai que não acompanhou a gestação, tampouco o parto porque não acreditava que nascesse, pai que pregava o aborto do nenê até bem pouco tempo, em suma, é pai demais para uma criança só.

**

Lembra aquela história do menino abandonado, desprezado, que dormia na rua, debaixo das marquises, sem o alento de um cobertor. Um dia o menino ganhou um prêmio gordo, ficou rico e a primeira pessoa que apareceu na sua porta foi o pai,ou o pretenso pai, dizendo-se apaixonado e preocupado com a saúde do rapaz.

**

Quando se falou no velho Chico pela primeira vez, melhor dizendo, quando se aventou a possibilidade do rio ser desviado para molhar o chão seco do Nordeste, Dom Pedro ainda era rei. O tempo passou. Vieram os presidentes. Todos falavam e nenhum acreditava. Os tucanos estiveram por aqui, dois mandatos inteiros foram colocados à disposição do tucanato,mas a transposição continuou sendo tabu.

**

Minto: Fernando Henrique ensaiou e bateu pino depois que aquele bispo fez greve de fome. Para o presidente tucano, melhor seria esquecer a obra e preservar o bispo.E assim o bispo escapou e o povo continuou na miséria, enfrentando a seca e morrendo de sede.

**

Houve até quem pregasse abertamente a inviabilidade da obra por ser muito cara. Vocês sabem quem fez isso, foi o mesmo que hoje vive a gravar vídeos anunciando a chegada da água. Mas não diga a ele que se lembra do tempo do contra, porque o rapaz enlouquece, dá a bixiga lixa, fica uma arara e vai chamar você de lambe ovo.

**

Até que um nordestino arretado foi eleito presidente.Lula da Silva tirou a transposição do papel e não ligou para o bispo que ameaçou nova greve. Que fizesse o que achasse melhor, não importava, o importante era fazer cumprir a profecia de um dia o sertão virar mar.

**

E jogou as máquinas na terra dura, ressequida, desértica.E jogou os trabalhadores. E o canal começou a ganhar vida. E depois de Lula, Dilma chegou para continuar abrindo valetas e túneis. Setenta por cento da obra ficou pronta e paga. E não se chegou aos 100 por cento porque os golpistas tomaram o mandato da moça.

**

O atual Governo ficou só com os acabamentos, os retoques finais, a maquiagem.

**

O governo da Paraíba fez o dever de casa, preparou o curso das águas, abriu canais e deixou a casa pronta.

**

Mas os que eram contra, agora querem faturar. Sobrevoam açudes, tiram fotos e se filmam mostrando o correr das águas. De repente a transposição deixou de ser cara e inviável para se tornar conquista deles, dos que não a queriam, não acreditavam nela.

**

Quarta-feira o São Francisco chega a Boqueirão. Muita gente vai ver, vai tentar faturar em cima da conquista, inclusive quem era do contra. A esses últimos, não seria demais reservar umas vaias, só pra variar.

 

 




Comentários realizados

  • 10/04/2017 às 11:05

    Edvaldo

    Tião, de tanto você falar que vai ao mercado da Torre todo sábado se encontrar com Paulo Mariano para comer cuscuz com bode que me influenciei nessa conversa e fui ontem, domingo, almoçar no referido local. Mas, sai triste e constrangido, pois almocei bode com feijão verde na área da alimentação, tendo sob meus pés uma galeria exalando um forte fedor de bosta. Fui informado que aquelas lajotas furadas foram ali instaladas para escoar as águas pluviais e águas de lavagens da área interna. Então, não fazem manutenção ou não dão descarga nas galerias para fazer uma auto limpeza. Por isso o fedor de bostaaaaa. Alí eu não vou voltar, nem que seja para ver o "velho guerrilheiro". O mercado daqui de Princesa é mais bem cuidado e também tem cuscuz e bode.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*

Outras Notícias

Zé Lezim e Tião Gomes, pense numa briga sem futuro. Duas pessoas que sinceramente admiro, o primeiro pelo bom humor constante, o segundo pela sinceridade com que trata as coisas, no... Ler mais

Sinceramente, não gostei.Aquele presidente Putin pensa que é o que para tratar com tanto desprezo o nosso ínclito presidente Temer? Não foi recebe-lo no aeroporto,mandou um... Ler mais

O deputado Hervásio Bezerra esteve em Princesa Isabel no último final de semana.Foi participar dos festejos juninos e aproveitou para visitar seu velho amigo Aloysio Pereira, que... Ler mais