Não me interessa se Lula é culpado ou inocente, se roubou ou deixou de roubar, se é dono do sítio ou morou nele emprestado, se é seu o tríplex, o duplex ou o “sem pex”, o que se discute aqui é se havia necessidade mesmo de conduzi-lo coercitivamente para depor ou se o juiz Moro armou, com o Ministério Público, um circo somente para expo-lo à execração pública.

**

Até onde se sabe, só é conduzido coercitivamente à presença da autoridade o cidadão e a cidadã que, devidamente intimido ou intimada, não atenderam ao chamado do delegado, do juiz ou do promotor.

**

Fora disso, não tem esse negócio de condução coercitiva. O juiz Moro sabe disso, o promotor também sabe, o delegado idem. Ou pelo menos deveriam saber.

**

Lula, como ele próprio contou, foi chamado três vezes para prestar depoimento e compareceu. Numa delas estava de férias, no bem bom, longe do local do chamamento, e mesmo assim pegou o avião e foi a Brasília obedecer a ordem superior.

**

Nesta sexta, sem aviso prévio, chegou um batalhão na sua casa, pegou-o ainda de ceroula, com os olhos cheios de remela. Antes, fechou a rua, botou carros com sirenes em todos os lugares, chamou a tv, os repórteres e os fotógrafos para testemunharem a coisa e em seguida exibiu o ex-presidente da República como um réu que não era, levando-o para prestar depoimento no outro lado da cidade, com direito a desfile, apitos de sirenes e tudo o mais.

**

Não satisfeitos, os policiais ainda rebocaram a mulher do homem. Isso é uma coisa incrível. Dona Marisa não precisaria dessa exposição. Logo ela que sempre foi tão discreta.

**

E a coisa tem jeito de orquestração mesmo. Primeiro a matéria da Isto É, contestada pelo próprio Delcídio. Quem a levou à revista? Se era uma delação, por que não ficou guardada, a espera da homologação da justiça?

**

Depois da publicação, a lapada. A condução coercitiva, uma condução melada de ilegalidade, eis que decretada sem os requisitos legais.

**

E a disposição de Aécio e seus cabras, todos anunciando que vão fazer plantão em Brasília até que saia o impeachment de Dilma?

**

Despertaram a fera. Agitaram o país. Lula disse que agora vai discursar até em cima de caixão de sabão. O povão entende o que ele fala. E Lula, ladrão ou não, continua sendo o campeão de votos nesse Brasil.

**

Meus abraços de hoje eu mando pra Francisco Ferreira, Ricardo Sérvulo, Marcelo Weick, Roberto Costa de Luna Freire, José Tarcizio Fernandes, Gibran Motta, Sheyner Asfora, Cicero Lima, Johnson Abrantes, Edward Abrantes, Nadja Palitot, Waldemir Azevedo, Abraão Beltrão, Ramalho Junior, Venancio Viana de Medeiros Filho, Cecilio Ramalho, Odon Bezerra, José Mário Porto, Maria Lucena Lopes e Divany Pinto.

**

O candidato estava fazendo seu discurso e prometia:

- Se eu ganhar essas eleições, prometo que os cidadãos dessa cidade só vão trabalhar por 6 meses no ano.

Eis que um sujeito insatisfeito reclama:

- Mas o senhor não vai falar das férias?

 




Comentários realizados

  • 06/03/2016 às 07:16

    Ana Bento

    PARABÉNS TIÃO. UMA OPINIÃO SENSATA. UMA JUSTIFICATIVA CÍNICA. SERÁ QUE PERGUNTARAM A LULA SE ELE QUERIA ESSA BELA PROTEÇÃO?

  • 05/03/2016 às 11:20

    hendrik

    Enquanto isso, CUNHA das contas suíças COMPROVADAS e Aécio de Furnas e helicoca não são incomodados. Só o PT que é corrupto, segundo nossa "Justiça" e gente como o criminoso "japonês" que são seus executores. Se isso não for golpe, não sei o que é. Justiça que não é!

  • 05/03/2016 às 11:13

    walter gomes

    Armou nada Tião, o pilantra já escapou de depor outras vezes entrando com liminar pra não ir e dai o SR Moro sabendo que ele iria fazer novamente se adiantou. E outra que o Pilantra do Lula já sabia que iria ser investigado por conta do vazamento que teve.

  • 05/03/2016 às 11:01

    bruno barros de assunção

    http://blogdobrunobarros.blogspot.com.br/2016/03/a-agora-famosa-conducao-coercitiva-em.html

  • 05/03/2016 às 10:26

    Quem está financiando esta nova Operação Condor? Um plano Monroe neo-liberal? Execrar líderes nacionalitas é norma dos imperialistas e suas corporações. Estranho que justamente quando a "crise" arrefece, a popularidade da Presidente Dilm tende a se normalizar e Lula ameaça ser candidato; Moro aja ou reaja e o mercado reaja ou aja.

  • 05/03/2016 às 10:20

    Lima Filho

    Foi pouco, era pra ter ficado preso.

  • 05/03/2016 às 09:49

    Elton Vinagre

    Tião, muitos estão falando sobre ilegalidade da condução coercitiva de Lula. Não sou partidarista e votei em Lula duas vezes. Todavia, devemos perceber que a justificativa do MPF e do Juiz Federal é plausível. Foi concedida pra resguardar outros bens, como a integridade física e patrimonial de terceiros inocentes, já que uma intimação formal de um ex-presidente geraria comoção pública satisfatória a ocorrer problemas. Até orquestração de passeatas e manifestações o PT iria fazer (quem te conhece que te compre). Esses bens que ele quis resguardar e foi muito bem fundamentado, se sopesados com o direito à intimação do investigado, é muito maior. Uma coisa é acontecer manifestações após o depoimento. Outra é essa turma promover o quebra pau sabendo que esse depoimento existirá em alguns dias. Até a vida dos policiais que fariam tal diligência estaria em jogo. Foi uma legítima ponderação de valores constitucionais o que o juiz fez.

    Resposta de Tião

    E a maneira coercitiva, por acaso, não botou o país de pernas pra riba?

  • 05/03/2016 às 09:45

    Josenildo

    Tião a estas alturas estruparam a verdade e o estado democrático de direito.

  • 05/03/2016 às 09:37

    falcao

    Se ele não estivesse envolvido ou com forte evidencia de estar, e fosse honesto, quando começou o seu discuro no Lula Lá .... com sua receita declarada, não tivesse usado o instituto Lula, nas palestras, se o filho não fosse um dos homens mais ricos, se tivesse um sitio no Conde, ao invés de Atibaia e com direito a antena de celular própria, se o filho não tivesse prestado assessoria com CTRL C e CTRL V de milhões, Lula não precisava ir nem carro, ônibus, com certeza ele não iria com medida coercitiva ou não. Agora, seus advogados mandaram documento informando sobre o fato, nunca vi ou ouvi dizer que o Ministério Público, manda cartilha para a casa o investigado e ele responda e envie por sedex ou correios. Lula não queria mesmo ir, o Sergio Moro, todo armado de perguntas e informações dos delatores que, viveram as custas do dinheiro do povo, ai, pegou Lula todo desarmando. E, com esta decisão do Juiz, todo mundo ( ou melhor alguns ) querem culpar o Juiz, é por que é Lula, no dia que foi depor estava a tropa de choque do PT e a tropa de choque do Aércio, que, quer Lula preso, antes do raiar do sol. ( que até o momento é indicio ), Agora muita gente se esquece que, se Lula e os amigos do PT, Delubio, Palocci, Marcos Valério, João Paulo Cunha e outros, estivessem de frente com este Juiz Sergio Moro, já estavam todos presos, mas Lula escapou fedendo do Mensalão, só o mané do Marcos Valério que não aceitou a delação premiada e ser ferrou com 37 anos de cadeia, para defender os que ai estão. Se o Juiz tomou medida fora da normalidade que exige ou esta se tornando a Operação Lava Jato, e só entrar com pedido junto a Corregedoria ..... No mais, com medida ou não, eu espero todos na cadeia e devolvendo o dinheiro que, causou a morte de muitos brasileiros, quando desviou o recurso e não chegou na segurança pública, nos hospitais, nos exames de saúde ...

    Resposta de Tião

    Sim, e daí, Falcão, o que o cu tem a ver com as calças?

  • 05/03/2016 às 09:22

    Chico Miora

    Aprovado, Tião. Mexeu com Lula, mexeu com nois. Temo dito

  • 05/03/2016 às 09:04

    Ricardo Sérvulo

    Estimado Amigo Tião, retribuo o carinho e a gentileza, em forma de abraços escolhidos e fraternos! O "Senhor Deus" continue abençoando você e família.

  • 05/03/2016 às 09:00

    Graça

    Concordo com você Tiao, um verdadeiro circo.O juiz Moro deu um tiro no pé atropelando as regras.O mantra da maioria dos jornalistas é que o Lula deve ser tratado como cidadão comum,e deveria ser,mas o que aconteceu foi exatamente o contrário.O efeito do espetáculo decadente promovido em nome da justiça, vamos aguardar.

  • 05/03/2016 às 08:57

    gilson carlos gouveia da silva

    que ponto chegamos na sua opinião, o juiz sergio moro esta errado,a petrobras o pt,e os partidos aliados de lula nao quebraram,nao existe crise no pais,o emprego esta em alta,juros baixos.na hora que voce acusa dercio de parcial,voce esta igual a ele.agora so porque ricardo coutinho esta com dilma se tivesse do outro lado,voce certamente teria outra opiniao.uma coluna tao lida como a sua,faça o bom jornalismo,seja imparcial.ok

    Resposta de Tião

    Gilson,não dá pra discutir com vc. Eu falei da forma e não que ele era inocente.Outra coisa,não aceito sua comparação.Também me disseram que você estava igual aquele rapaz que mostra a bunda em Tambaú e nem por isso eu saí por aí dizendo.

  • 05/03/2016 às 08:05

    Márcio Palmeira

    Tião, A maior piada de ontem e você repete no seu texto. Que o Lula estava de férias. Qual é o trabalho dele? Obs: Todos os celulares da família foram apreendidos. O Lula sabia da operação. Desse vazamento ele gostou?

  • 05/03/2016 às 07:20

    macedo

    se não teme nada por que entrar no STF pra anular a ação contra ele? ele foi categórico e disse que não deporia no MPE de são paulo

    Resposta de Tião

    Disse a quem,Camilo? Oxente, logo vc, meu jurista preferido...

  • 05/03/2016 às 07:17

    José

    O PT tem algo em torno de 10 milhões de seguidores, outros 10 milhões de aproveitadores, o Pais esta parado, o STF se manifestou através de uma Ministra que foi legal, então, o resto é choradeira de Petistas decepcionados, pois da forma que a Justiça esta agindo poderá chegar nos estados, para os que não gostam de cumprir a Lei, é bom ficarem antenados.

    Resposta de Tião

    Vi outro ministro dizendo que não foi legal,Carlos. E mesmo que todos digam que foi, eu continuo dizendo que não foi.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*

Outras Notícias

 1 – O Porque Hoje é Sábado começa rendendo uma merecida homenagem ao amigo Ricardo Coutinho, que está comemorando mais um ano de vida nesta data. Cinquenta e... Ler mais

  1 - Senhores trabalhadores da Paraíba, guardem os nomes dos deputados que votaram a favor da reforma trabalhista. A partir de hoje, graças aos deputados que apoiaram a medida de... Ler mais

1 – Eu sabia que não é normal esse número inconcebível de pardais na cidade de João Pessoa. Tudo de mais é veneno, já ensinava finada Bilica, do... Ler mais