Hoje é sábado de aleluia, dia da ressurreição de Jesus Cristo,dia da vitória do bem sobre o mal, e se não é o último dia da Semana Santa, digo que é o mais importante. Lá no nosso sertão, representa finalmente o grito de liberdade daquele povo que passou a semana sofrendo as dores do criador e  finalmente se vinga de quem lhe provocou tanto sofrimento matando e rasgando em pedaços o Judas que o traiu.

**

Quando eu morava lá, logo nos primórdios, festejava com Pedro Fogueteiro e seu boneco recheado de confeitos, pirulitos, caramelos e balas de goma. Já falei sobre o boneco de Pedro e da festa do Judas.Pedro despedaçava o boneco com as bombas que enfiava nele e as balas voavam pelo chão pedregoso do velho Cancão, para alegria da meninada que só via confeito de ano em ano.

**

Mais tarde, já taludo, trocava o boneco de Pedro pelas bonecas dos sítios que desciam a serra para fazer a alegria da rapaziada cansada de tanto bater punheta em intenção das belas moças do lugar. Uma delas,de belo joelho, quase matou meia dúzia de colegas de tantas munhecadas dadas e incontáveis anemias e olhos fundos resultantes.

**

Já músico, acompanhava o maestro Zé de Minininha nos bailes por ele contratados em Princesa e arredores, todos para festejar a aleluia.

**

Claro que havia rezas, e como havia. Da igreja Nossa Senhora do Bom Conselho João Mandu chamava os fiéis e ameaçava os recalcitrantes com as espadas incandescentes dos anjos e com o fogo de todos os infernos. Tinha nêgo que ia para a Igreja se cagando de medo das pragas de João Mandu.

**

Pior do que as pragas de João Mandu eram os sermões raivosos de Frei Anastacio, todos eles carregados de ameaças a quem mijasse fora do caco, andasse no cabaré ou botasse chifre no cônjuge.

**

A comida durante a semana era feijão, farinha, arroz do  Piancó e bredo. A mistura tinha que ser peixe, senão o cabra não iria para o céu em razão do grave pecado. Bebida alcoolica, nem pensar.Só a partir do sábado.

**

Na sexta feira nem banho se tomava. Era pecado. Aliás, o banho era proibido também na quarta de trevas.Era tomar e ficar entrevado para o resto da vida.O nêgo fedia mas não entrevava.

**

Isso acontecia naqueles tempos. Hoje em dia até o bispo já liberou a carne vermelha por conta da crise. O peixe,apesar de criado no mar e não receber atenções veterinárias, sempre chega mais caro à mesa do consumidor e por isso o bispo, sensibilizado, acabou com as regras proibitivas e liberou geral.Até a carne mijada foi liberada.

**

E agora lá se vão meus abraços para Valdson Souza, Renato do Bar,Vagner Dorta, Gerson Gomes de Lima, Genivaldo Fausto, Assis da Livraria do Forum, 1berto de Almeida, Aldo Lopes de Araújo, Cida Lobo, Glauce Burity, Vavá da Luz, Geordie Filho, Fred Menezes, Nanaldo Alves, Toinho Delano, Cabo Lira, Francisco Sales Cordeiro, Damião Antas, Eduardo Abrantes, Geraldo Rodrigues, Elenildo Arruda, Severino Nunes, Pedro Freire, Paulo Freire, Assis Freire, Ramalho Leite, Ricardo Ramalho, Carlos Chianca, Alex Filho, Gutemberg Cardoso, Fernando Caldeira,Walter Santos, Ninnha Lucena, Dorinha Lucena, Neci Lucena, Edmilson Lucena e Miguel Lucena Filho.

**

O bêbado entra no ônibus lotado, se espreme daqui, se espreme dali, vai se esgueirando até mais a frente.

Na primeira freada brusca, ele cai por cima de uma beata que, irritada, prognostica:


- Talvez o senhor não saiba, mas o senhor vai para o inferno!


E o bêbado, puxando a campainha desesperadamente:


- Pára, motorista! Pára, que eu peguei o ônibus errado!

 




Comentários realizados

  • Essa matéria ainda não tem comentários realizados e você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail é de preenchimento obrigatório, mas não se preocupe que não publicaremos. Seu comentário será moderado pelo administrador do site e só será divulgado após isso.*

Outras Notícias

  1 – E haja Sâo João, e haja forró. Faz três dias que por aqui só se escuta a sanfona dando o tom da festa. Fico a imaginar como será segunda-feira,... Ler mais

1-A saudosa Lourdinha de Zé Marreta, quando se juntava comigo na roedeira por causa da namorada que partiu, costumava me consolar dizendo: “nóis sofre, mai nóis goza”.... Ler mais

 1- Caso você seja de Princesa, more em João Pessoa e esteja na Capital neste sábado, vá ao X Encontro dos Princesenses. Será no Jampa Ville, no Altiplano do... Ler mais