Sem categoria

Ricardo pede ao MPE abertura de investigação contra Procurador que espalhou fake news

16 de outubro de 2018

Ricardo Coutinho 696x426 300x184 - RC pede ao MPF abertura de investigação contra procurador da Fazenda por disseminar fake news

Após a disseminação de notícias falsas de que servidores do Estado estariam sendo arregimentados pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) para se infiltrarem em atos do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), com a finalidade de praticarem vandalismo, o socialista decidiu mover uma ação, na tarde desta terça-feira (16), pedindo que o Ministério Público Federal (MPF) abra uma investigação contra o procurador da Fazenda, Genezio Fernandes Vieira, por disseminar fake news envolvendo seu nome.

Veja, abaixo, a petição na íntegra.

RC pede ao MPF abertura de investigação contra procurador da Fazenda por disseminar fake news

 

RC pede ao MPF abertura de investigação contra procurador da Fazenda por disseminar fake news

 

 

RC pede ao MPF abertura de investigação contra procurador da Fazenda por disseminar fake news

Entenda o caso
A decisão de Ricardo de acionar o MPF foi tomada após o procurador da Fazenda disseminar em grupos de WhatsApp que teria recebido um grupo de servidores estaduais, para denunciar uma suposta armadilha montada pelo governador, que infiltraria seguidores em manifestações do candidato Jair Bolsonaro, “para praticarem atos de vandalismo, dentre os quais, jogarem ovos nas pessoas, nos carros e em outros utensílios e espaços públicos”.

Após tomar conhecimento da disseminação das fake news, o secretário de Comunicação do Estado, Luís Torres, emitiu nota nas redes sócias para se contrapor as postagens falsas envolvendo o nome do governador.

“De imediato, informo que o governador irá processar pessoalmente o responsável pela veiculação de tais calúnias. Expressas, inclusive, em caráter de fato, não de suposição. Caro procurador, levando em conta que o senhor realmente recebeu tais visitas, digo claramente: o que o senhor supostamente ouviu não passa, naturalmente, de uma invencionice criminosa”, diz trecho da nota emitida pelo secretário.

Mensagem de Genezio
Meu nome é Genezio Fernandes Vieira, sou Procurador da Fazenda Nacional e no exercício das minhas atribuições funcionais, recebi em meu gabinete alguns servidores do governo do estado da Paraíba que me pediram para não serem identificados, os quais me informaram o seguinte:

Leia Também:   TSE determina que Fernando Haddad remova propaganda com informação falsa

O governador Ricardo Coutinho e seus seguidores estão organizando uma passeata entre os dias 19 e 21 de outubro de 2018, na qual vários dos seus seguidores se vestirão com camisetas de Jair Bolsonaro para praticarem atos de vandalismo, dentre os quais, jogarem ovos nas pessoas, nos carros e em outros utensílios e espaços públicos, a fim de mancharem o nome do candidato Jair Bolsonaro.

Desta forma, venho pelo presente solicitar a todas as pessoas de bem que repliquem esta mensagem em todos os veículos de comunicação, visando desmascarar estes malfeitores, bem como desmotivar tal ação que é danosa a democracia.

Mensagem de Luís Tôrres
Meu nome é Luís Tôrres, sou Secretário de Comunicação Institucional do Estado da Paraíba e no exercício das minhas atribuições funcionais tomei conhecimento de mensagem encaminhada por meio de grupos de Wathsapp pelo procurador da Fazenda, Genezio Fernandes Vieira, dando conta de que havia recebido supostos servidores do Estado “denunciando” que o governador Ricardo Coutinho estaria convocando gente para se infiltrar em manifestações em favor da candidatura do presidenciável Jair Bolsonaro para praticar vandalismos e, consequentemente, transferir as responsabilidades aos simpatizantes do candidato.

De imediato, informo que o governador irá processar pessoalmente o responsável pela veiculação de tais calúnias. Expressas, inclusive, em caráter de fato, não de suposição.

Caro procurador, levando em conta que o senhor realmente recebeu tais visitas, digo claramente: o que o senhor supostamente ouviu não passa, naturalmente, de uma invencionice criminosa. Isso sim é vandalismo. E contra a verdade, tão bem violentada nestes tempos de intolerância e disputas cegas. Reafirmo que isso não tem fundamento algum. O governador Ricardo Coutinho, ao contrário, tem colocado a própria cara na rua, sem esconder-se por trás de ninguém, para defender abertamente a preservação da cultura da tolerância e, principalmente, o respeito às leis democráticas deste Brasil. Aliás, é exatamente por causa disso que não se manteve em silêncio, e tem externado suas posições nesta disputa entre o equilíbrio e o risco, embora respeite toda e qualquer escolha livre feita pela cidadã e cidadão brasileiros.

Leia Também:   Ao negar pedido de Haddad contra fake news, ministro diz que TSE diz que é incapaz de controlar whatsapp

O governador Ricardo Coutinho, como se sabe, angariou o respeito da Paraíba por mandar construir coisas. E não destruir.

Com todo respeito, sugiro que o senhor devesse orientar tais “servidores” a procurar as instâncias competentes para oficializar tais denúncias. Por que procuraram um integrante da Fazenda Nacional?  Isso não seria caso para as policiais, ou para o Ministério Público, em caso de algum descrédito dos supostos denunciantes, bem como necessidade de anonimato? E, especialmente, além de procurar as instâncias para caso “tão grave”, que apresente provas das insinuações, repito, criminosas, que lhes apresentaram.  Porque isso não é assunto que a língua por si resolva.

Isso será melhor do quer estimular o repasse de fake-news, ou para usar um eufemismo, de denúncias sem provas, em redes sociais. No mais, o governo está à disposição de todos e todas para fazer esclarecimentos sobre quaisquer temas que sejam relacionados ao Poder Executivo Estadual e de interesse da Paraíba.


Fonte: Paraíba Já

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.