Política

Rômulo Montenegro coordenará o plano de governo de Cícero Lucena para agropecuária

27 de abril de 2026

 

O executivo Rômulo Montenegro focará o plano de governo de Cícero na pesquisa, inovacao e tecnologia de forma a incluir a Paraíba entre os estados produtores da Região Nordeste!
Para Rômulo Montenegro “é necessário uma política pública de fortalecimento da agroindústria paraibana, de forma a agregar valor a produção, bem como, ter ações que importem no ganho de escala e aproximação tecnológica através do associativismo e cooperativismo”.
Segundo Cícero Lucena “a agropecuária paraibana é muito importante, mas, carece ser priorizada com produtos reconhecidos pela Defesa Agropecuária, ter uma política de fomento financeiro através de Empreender Paraíba, Funcep, empréstimo e recursos do tesouro, para garantir o acesso ao mercado aberto e ampliar o mercado oficial, para tanto o Estado da Paraíba precisar organizar a produção via cooperativismo com o propósito de industrializar o produto agropecuário e garantir a necessária fatia de mercado de alimentos”.
O plano indicará o fortalecimento das empresas públicas vinculadas a pesquisa e inovação, bem como, o abastecimento com a revitalização das Ceasas e espaços para a agricultura familiar vender a sua produção, além disso, ampliar a assistência técnica oficial e através de parcerias com o sistema S.
Rômulo Montenegro leva consigo uma experiência como Executivo de grandes empresas do agronegócio, gestor público que realizou e executou um Planejamento Estratégico específico para a agropecuária, tendo com isso fortalecido a Defesa Agropecuária, viabilizado o estudo técnico para produção agrícola e pecuária da área do Canal das Vertentes litorâneas para produção de alimentos através da fruticultura, de energia com fortalecimento do setor sucroenergetico, colocado a Paraíba entre os maiores confinadores de bovinos do Nordeste entre os anos de 2016/2018, retomado as exposições de animais que haviam sido interrompidas por 5 anos, implantado por lei estadual o Plano ABC – Agricultura de Baixo Carbono;
Além disso, o plano direcionará ações voltadas ao aumento de produção dentro da porteira de forma a garantir ao produtor, seja ele de perfil comercial ou familiar a necessária atenção através de assistência técnica e extensão rural, pesquisa e difusão, agroindustrializacao e com comercialização.
O plano será entregue à Justiça Eleitoral no prazo estabelecido, mas, o Pré-candidato Cícero Lucena garantiu que estará discutindo com o setor produtivo comercial e com a agricultura familiar antes de depositar em juízo como plano de governo.
Para Cícero Lucena: “o mundo precisa do Brasil para produzir alimentos e realizar a necessária transição enérgica através de fonte sustentáveis, diminuir a desigualdade social, e isso passa pelo fortalecimento da agropecuária e a Paraíba estará inserida neste contexto”.

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

4