Destaques

Advogados Conservadores de João Pessoa criam grupo para processar quem criticar Bolsonaro e OAB tá de olho neles

26 de fevereiro de 2021

O presidente Jair Bolsonaro fala à imprensa no Palácio da Alvorada

Criada por um grupo de advogados de João Pessoa (PB), há pouco mais de um ano, com o objetivo de “preservar” valores da ligados à família, tradição e propriedade, a Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil (OACB) entrou na mira da Corregedoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na última quarta-feira, 24, após publicar mensagem nas redes sociais em que abre uma espécie de “disque-denúncia” para que internautas reportem a eles quaisquer ofensas ao presidente Jair Bolsonaro, sua família e membros do governo.

“Se você receber ou se deparar com vídeos, fotos, ou qualquer outro tipo de postagem ofensiva ao presidente Jair Bolsonaro, sua família e membros do seu governo, seja por parte de políticos, artistas, professores ou qualquer um do povo, envie o material para o e-mail”, diz uma imagem divulgada pelo grupo. “VAMOS PROCESSAR TODOS”, promete, em letras garrafais.

A solicitação, segundo o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, vai contra a livre manifestação de opiniões, “um dos pilares de qualquer democracia”. A corregedoria vai investigar “possível cometimento de infração disciplinar, além de tentativa de uso indevido do nome da Ordem”.

“Vou encaminhar à Corregedoria do Conselho Federal da OAB pedido de investigação sobre possível cometimento de infração disciplinar, além de tentativa de uso indevido do nome da Ordem. A Constituição Federal garante a livre manifestação de opiniões e esse é um dos pilares de qualquer democracia. Parece, portanto, que tal ‘entidade’ desconhece ou despreza a Constituição”, disse Santa Cruz em nota.

Críticas à OAB e ao STF

A gestão de Santa Cruz à frente da OAB e decisões tomadas pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) são duas das principais bandeiras de críticas dos advogados conservadores.

Pelas redes sociais, o grupo constantemente pede a renúncia de Santa Cruz, sobre quem já afirmou sentir “repulsa” por conta da atual condução da OAB. O presidente da OACB, Geraldo José Barral Lima, já chegou a dizer que um dos objetivo do grupo era criar “ordem na OAB”. Entre as opiniões defendidas por ele, por exemplo, está a de que o vírus SARS-CoV-2 é a “arma mais nova dessas mentes doentias comunistas”.

Silveira e Eustáquio

Na última semana, o grupo saiu em defesa do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF, após divulgar vídeo com ameaças aos membros da Corte e apologia ao Ato Institucional n. 5 (AI-5).

Segundo nota oficial dos advogados conservadores sobre o caso, “a sociedade brasileira perdeu a crença no seu Judiciário por conta desses 11 indivíduos que teimam em ‘governar’ o País”.

Em dezembro do ano passado, o grupo também saiu em defesa de outro bolsonarista: o blogueiro Oswaldo Eustáquio. Como Silveira, om blogueiro também foi preso por ordem de Moraes – ele figura entre os investigados do inquérito, no STF, que apura os atos antidemocráticos.

À época, o grupo afirmou que Eustáquio estava sofrendo “perseguição por ativismo judicial político do STF”. No último 26 de janeiro, Moraes ordenou a saída do blogueiro bolsonarista da prisão, usando tornozeleira eletrônica.

Pelas redes sociais, o grupo que tem pouco mais de 5.700 seguidores no Twitter, dividiu a opinião de parlamentares. O deputado Otoni de Paula (PSC-RJ) parabenizou a ação do grupo. “Parabéns a Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil que comunicou que irá processar ‘políticos, artistas, professores ou qualquer um do povo’ que postarem algo ofensivo à honra do presidente Jair Bolsonaro. Não se trata de críticas, trata-se de ofensas à honra do presidente”, disse.

A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), ex-aliada e agora crítica a Bolsonaro, afirmou que o pedido da OACB visa criar uma “central de intimidação”.”É uma afronta à liberdade de expressão. Esses ditos ‘advogados conservadores’ são inimigos da Constituição e das liberdades individuais. Claramente querem criar uma central de intimidação para tentar blindar o seu ‘mito’ contra críticas na rede”, disse ao Estadão. A parlamentar ainda defendeu que a OAB investigue o grupo.

“Essa patrulha com carteirinha tem que ser investigada pela OAB e esses profissionais precisam decidir se são advogados ou censores”, completou.

Estadão tentou contato com três membros-fundadores da OACB, mas não obteve resposta do grupo

Você pode gostar também

7 Comentários

  • Reply Delfos 26 de fevereiro de 2021 at 17:43

    Como se já não bastasse os
    ” Médicos pela Vida”?

  • Reply José 26 de fevereiro de 2021 at 18:21

    A turma que se dizia contra o “mimimi” é mais sensível do que se imaginava. Se for para processar quem ofendeu presidente e familiares, que tal começar pelo pessoal que andou dizendo cobras e lagartos contra Lula e Dilma? Como naquela passagem bíblica, quem estiver sem pecado que atire a primeira pedra.

  • Reply enrique 26 de fevereiro de 2021 at 18:42

    advoGADOS fascistas

  • Reply CHICO OLIVEIRA 26 de fevereiro de 2021 at 23:26

    CUMA É O NOME DISSO?! OACB?! AGORA LASCOU ! É CADA LOROTA NESSE MUNDO. ISTO SÓ PODE SER ALGO QUE PODERIA SER CLASSIFICADO COMO O CÚMULO DO RIDÍCULO. – Data vênia. Passado o governo Bolsonaro, isso será apenas um troço considerado folclórico, como uma espécie de GESTAPO ADVOCATICIOSA DA HORDA BOLSONARIANA. Nada contra, muito menos a favor. Afinal, nada + nada = 2 NADA. – Coisa de gente muito desocupada, no meio dessa pandemia, num seminário SOBRE A VELHA LEI DE MURICI.
    Porém, como tudo sempre passa. VAI PASSAR.

    PS: – Caro TIÃO. Ainda não tenho certeza, mas me disseram que tem um causídico amigo meu metido nessa joça. Se for mesmo verdade, então tá explicado. É que certa vez esse amigo saiu do TREVO MOTEL pela via de entrada, aprumou o carro no rumo da venta e seguiu reto pela contramão na BR 230, sentido Cabedelo via Mata do Buraquinho. Tudo indica que o nobre causídico – que tem jeitão de NERSON DA CAPETINGA -, ainda não achou o caminho da casa dele e resolveu dar uma parada na confraria dessa tal OACB, só pra se beber um café forte ou até um chá de bússola, com isso reencontrar com o seu próprio juízo. BARBOSÃO É SÓ um NINJA SOCIALISTA GENTE BOA. Kkkkkkk

    • Reply José 27 de fevereiro de 2021 at 17:43

      Um grupo de cabeça de bagre!!!!

  • Reply João Alberto 27 de fevereiro de 2021 at 10:48

    Entre os membros dessa OACB, tem um princesense radicado em João Pessoa. De origem muito pobre, o advogado foi católico, evangélico, ateu, agora não sei mais como anda sua fé. Foi esquerdista, centro e agora extrema-direita. Defende os valores da família, mas, tal qual Bolsonaro, está no terceiro casamento. Certa vez foi preso pela PRF em Bayeux, após ser flagrado dirigindo pela contra mão, totalmente embriagado.
    Esses bolsominions…

  • Reply Fred 27 de fevereiro de 2021 at 11:37

    Isso é um governo ladrão. Só em goma de mascar, o governo gastou R$ 2.203.681, 700 mil quilos de picanha e 80 mil cervejas… E os Bolsonaristas dizem que querem democracia!! Esses bostas vão processar ninguém.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.