Cidade

Cícero Lucena inspeciona instalação de coletores subterrâneos e destaca compromisso com o meio ambiente e fortalecimento do Turismo na Capital

27 de janeiro de 2024

 

A Prefeitura de João Pessoa está inovando na coleta de resíduos sólidos na orla da Capital com a instalação de coletores (lixeiras) subterrâneos, que garantem uma limpeza urbana ecologicamente correta e o descarte de lixo de maneira mais adequada. Neste sábado (27), o prefeito Cícero Lucena inspecionou o avanço dessa tecnologia, com a implantação das primeiras 20 unidades, e disse que esse modelo respeita o cidadão e o meio ambiente, além de reforçar as ações de fortalecimento do turismo.

“Uma medida para que a nossa cidade ocupe verdadeiramente um espaço, um destino que todos querem conhecer, que todos querem morar, que tenha qualidade de vida, respeito ao cidadão, que respeite ao meio ambiente e que tenha compromisso de que essa cidade seja cada vez melhor”, disse o prefeito, que ainda projetou melhorias para os comerciantes que trabalham na orla marítima.

“Dentro dessa estrutura que existe hoje, o ordenamento da orla, serão 20 iguais a essa, com custos para que as barracas e os quiosques possam compreender a importância da gente manter a nossa orla limpa, higienizada, com responsabilidade, porque isso é bom para todos, é bom para quem mora e é ótimo para quem visita”, afirmou o prefeito.

Os novos coletores permitem a separação do resíduo seco do úmido e vão substituir os containers abertos e expostos ao meio ambiente. Na coleta, uma estação se eleva e conecta ao caminhão compactador por meio de uma plataforma de metal, rebaixada a uma altura de 2,20 metros, estando inseridos sobre um bloco de concreto. A população poderá descartar os resíduos normalmente em lixeiras comuns.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, disse que essa operação segue orientação do Ministério Público no tocante ao ordenamento da orla, podendo ampliar ou reduzir a quantidade de coletores que deverão ser instalados. O modelo teve início pelo Cabo Branco e deve se estender até Tambaú. Ele ainda ressaltou o impacto visual e a facilidade para a coleta, permitindo a separação das categorias de lixo.

“Os coletores são invioláveis. Ficam numa plataforma que se eleva, através do sistema hidráulico, conectado ao caminhão compactador, que nós já utilizamos há alguns anos. Nossos colaboradores fazem a retirada, um a um, dos três contentores, cada um com a capacidade de reserva de 1,6 metro cúbico. Reservamos um deles pra lixo reciclável, lixo seco, que está lá identificado na boca do depósito, e dois para o tradicional, que é o úmido, que nós somos acostumados já a observar”, explicou.

Cuidado com a orla – Além dos contentores subterrâneos, a Prefeitura de João Pessoa está cuidando da orla de Cabo Branco por meio de outras ações, com foco na saúde, infraestrutura, turismo e inclusão social.

Confira outras intervenções:

Academia da Saúde – Equipamento que oferece prática de musculação e atividades relacionadas à saúde e o bem-estar de forma gratuita. Já conta com mais de 5 mil praticantes.

Calçadinha – Depois das obras de proteção, a Prefeitura avança com o projeto de convivência, com a implantação de paisagismo, bancos, academias da terceira idade e espaço de contemplação.

Complexo Turístico Esportivo para Inclusão Social – PCD – Teve obras iniciadas este mês para promover inclusão e acolhimento especializado aos turistas. Vai oferecer, para pessoas com alguma deficiência ou mobilidade reduzida, passarela e demais itens de acessibilidade, espaço destinado ao uso de cadeirantes para banho de mar, atendimento especializado para autistas e outras síndromes, além de atividades esportivas adaptadas.

Fotos: Renata Medeiros

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.