opinião

Seu João e o juiz burocrata

4 de setembro de 2023

Por Edson Vidigal

No Brasil real, Seu João, vamos chamá-lo assim, vive da pesca da piaba, um peixe minúsculo, abundante nas águas calmas do Rio Pericumã, vendendo por R$ 3,00, isso mesmo, três reais, o quilo, lá em Pinheiro, na região conhecida como Baixada Maranhense. Num dia de pesca boa, ele ganha 30,00 ou 40,00, dos quais retira seu sustento e de sua família. Um pelo outro, dia bom e dia ruim, não passa de 600,00 sua renda. Na moeda dos economistas, são em torno de U$ 4,00 dólares por dia. Quando as águas baixam, essa conta cai pela metade.

Nem sabe dizer desde quando mora nessa casa, tendo quase certeza que nasceu ali. Nunca foi à escola, nunca aprendeu a ler. Seu mundo é visual e verbal. A catarata prejudica sua visão e ele não mais fala a língua que jurava saber de cor.

Seu João precisou da Justiça, basicamente porque precisa aposentar-se: a pesca ficou perigosa e os braços não conseguem mais empurrar o remo da canoa. Na sua vida, tudo se move à tração humana: a água da cisterna, o bote, o peixe, o candeeiro.

O juiz – de muita pompa – exigiu que ele, para obter a gratuidade judiciária, deveria apresentar o extrato do cartão de crédito e um comprovante de pagamento de luz.
Nunca teve luz elétrica e a luz que o alumia vem do sol e da Lua, que ontem brilhava magnificamente em Pinheiro. Nunca soube o que é crédito, jamais alguém lhe deu algo parecido, tudo que compra é à vista e em dinheiro, muito pouco dinheiro.

O jovem advogado juntou a foto e um verso:
“Como eu não sei rezar,
Só queria mostrar meu olhar, meu olhar, meu olhar…”

O juiz que vive no Brasil formal não compreende a dor de Seu João, nem sabe o que é uma piaba, muito menos sabe o que significa receber 3 reais pelo trabalho.

Seu João resignadamente espera, mesmo sabendo que não há nada a esperar do juiz burocrata.

Na petição, apenas, “serve essa foto?”
“É tudo o que ele tem.”
Termos em que
Pede Deferimento.

O juiz ainda não decidiu.

Você pode gostar também

4 Comentários

  • Reply Sebastião Gerbase 4 de setembro de 2023 at 20:00

    Eu gostaria de ver a resposta do juiz

  • Reply Isaac 5 de setembro de 2023 at 07:55

    O Brasil todo, todinho, está entregue à ditatura da Toga, que é a pior ditadura!!!!!

  • Reply Airton Calado- Campina Grande 5 de setembro de 2023 at 09:11

    Esse é o Brasil dos ricos e super ricos, não tenham dúvidas disto

  • Reply Rui Galdino Filho Galdino 5 de setembro de 2023 at 11:02

    Pena que no Brasil de hoje muitos juízes são teóricos e burocráticos. Trabalham em casa e em seus gabinetes. Não conhecem a verdadeira realidade do povo brasileiro. Gostaria também de ver o despacho desse juiz com relação ao pedido de Sr. João das Piabas.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.