Cidade

Desembargador Fred Coutinho planta árvores e reafirma compromisso do TJPB com o meio ambiente

20 de setembro de 2025

Replantar é um ato de esperança. Cada muda colocada na terra é uma promessa de futuro, um sopro de vida que atravessa o tempo. No Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) essa ideia já foi semeada na mente de todos. E, para reafirmar o compromisso da instituição com o meio ambiente, o desembargador-presidente Fred Coutinho plantou, nesta sexta-feira (19), duas árvores na Praça João Pessoa, Centro da cidade, um ipê e um pau-de-ferro.

“Essa ação significa vida representada através de árvores, que, acima de tudo, são nosso oxigênio. O Tribunal, através do projeto Raízes da Justiça, está investindo na vida. Esse ato simbólico é, também, o resgate da história da própria Praça João Pessoa. E essa plantação representa para nós uma homenagem aos servidores mais antigos, que permanecem vivos”, ressaltou o presidente.

O momento foi, ainda, de homenagens a servidores do Judiciário. Na ocasião, as servidoras Maria Suely Araújo de Oliveira e Antonieta de Araújo Lima foram homenageadas. A primeira tem 40 anos de serviços prestados à Justiça estadual, e a segunda, 48 anos. A ideia foi unir a valorização da memória institucional com a mensagem ecológica da campanha. Elas externaram sentimento de gratidão pela homenagem. “Só agradecer por ter tido esse reconhecimento ainda em vida”, concordaram.

Plantio em toda a Paraíba – Simultaneamente, nas 55 Comarcas espalhadas por todo o Estado, foram também executados plantios de mudas nativas, como gesto de conscientização sobre o desmatamento e a necessidade urgente de ações sustentáveis para garantir o futuro do planeta. A ação é encabeçada pelo Núcleo de Gestão Socioambiental (NGSA).

Silvia Gabinio e Viviane Sousa explicaram os objetivos da proposta. “Nós temos dois planos que regem a política de sustentabilidade do Tribunal. Essa ação está contemplada dentro do plano de descarbonização. A ideia é que todos os impactos dos serviços que são oferecidos no Tribunal, agente compensar com o plantio”, detalhou Viviane.

“O projeto surgiu para valorizar o dia da árvore, 21 de setembro, e o legado dos funcionários. Por isso esse nome. Em cada árvore plantada tem uma placa com o nome do servidor mais antigo daquele local com o QRCode que leva para uma galeria de fotos do servidor, e contando a história dele, marcando o legado”, contou Silvia.

Representações – O ato simbólico contou com a participação de juízes, servidores e representantes do Ministério Público Estadual, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba – e da Prefeitura de João Pessoa.

Anderson Fontes, diretor de Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), informou que para realizar o plantio foi feito um estudo do local. “Nós temos o programa João Pessoa Mais Verde que hoje se une ao Raízes da Justiça para plantar aqui espécies nativas da Mata Atlântica, que na década de 30, 40 foram planejadas para estarem aqui nesta praça”, colocou.

O procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans, elogiou a iniciativa. “Nós temos o projeto Amigos da Natureza, que já tem um trabalho realizado e um legado em todo o estado, dentro dessa temática, com ações em vários municípios, um trabalho que já vem sendo realizado há muito tempo, e que nós pretendemos nos unir ao TJPB para ampliar essas ações”, disse.

Por Nice Almeida

Fotos de Ednaldo Araújo

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

4