Diário da Covid

Diário da Covid – V

2 de março de 2021

A escadinha andou mais dois degraus. Amanheceu ontem com 25, subiu para 30 e hoje chegou aos 32. Falo dos mortos da Covid, dos mortos da Paraíba.

Dos 32 de hoje, 20 morreram nas últimas 24 horas ,sendo 07 deles em hospitais privados, um em residência e os demais em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 4.558 mortes.

Até esta terça, 206 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os 32 óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre residentes dos municípios de Areia (1), Cabedelo (1), Cajazeiras (2), Campina Grande (2), Coremas (1), Desterro (1), Fagundes (1), Itabaiana (1), João Pessoa (14), Monteiro (1), Patos (1), Pedras de Fogo (1), Pombal (1), Santa Cruz (1), São José de Piranhas (1), Serra Branca (1) e Solânea (1). As vítimas são 16 homens e 16 mulheres, com idades entre 29 e 100 anos. Hipertensão foi a comorbidade mais freqüente e seis não tinham comorbidades.

Também chegou a informação de Campina. Tem hospital sem vagas, sem leitos.

Os hospitais públicos e privados de João Pessoa também estão no pique. Fala-se em 80 por cento de ocupação.

Até acordei animado com a notícia da rebelião de governadores e prefeitos. Diziam que iam comprar vacinas por conta própria. O prefeito de João Pessoa até carta de intenção assinou. Mais tarde, porém, veio a ducha de água fria: O presidente Bolsonaro vetou o artigo do decreto que liberava a compra pelos governadores e prefeitos, alegando que essa prerrogativa é do Governo Federal.

Parece brincadeira, mas não é. O presidente agora arroga para si a prerrogativa que até ontem ele delegava aos governadores.

Mas eu lembrei de um fato: O STF decidiu, esta semana, que quando o Governo Federal falhar, os governadores terão permissão para comprar as vacinas.E se há decisão judicial, não tem que se falar em veto de Bolsonaro.

A não ser que esteja todo mundo enrolando, fazendo média, atraindo mídia e na hora da onça beber água, tirando o seu da seringa.

Esta madrugada chega novo carregamento de vacinas na Paraíba. São 54 mil doses. Um nada, uma merreca. Ainda estão vacinando o time dos 82 anos. A fila não anda, os abaixo de 80 estão na maior incerteza. Será que vai dar tempo?

Nós, aqui, continuamos escondidos. Botar o nariz de fora sem máscara, nem pensar. Embora ali fora tenha sempre alguém sem a indumentária ou com ela colocada no lugar errado.

Dizem que o novo corona circula livremente em João Pessoa, com potência 20 vezes superior ao coroca antigo. Entra pelo nariz e antes do primeiro espirro o sujeito já está entubado, emborcado e sem direito a visita.

Enquanto isso, Israel está prestes a erradicar o vírus, Cuba já vai na quarta vacina e nossos vizinhos da América do Sul começam a ver a Covid apenas como uma lembrança ruim.

O que fizemos para receber esse castigo?

Será que pisamos em rastro de corno?

Responde aí, Bolsonaro.

Você pode gostar também

2 Comentários

  • Reply Piters 2 de março de 2021 at 23:00

    Tem muito votante desse Brocha que sumiu, não vai saber responder essa tua pergunta Tião.

  • Reply Delfos 3 de março de 2021 at 06:57

    Depois de um almoço festivo
    saboreando um leitão, preparado
    especialmente pelo deputado
    Fábio Ramalho (MDB-MG), no
    exato dia em que o país teve o
    maior número de mortes – 1.763-
    e de compartilhar a nota do CRM
    do DF contra o lockdown, tú achas
    mesmo, Tião, que o homem vai
    ter tempo de responder alguma
    coisa?

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.