Destaques

Domingueiras do Tião

26 de outubro de 2025

DINHEIRO NOVO

O dinheiro em cédulas está sumindo, a moda agora é o PIX, moeda que não se vê mas que tem valia até para quem pede esmolas nas esquinas. O cartão de débito também  sobrevive, mas os supermercados, por exemplo, estimulam o cliente a pagar com PIX para livrar os comerciantes do tributo.

Dia desses fui interpelado pelo moço de muleta, queria uma ajuda para o remédio. Disse que não usava mais a carteira, ele não se deu por vencido, aceitava PIX, deu até a chave, não tive para onde correr.

Tenho um amigo que insiste em guardar dinheiro, disse que adora vê os tufos no bolso, fazendo monta, acusando riqueza. Mas gastar o dinheiro vivo está se tornando um suplício. Os caixas não podem recusar, mas não têm troco, os patrões também não, o jeito é se sujeitar aos novos métodos e aposentar as cédulas.

Até os caixas do banco se espantam quando alguém chega com um maço de dinheiro para depositar na conta. O rapaz da Caixa Econômica me olhou quando lhe entreguei o valor do depósito e indagou:

-Esse dinheiro vem de onde?

– De um assalto que acabei de praticar ali na lanchonete do Manaíra -, respondi na falta de outra explicação.

Mas eu ainda sonho com a botija que quiseram dar a Antônio Coxinho e ele não quis por puro machismo.

– Antoim Coxim, quer enricar?

– Quero!

– Então vai dar o cu!

– Vai tu, alma fresca!

 

SOCIALITE

De repente ela trocou as festas regadas a kisuco da zona sul de João Pessoa pelos salões incandescentes da orla e dos bairros chiques. A pose chama a atenção pelo exagero de tintas no rosto, pelo penteado armado a laquê e pelo andar macio, em nada parecido com as pisadas que estrondavam no calçamento irregular e chuvoso de antigamente.

A vizinha, que não está gostando nada do que vê, tem uma explicação para a mudança:

– Está gastando o dinheiro da indenização.

 

E TOME CUSCUZ

Faltei ao cuscuz deste sábado, faltarei no próximo, mas estou roendo e assim que puder volto ao aconchego dos amigos do Zé Américo. Neste sábado o cuscuz com bode e arroz de leite foi degustado por Edmilson Lucena, Antônio Belarmino, Tadeu Mendes Florêncio e Marcos Burrego.

 

BIOGRAFIA DE BURITY

Dona Glauce Burity, nossa eterna primeira dama do Estado, convida para o lançamento do livro “Tarcísio Burity – O Intelectual da Política Paraibana”, no dia 04 de dezembro, às 19 horas, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego.

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

1