DINHEIRO NOVO
O dinheiro em cédulas está sumindo, a moda agora é o PIX, moeda que não se vê mas que tem valia até para quem pede esmolas nas esquinas. O cartão de débito também sobrevive, mas os supermercados, por exemplo, estimulam o cliente a pagar com PIX para livrar os comerciantes do tributo.
Dia desses fui interpelado pelo moço de muleta, queria uma ajuda para o remédio. Disse que não usava mais a carteira, ele não se deu por vencido, aceitava PIX, deu até a chave, não tive para onde correr.
Tenho um amigo que insiste em guardar dinheiro, disse que adora vê os tufos no bolso, fazendo monta, acusando riqueza. Mas gastar o dinheiro vivo está se tornando um suplício. Os caixas não podem recusar, mas não têm troco, os patrões também não, o jeito é se sujeitar aos novos métodos e aposentar as cédulas.
Até os caixas do banco se espantam quando alguém chega com um maço de dinheiro para depositar na conta. O rapaz da Caixa Econômica me olhou quando lhe entreguei o valor do depósito e indagou:
-Esse dinheiro vem de onde?
– De um assalto que acabei de praticar ali na lanchonete do Manaíra -, respondi na falta de outra explicação.
Mas eu ainda sonho com a botija que quiseram dar a Antônio Coxinho e ele não quis por puro machismo.
– Antoim Coxim, quer enricar?
– Quero!
– Então vai dar o cu!
– Vai tu, alma fresca!
SOCIALITE
De repente ela trocou as festas regadas a kisuco da zona sul de João Pessoa pelos salões incandescentes da orla e dos bairros chiques. A pose chama a atenção pelo exagero de tintas no rosto, pelo penteado armado a laquê e pelo andar macio, em nada parecido com as pisadas que estrondavam no calçamento irregular e chuvoso de antigamente.
A vizinha, que não está gostando nada do que vê, tem uma explicação para a mudança:
– Está gastando o dinheiro da indenização.
E TOME CUSCUZ
Faltei ao cuscuz deste sábado, faltarei no próximo, mas estou roendo e assim que puder volto ao aconchego dos amigos do Zé Américo. Neste sábado o cuscuz com bode e arroz de leite foi degustado por Edmilson Lucena, Antônio Belarmino, Tadeu Mendes Florêncio e Marcos Burrego.
BIOGRAFIA DE BURITY
Dona Glauce Burity, nossa eterna primeira dama do Estado, convida para o lançamento do livro “Tarcísio Burity – O Intelectual da Política Paraibana”, no dia 04 de dezembro, às 19 horas, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego.




Sem Comentários