O governador João Azevedo transformou em Lei Estadual o projeto de autoria do deputado Felipe Leitão, que institui a Semana de Valorização das Cidades do Entorno da Capital do Estado da Paraíba. A nova Lei 14.172, de 11 de dezembro de 2025, institui que a Semana seja realizada, anualmente, com início no dia 15 de setembro.
A Semana de que trata a nova Lei passa a integrar o Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado da Paraíba.
O objetivo da “Semana Estadual de Valorização das Cidades do Entorno da Capital Paraibana” é discutir, elaborar e propor diretrizes e estratégias de atuação que auxiliem o Poder Público na concretização de políticas públicas com foco na garantia do desenvolvimento destes municípios.
O deputado Felipe Leitão, atualmente vice-presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba, ao agradecer ao governador João Azevedo por ter sancionado a Lei de sua autoria, esclareceu que “durante a Semana Estadual de Valorização das cidades do Entorno da Capital, poderão ser promovidas palestras, debates, audiências públicas, eventos culturais e desportivos”.
De acordo com o deputado Felipe Leitão, esta sua ideia tem por objetivo especial “evidenciar a importância dos municípios que compõem o Entorno; propor políticas públicas de incentivo ao crescimento econômico do Entorno; incentivar e valorizar o empreendedorismo na região; debater as desigualdades regionais: discutir soluções para os problemas comuns relacionados aos serviços públicos, tais como, saúde, educação, segurança pública, transporte e infraestrutuira”.
Assegura o parlamentar que “a alta atração de pessoas para a Capital, o resultado é uma falta de controle do Entorno, que não tem recursos nem meios para arcar, por exemplo com os problemas de segurança gerados na Região.
Felipe Leitão, vai mais além, ao assegurar que “é necessário debater políticas públicas voltadas a essa macrorregião que é o entorno da Capital, em razão de suas particularidades e problemas comuns. Bem como é necessário unificar ações e fortalecer laços.
Felipe Leitão, finaliza, “afirmando que a sua Lei tem a finalidade especial de buscar integrar ideias e fomentar ações, somando forças e vínculos entre as cidades que compõem o entorno, objetivando o progresso e desenvolvimento da região”




Sem Comentários