Destaques

João Pessoa é escolhida para sediar lançamento de cachaça com toque de maconha

22 de outubro de 2024

A cachaça já é maivada somente sendo ela mesma, imagine misturada com maconha. O que vai aparecer de nêgo bêbo e doidão não está no gibi. Mas que ela existe, existe e o Jornal A União foi o grande descobridor da novidade. Uma cachaça com toque de maconha é a grande atração de um festival de cachaça que está acontecendo em João Pessoa. E a matéria vai transcrita abaixo, com todos os detalhes:

Cachaça com toque de maconha será lançada em João Pessoa

por Samantha Pimental*

Lançamento da marca será no Festival Brasil Cachaças | Foto: Arquivo Cachaça Social Club

De 23 a 26 de outubro, João Pessoa sedia o festival Brasil Cachaças, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, reunindo mais de 260 rótulos da bebida e articulando produtores de todo o país. Durante o evento, será lançada uma cachaça com toque de maconha, a Cachaça Hemp, produzida em Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. O produto é a primeira aguardente brasileira produzida com a planta e busca fomentar um chamamento para o debate sobre o canabidiol, o uso responsável e os benefícios da cannabis em diferentes segmentos.

A Cachaça Hemp é produzida com terpenos da maconha, que são as substâncias responsáveis pelo aroma, além de trazer a cor verde, remetendo à cannabis, mas não contém CDB ou THC, responsáveis pelos efeitos alucinógenos. A ideia é trazer uma referência olfativa e sensorial com terpênicos idênticos ao natural da cannabis, e segundo o produtor da cachaça, Odirlei Carlos Henrique Caetano, mais conhecido como Leley, a proposta surgiu a partir do empresário Carlos Lyra, que lidera o Cachaça Social Club, Casa da Cultura da Cachaça no Rio de Janeiro. “Ele é um entusiasta do canabidiol e pediu para nós, da Cachaça Barra Velha, produzirmos essa cachaça. E nós estamos produzindo ela, e vamos lançar aí, em João Pessoa”, afirmou.

Ele ressalta que a bebida não possui propriedades alucinógenas: “Ela só tem os terpenos, que são os aromas da planta verde, e é muito refrescante, muito legal, tem a cor verde… É curioso, as pessoas querem conhecer e a aceitação tem sido muito boa”, destacou. A cachaça já foi lançada em estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná, e chega agora ao Nordeste. Com registro do Ministério da Agricultura, o produto, por não conter as propriedades alucinógenas da planta, não teve problemas em sua regulamentação, é o que informa ainda o produtor Leley, que diz que ela está alinhada com a legislação brasileira, garantindo segurança e qualidade para os consumidores.

A escolha do lançamento durante o Brasil Cachaças foi feita pela visibilidade do evento, que reúne produtores de todo o país. Quanto à comercialização, Leley fala que o festival que acontece em João Pessoa é uma oportunidade para divulgar a Cachaça Hemp: “Estamos indo com esse intuito também, de buscar representantes aí na região. Nós já temos no Acre, já temos no Rio Grande do Norte, distribuidores que estão trabalhando com ela, e queremos receber as pessoas em nosso estande aí e falar sobre a cachaça. Queremos divulgar para quem mais quiser ser representante na Paraíba ou em outras regiões adjacentes”, destacou.

A Cachaça Hemp está sendo comercializada em garrafas de 500 ml com 42% de teor alcoólico, ao preço de cerca de R$ 100. Internacionalmente, a maioria das bebidas feitas com cannabis tem origem em lugares como Estados Unidos, Uruguai e Canadá. No Brasil, os debates acerca do uso da cannabis para fins medicinais  e o próprio uso de produtos à base de canabidiol, vem se fortalecendo nos últimos anos, e a partir disso, pesquisas quanto ao uso da planta em outros setores, como o de alimentos e cosméticos, também vem crescendo no país.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de outubro de 2024.

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

4