Sem categoria

Moro senta hoje no banco dos réus

24 de abril de 2018

Moro pediu “escusas” ao STF depois de divulgar conteúdo do grampo telefônico

Dois anos depois de apresentada a denúncia, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) começa a julgar nesta terça-feira (24) o processo interno que apura eventual cometimento de crimes contra a Constituição por parte do juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba (PR). O caso em questão remete aos últimos instantes do governo Dilma Rousseff, quando o impeachment avançava e a petista, em estratégia política, indicou o ex-presidente Lula para a Casa Civil. Às vésperas da posse, Moro tornou públicos, em 16 de março de 2016, áudios do diálogo ao telefone em que Lula e Dilma conversam sobre o documento de nomeação.

A divulgação, por envolver a Presidência da República, é considerada ilegal e mereceu reprimenda do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, morto janeiro de 2017, a Sérgio Moro, que pediu “escusas” ao STF alegando procurado “dar publicidade ao processo e especialmente a condutas relevantes do ponto de vista jurídico e criminal do investigado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva” – naquela ocasião, Dilma foi acusada de blindar Lula como foro privilegiado, de forma a evitar sua prisão. Mas a própria gravação de parte dos áudios foi operada irregularmente, uma vez que a Polícia Federal executou a interceptação telefônica depois de ordem de Moro para interromper grampos.

<Para a Liderança do PT na Câmara, que apresentou a denúncia ao CNJ, Sérgio Moro cometeu crimes ao violar o sigilo telefônico de uma presidente da República. Para  o líder do partido, deputado Paulo Pimenta (RS), há blindagem do CNJ ao juiz da Lava Jato. Na denúncia, Moro é acusado pelos crimes de “interceptação telefônica da Presidente da República, de Ministros de Estado e de Senador da República, competência exclusiva do Supremo Tribunal Federal”; por “tornar público o conteúdo dessas gravações sem autorização judicial e com objetivos não autorizados em lei”; e por violar o sigilo profissional na comunicação profissional entre advogados e clientes, previstas pelos parágrafos 6º e 7º do art. 7º da Lei 8.906/94″.

A denúncia é assinada também pelos deputados Wadih Damous (PT-RJ), Afonso Florence (PT_BA), Henrique Fontana (PT- RS), Paulo Teixeira (PT-SP), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Rubens Pereira Júnior (PCdoB- MA). O texto da acusação também menciona, entre outras questões, o fato de que Moro determinou o grampo telefônico no escritório que defende Lula, o que violaria a lei referente ao sigilo advocatício.

Segundo Paulo Pimenta, Moro tem sido protegido pelos colegas de toga no CNJ, a quem acusa de corporativismo, e por isso ainda não foi julgado. A blindagem estaria no fato de que, ao julgar Moro, o Conselho o terá declarado criminoso. “Se não declarar Sérgio Moro criminoso, o CNJ estará dizendo que qualquer juiz de primeira instância poderá grampear o Presidente da República, ministros do STF, do STJ [Superior Tribunal de Justiça]. Por isso, a ministra Cármen Lúcia tem tirado esse assunto da pauta e impedido o CNJ de fazer esse julgamento”, declara o deputado, referindo-se à presidente do STF.

Ainda segundo Paulo Pimenta, a divulgação dos áudios à Rede Globo, “horas após o anúncio oficial do nome de Lula como chefe do gabinete da Casa Civil”, violou o artigo 102 da Constituição e a Lei nº 9.296/96, que regulamenta dispositivo constitucional referente a interceptação de comunicações telefônicas. “Trata-se de um fora da lei, alguém que tem certeza da impunidade”, acrescenta o petista, lembrando que Moro tem se posicionado publicamente sobre o assunto sem se dizer arrependido pela ações descritas na denúncia.

Você pode gostar também

12 Comentários

  • Reply Alexandre 24 de abril de 2018 at 09:06

    Era pra todo brasileiro de bem, honesto e trabalhador agradecer de existir uma figura competente e corajosa como o digníssimo juiz Sergio Moro. Pelo que li acima somente essa cambada de vagabundos desonestos do PT e do PCdoB reclamam dos atos e da conduta ilibada deste grande brasileiro. Mas a hora destes vermes está chegando, as eleições estão batendo já na porta. Nenhum dessa quadrilha será reeleito. É só aguardar!!!!!!!

    • Reply Cíntia 24 de abril de 2018 at 15:50

      Tomara q essa justiça faça com vc o q fez com Dilma, só assim vc vai entender q qq candidato a herói tem q ser justo e imparcial, pra ser levado a sério.

  • Reply osorio 24 de abril de 2018 at 10:40

    Sergio moro.você tem que jugar é brigar de galo .eleitor aécio não foi julgado nei condenado mais virou réu para que o processo seja arquivado.tenho vergonha de você .moro. volta para o estado usa. e estudar direito

  • Reply Paulinho A 24 de abril de 2018 at 11:48

    Assino em baixo tudo o que o Alexandre disse.

  • Reply Cláudia 24 de abril de 2018 at 12:16

    Falam de bandidos, mas defendem bandidos, o cara arasa com as leis, desrespeita presidente da República é não é considerado bandido, ilibado, que recebe auxílio moradia tendo casa própria. Me faz rir

  • Reply Joaquim 24 de abril de 2018 at 13:18

    Não entendo os defensores do Moro. Ora, se estão falando que ele está condenando o Lula porque cometeu atos ilícitos, como estão aceitando o crime praticado pelo Moro? Esse aí Sim, jamais deveria cometer tias atos, pois ele é um eximel conhecedor das leis, por tanto, acho que não é bem justificável vc querer desrespeitar a constituição para provar a ilicitude de um réu…acontinuar essa tese, sempre vai ficar a dúvida na mente das pessoas: comentendo crime se combate o crime?? Nesse sentindo, podemos confirmar que, criminoso está julgando criminoso?? Será que isso vai fazer com que nós cheguemos ao país moralista que tanto cobramos?? Não entendo esses pontos de vista de alguns. Devemos ter muito cuidando com essa maneira distorcida de querermos fazer justiça a todo custo, apenas no afã de alguns pontos cegos que o nosso país vem passando.

  • Reply BELINHA 24 de abril de 2018 at 16:57

    EU NÃO SEI, MAS TEM ALGUMA COISA ERRADA COM ESSE CARA!EU ACHO! E QUE A LAVA JATO TRABALHA COM UMA FERRAMENTA CHAMADA CHANTAGEM! INCLUSIVE CHANTAGEANDO, MEMBROS DO PRÓPRIO STF!EU OUVIR FALAR !

  • Reply Mercia de Fatima 24 de abril de 2018 at 17:21

    Acho que para que haja segurança juridica as leis e em especial a nossa lei maior deva ser respeitada , não só por quem anda de chinelos, mas ainda mais por quer lida com elas, se somos iguais perante a lei que ela valha indo e voltando, sem exceção alguma.

  • Reply Candieiro 24 de abril de 2018 at 17:28

    Dentre os membros da “cambada do PT e do PCdoB ” se encontrava o falecido ministro do STF Teori Zavascki?
    O mais interessante é que essa é apenas uma das denúncias contra o juiz de Curitiba. Por wnquanto, ele
    tem se livrado por conta da blindagem da presidente do CNJ. Quero ver a partir de setembro….
    E o que acontecerá caso as denúncia do Tacla Duran sejam realmente apuradas à sério, e verdadeiras?
    Será que tais pessoas não assistiram a sessão do STF na qual o ministro Gilmar Mendes lfez sérias
    acusações ao Moro? Ou será que o Gilmar Mendes também é do PT ou PCdoB?
    Só quem não entende nada de lei, ou a interpreta de forma torpe e vil, defende alguém como o Moro.
    Serão tais pessoas que irão resgatá-lo da lata de lixo da História?
    São os falsos moralistas! São aquele tipo de gente que diz condenar o estrupo, mas que apoia alguém
    que é réu por apologia ao estrupo?

  • Reply Sandro 24 de abril de 2018 at 17:48

    Esse é juiz fora lei que, em troca de propina, atuou para engavetar o escândalo do BANESTADO, vendeu benefícios das delações, blindou políticos do PSDB e vazou/ vendeu informações de sigilo processual aos meios de comunicação, que tem salário 2x acima do teto constitucional e que recebe, indevidamente auxílio moradia.

  • Reply Luma 24 de abril de 2018 at 19:00

    Parabéns Ilmo juiz Sérgio Moro, o Brasil te agradece, o seu através do sr podemos ficar ciente de toda podridão desse desgoverno corrupto que conseguiu destruir o nosso maior patrimônio a Petrobras levando-a a falência ,deixando uma dívida interna impagável de 4 trilhões, a farra foi grande com o nosso dinheiro.

  • Reply Candieiro 25 de abril de 2018 at 10:35

    Alguém precisa, urgentemente, buscar outros meios de informação fora a mídia golpista. A Petrobrás está sendo fatiada e vendida
    à preço de banana, e vem alguém dar os parabéns? A dívida pública atingindo cifras imagináveis no governo Golpista do Temer,
    e vem dar os parabéns? É a desinformação passada pela Globo e outras empresas de comunicação que estão afundando o Brasil.
    E os “patinhos e patinhas” ainda continuam acreditando no JN e similares? Acordem, “patriotas”!

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Blog do tião