Interessante a foto que ilustrou o Fundo do Baú de hoje. O leitor que a enviou lembrava uma passagem da vida de Cristo, em que ele curou 9 cegos e apenas um voltou para agradecer.
E eu perguntava: Quem voltou?
Antes de adentrar no mérito da fotografia, recordo que ela registrou o Fico de Ricardo Coutinho para possibilitar a eleição de João Azevedo. João temia que Ricardo, saindo, inviabilizasse a sua eleição. Ricardo tinha uma cadeira no Senado garantida, mas sacrificou a vitória em nome da vitória do seu antigo auxiliar. Ele o chamava de “o jovem de Cruz das Armas que se tornará governador”.
Naquele tempo a multidão de amigos de Ricardo era desse tamanho, enchia as lentes das câmeras fotográficas.
E se perguntarem quantos daí voltaram ao seu abraço de amigo, digo que eu não voltei. E não voltei porque nunca fui embora.
Não cuspo no prato que me alimentou, isso é defeito de nascença, herdei do meu velho pai. Seu Miguel, certa vez ao ouvir do filho rebelde que não votaria mais em Antônio Nominando Diniz, pegou ar e desabafou: “Quem ficar contra compadre Antônio fica contra mim”.
Eu sei o que sofri na pele quando começou o pula pula do barco de Ricardo. Fui intimado, enquadrado, chamado a terreiro e quando não havia mais jeito que desse jeito, levei um pé na bunda. A bunda saiu ardendo, a dignidade, entretanto, foi preservada.
E este é o único bem que vou deixar de herança para os meus filhos e netos.
Sem Comentários