Memórias

PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS. Quem foi Drault Ernanny?

28 de novembro de 2025

 

Sérgio Botelho

Entre as minhas lembranças de infância e primeira juventude, no campo político paraibano, vive a figura de Drault Ernanny, um político bastante saliente nas décadas de 1950 e 1960.
Um acontecimento nesta quinta-feira, 27, de repercussão nacional, me fez topar outra vez com sua existência, por força de pesquisa sobre o assunto em pauta, envolvendo a Refinaria de Manguinhos, no Rio de Janeiro.
Drault tem tudo a ver com as origens da referida companhia, na então capital federal, criada por ele lá pelas décadas de 1940 e 1950, inicialmente com o nome de Refinaria do Distrito Federal, depois rebatizada como de Manguinhos.
A empresa começou a operar sob o impacto da campanha nacionalista “O petróleo é nosso”. Na época, tinha capacidade para refinar 10 mil barris diários, atendendo boa parte do consumo de combustíveis do Rio.
O projeto enfrentou resistência das grandes multinacionais do setor, as chamadas “sete irmãs”, que dominavam a venda de derivados de petróleo no Brasil. Houve pressão sobre o fornecimento da matéria prima para Manguinhos, que ele driblou.
Drault Ernanny nasceu no ano de 1905, em São José dos Cordeiros, no Cariri. De família pobre, trabalhou com gado, vendeu terços e rosários (alguns mais caros, porque “bentos”) e, ainda jovem, migrou para o Rio, onde findou Médico.
O casamento com Myrian Chagas, mineira, de família rica e tradicional ligada ao café, educada na Suíça e fluente em francês e alemão, lhe possibilitou apoio financeiro decisivo para a fundação do Banco do Distrito Federal, o começo da glória financeira.
Drault Ernanny de Melo e Silva foi Senador da República, entre 1952 e 1954, e deputado federal por duas legislaturas pelo PSD da Paraíba, entre 1955 e 1963, com participação política ativa emmeio aos governos paraibanos de José Américo, de Flávio Ribeiro e de Pedro Gondim.
No campo da escrita, publicou o livro de memórias “Meninos, eu vi… e agora posso contar”, pela Editora Record, em 1988. Morreu no Rio de Janeiro, em 20 de março de 2002, com quase 97 anos.
https://www.instagram.com/p/DRmAc3sjjdt/?igsh=bmpicHNuZDF3aGU5

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

4