Destaques

Porque hoje é sábado

17 de maio de 2025

1 – João Pessoa alagou literalmente, ruas foram transformadas em açudes, riachos se formaram nas vias públicas, carros ficaram inundados. E olhem que a chuva daqui não foi nem a metade da que caiu no Recife. Fico a imaginar como ficaremos com um toró de maiores proporções.

 

2 – O danado é que entra ano, sai ano, entra prefeito, sai prefeito e a cantiga da perua é sempre a mesma. Claro, o mérito não é só nosso, a cena de repete pelo Brasil afora, da Paraíba ao Tocantins, de Cabedelo a Cachoeira dos Índios.

 

3 – Particularmente eu gosto de chuva, sou do sertão, terra que depende do aguaceiro para sobreviver. Mas por aqui não se planta nada e a água que cai fora de hora provoca os transtornos comuns à cidade grande. E não é nada bom acordar no meio da noite com a água invadindo a casa.

 

4 – O papa dá conselhos sobre o casamento, orienta que só dá certo homem com mulher, nada de bombril com bombril ou lutar de espadinha, mas ele próprio não casa, fica solteiro, morre solteiro, não puxa a cobra para os pés.

 

5 – E aquela música já dizia: “Se casamento fosse bom/ não precisava testemunha…”. Se bem que casei e me dei bem. Casaria de novo. Mas nem todo mundo tem a mesma sorte.

 

6 – Sessenta reais uma mão de milho na Ceasa, ou seja, no local onde o feirante compra para revender na feira – livre. Isso significa um preço maior para o consumidor.

 

7 – Prefiro o fubá com o qual se faz cuscuz. Além do cuscuz, dá pra fazer angu e canjica. Não fica aquela Brastemp mas quebra o galho. E misturado a um caldo de carne de bode ou de mocotó ou de galinha, então…

 

8 – O avião sobrevoou João Pessoa e foi obrigado a descer no Recife, onde o mal tempo era pior do que aqui. Trocando em miúdos, o aeroporto do Recife não alaga por qualquer besteira.

 

9 – Esse negócio de enricar do dia para a noite é sempre um mistério. O sujeito não acerta as seis dezenas da mega, mas de repente passa a morar em condomínio de luxo, andar de carro chique, pilotar lanchas e frequentar restaurantes caros. É muito mistério junto.

 

10 – A coluna do Tião é o café da manhã, o lanche, o almoço, o jantar e tira-gosto de Vavá da Luz, de Fábio Mozart, de Clilson Júnior, de Manoelito Freite, de Durval Lira e de Edmundo dos Santos Costa.

 

11 – E agora lá se vão meus abraços sabadais para Edmilson Soares, Sebastião Gerbasi, Tadeu Florencio, Edmilson e Miguel Lucena, Chico Pinto, Chico Ferreira, Diego Lima, Herbert Fitipaldi, Mário Gomes Filho, Ricardo Coutinho, Gilberto Carneiro, Ramalho Leite, Marcos Ramalho, Ricardo Ramalho, Marcos Burrego, Gaudêncio Cabral, Alexandre Maia, Geordie Tampa de Furico Filho, Fred Menezes, Cícero Lima, Cardivando de Oliveira, Antônio Malvino, Eilzo Matos, Odon Bezerra, Valdemir Azevedo e Zeca Ricardo Porto.

 

12 – O amigo e confrade Vavá da Luz, tomado de profunda dúvida, vive a indagar pelas terras do Ingá:


Reside numa forquilha
um bicho preto papudo
mas meu amigo eu só penso
que esse bicho tem magia
é feito sem simetria
tem boca vertical
no meio tem um sinal
é um pouco saliente
tem catinga permanente
e o tamanho é natural

Um tatu sei que não é
pois o bicho é cabeludo
se come com pelo e tudo
se quiser pode raspar
pode se comer em pé
se quiser pode chupar
é sargado sem ter sar
não é peixe nem verdura
e se conserva numa artura
de qualquer um alcançar

É como lesma visguenta
tem cheiro de bacalhau
se alimenta de mingau
engorda e fica sebento
abrigado do relento
vive sempre resfriado
ele sendo bem lavado
fede menos, mas não cheira
faz a barba e tem coceira
e dá prejuízo a barbado

Hospeda e não dá dormida
comeu, vá se retirando
entra enxuto e sai pingando
quem nele encontra guarida

não hospeda de casal

o da frente pode entrar

quem vem atrás que se amole
comida dura ele engole
mole não quer aceitá
-Quem será ?

Você pode gostar também

4 Comentários

  • Reply Geovani 17 de maio de 2025 at 06:31

    Até que enfim uma autoridade para expressar o sentimento das famílias corretas e honestas, homem deve casar com mulher e mulher deve casar com homem.
    E ponto final.

  • Reply Zé Bedeu 17 de maio de 2025 at 07:20

    Disse tudo

  • Reply Edmundo dos Santos Costa 17 de maio de 2025 at 07:38

    NÃO LEMBRO O “PROPRIETÁRIO” MAS A “CANTIGA”, SIM! É A SEGUINTE:

    A CAIXA DE FZER MENINO
    É UMA CAIXA DE SEGREDO.
    DO UMBIGO PARA BAIXO, UM PALMO,
    DO SUBILATÓRIO PARA CIMA, TRÊS DEDOS.
    QUM NUNCA FOI TEM VONTADE
    E QUEM JÁ FOI PERDEU O MEDO.

  • Reply Honorilton Aires 18 de maio de 2025 at 12:16

    O Papa não pode ser dono ou subjugador de priquitos e nem de paus de ninguém !

  • Deixar uma resposta

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    2