Destaques

Vital do Rego diz em evento no Correio Braziliense que perdeu o pai com câncer de próstata por conta do tabu que ele tinha de ficar impotente

7 de novembro de 2025

Médico por formação, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho, fez um alerta hoje (06) para o cuidado com a saúde masculina, durante evento promovido pelo jornal Correio Braziliense. Ele destacou que 90% dos cânceres de próstata são tratáveis.

O CB Debate “Novembro azul, a saúde do homem em foco”, aconteceu na tarde desta quinta-feira (6/11), no auditório do Correio Braziliense.

Sobre o câncer de próstata, Vital avaliou ser “o que chamamos na medicina como câncer manso porque demora pelo menos 10 anos para acontecer metástase”. E informou que o exame de prevenção que dura dois minutos, oferta ao paciente décadas de vida.

Vital do Rêgo compartilhou também um pouco da sua própria história de vida. Em 2010, o presidente perdeu o pai, que faleceu vítima de um câncer de próstata.

– “Meu pai pensava que ao tirar a próstata, ele ficaria impotente. Perdeu a vida por tabu, desinformação, medo e falta de coragem de enfrentar algo que pode ser muito bem tratado”, relembrou.

Com destaque para o novembro azul, mês da conscientização para o cuidado com a saúde masculina, o presidente alertou para a importância da realização do exame Antígeno Prostático Específico (PSA).

– “O Novembro Azul é mais do que uma campanha, é um chamado. Um chamado aos homens, acima de 45 anos que têm que se cuidar. É um chamado à vida”, frisou. “Saiam daqui e alertem seus pais, tios e avôs para fazerem o PSA”, sugeriu.

Para finalizar, o presidente do TCU elogiou a realização do debate. “O Correio Brasiliense, além do seu compromisso jornalístico, ele tem um compromisso ético e social muito grande”, disse.

Fonte : A Palavra de Marcos Maivado Marinho

 

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

3