Sem categoria

Xeque-Mate: Polícia Federal prende prefeito, vice, presidente da Câmara e mais 11 pessoas acusadas de roubar a Prefeitura de Cabedelo

3 de abril de 2018

A Polícia Federal, em ação conjunta com o MPPB (GAECO), deflagrou nessa manhã (3) a operação Xeque-Mate com objetivo de desarticular esquema de corrupção na administração pública de Cabedelo/PB, no âmbito dos poderes executivo e legislativo municipal.

Participam da operação cerca de 200 policiais federais. Serão cumpridos 11 mandados de prisão preventivas, 15 sequestros de imóveis e 36 de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. Além dos mandados, a justiça decretou o afastamento cautelar do cargo de 85 servidores públicos, entre eles o prefeito Leto Viana e o vice-prefeito de Cabedelo Flávio Oliveira , e o presidente da Câmara Municipal.

Leia Também:   ESTADO DE EXCEÇÃO: dono de bar é preso porque fez homenagem a Marielle

Durante as investigações, ficou comprovado a participação das principais autoridades públicas do município que se beneficiavam do esquema de diversas formas, tendo registrado aumento patrimonial espantoso, muito acima do condizente com sua renda. Somente na aquisição de imóveis nos últimos cinco anos, verificou-se que um agente político envolvido movimentou mais de 10 milhões de reais à margem do sistema financeiro oficial.

Em um dos esquemas, foram detectados funcionários fantasmas da prefeitura e da câmara municipal que recebiam salários de até R$20.000 e entregavam a maior parte para as autoridades locais, ficando de fato com valores residuais.

Foram constatadas ainda doações fraudulentas de imóveis do patrimônio público municipal, bem localizados e de alto valor, para empresários locais sem que houvesse critérios objetivos para a escolha do beneficiado.

Os envolvidos responderão por formação de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e fraude licitatória. O prefeito responderá ainda por crime de responsabilidade de prefeito. O MPPB e a PF disponibilizam o endereço eletrônico http://xequemate.mppb.mp.br para denúncias relativas à investigação.

Haverá coletiva de imprensa às 10h30 na Superintendência Regional da Polícia Federal

Superintendência da Polícia Federal na Paraíba
(83) 99184-9632 / 3269-9302

Fonte: pf

Créditos: pf

Você pode gostar também

7 Comentários

  • Reply JOSÉ CAMPOS DE MENÊSES 3 de abril de 2018 at 07:36

    RAPAZ. A POLICIA FEDERAL EM TODO BRASIL TEM QUE INVESTIGAR TODA E QUALQUER OBRA DA MENOR A. MAIS VULTOSA E, TAMBÉM QUALQUER SUSPEITA DE ENRIQUECIMENTO FORA DOS PADRÕES. PODE INVESTIGAR QUE COM CERTEZA IRÁ ENCONTRAR DESVIOS DE 70% DA VERBA LICITATÓRIA COM CERTEZA.

  • Reply Evandro Oliveira 3 de abril de 2018 at 08:43

    A polícia prende e a justiça solta. Só enxugando gelo.

  • Reply Arthur 3 de abril de 2018 at 12:22

    Engraçado que um mobte de jornalista babão desse gestão de Leto e Roberto santiago não abre a boca pra falar grosso dessa roubalheira!! Só passam as noticias feito o jornal nacional!.

  • Reply H. Romeu Pinto 3 de abril de 2018 at 13:40

    Se escavarem vão encontrar muito mais: teve a história da sabotagem do Shopping Intermares com a compra de vereadores e fiscais, os servidores comissionados que pagam 90% do salario para um laranja do grupo e só ficam com 10%…denunciem pessoal, vamos botar esse povo na cadeia! Mas não é só Cabedelo não, em Santa Rita e Bayeux acontece a mesma coisa, e vc vai reeleger esses caras na proxima eleição!

  • Reply Fred 3 de abril de 2018 at 15:00

    E a turma que apoia esse prefeito chega enche boca pra falar de Lula!! Agora a gente vê quem é a verdadeira quadrilha!!

  • Reply Fred 3 de abril de 2018 at 15:07

    A paraíba tá fazendo coleção. Primeiro foi o prefeito de Alhandra, depois o de Bayeux, depois a prefeita do Conde, e agora o de Cabedelo. Quer apostar quanto Tião que todos eles irão conseguir uma liminar, se candidatar e se eleger com o dobro de votos? Quanto mais ladrão mais fã fica o povão.

  • Reply Candieiro 3 de abril de 2018 at 15:46

    Será que vai ter brinde com champagne tal qual como fizeram quando a Dilma sofreu o Golpe?

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.