Sem categoria

Quatro Estados do Nordeste no ranking dos mais violentos do país. Paraíba ficou fora

22 de março de 2018

Dos 5 estados mais violentos do Brasil, 4 fazem parte da região Nordeste. É o que aponta levantamento do Monitor da Violência de 2017, repercutido nesta quinta-feira (22) pelo portal G1. Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas se somam ao Acre na lista dos estados com maior número de mortes violentas. Da região que compreende o Ceará até Alagoas [ver infográfico abaixo], apenas a Paraíba não aparece no ranking negativo.

Segundo o levantamento, o Rio Grande do Norte é o estado mais violento do Brasil, com 64 mortes a cada 100 mil habitantes; seguido por Acre (63,9); Pernambuco (57,3); Ceará (56,9) e Alagoas (52,6). O Ceará foi, também, o estado que teve o maior crescimento de mortes tanto em número absoluto (1.677 mortes a mais em um ano) como percentualmente (48,5%). A Paraíba, com 31,2 homicídios por 100 mil habitantes, ficou atrás apenas de Piauí (20,2) e Maranhão (27,8) no ranking regional.

Sobre o estudo

O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Jornalistas do G1 espalhados pelo país solicitaram os dados via Lei de Acesso à Informação seguindo o padrão metodológico utilizado pelo fórum no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado normalmente no fim do ano.

A pesquisa completa pode ser acessada aqui

De região que compreende Ceará a Alagoas, PB é único estado fora do top 5 de homicídios no Brasil

Você pode gostar também

3 Comentários

  • Reply FISCAL 22 de março de 2018 at 15:03

    A TV Canjiquinha fez reportagem especial querendo que os telespectadores acreditem que a Paraíba é a Primeira colocada no ranking da violência no Brasil!!!

  • Reply Candieiro 22 de março de 2018 at 18:34

    Estranho foi ler no G1-PB uma manchete enorme mostrando o número de homicidios já ocorridos em 2918 na PB, e deixando passar
    batido o que noticiou o próprio Portal G1. É assim que um veículo de comunicação compromete a sua credibilidade. Só faltou mesmo
    uma entrevista com o CCL negando os dados apresentados pela pesquisa.

  • Reply Roberto fasnei 12 de junho de 2018 at 19:50

    RN mais violento ? Acho que estão enganados, Ceará e Alagoas são muito mais violentos.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.