Sem categoria

A ‘ESCARRADA’ DE NÊUMANE PINTO

31 de outubro de 2018

MARCOS MAIVADO MARINHO

Em causticante seca, 13 anos atrás, quando o Nordeste em geral e Campina Grande em particular se amedrontavam diante da iminência de um colapso hídrico sem precedentes, a brilhante conterrânea Elba Ramalho, já saciada na sede e no cofre, abriu o bico na Bahia de Antonio Carlos Magalhães – moradora que ainda o é da praia do Trancoso – para defenestrar o projeto de transposição de águas do rio São Francisco.

Elba se disse contra as águas do Velho Chico virem matar a sede do povo nordestino, como se não fosse ela uma infeliz retirante da intempérie, obrigada com seus pais, ainda pequena, a acudir-se de Campina Grande e beber da água do Açude Velho para poder sobreviver.

Eu estava Vereador de Campina Grande, à época. Incrédulo com o que os jornais do Sul publicaram, de que Elba cuspira no prato seco em que comera virando as costas para os seus irmãos sedentos, propus um VOTO DE REPÚDIO para ela e sugeri que fizesse, pelo menos, uma retratação pública ou, não sendo demais, um pedido de desculpas ao povo nordestino.

A moção foi aprovada por unanimidade!

Elba ficou revoltada e alardeou que a Constituição do Brasil lhe garantia o direito de opinião. Não errou nisso, mas não era essa a questão. Rica e sem sede, e a serviço dos detratores do projeto salvador, ela me diminuiu no que pode e atraiu para si defensores de todos os matizes, mas não conseguiu afastar de si essa mancha cruel de ingrata e perversa.

Lembro que a ela associou-se José Nêumane Pinto, outro nordestino que ficou rico no Sul e cospe com boa regularidade no prato velho em que sorvia as migalhas…

Nêumane é um grande jornalista, poeta e escritor. Nasceu em Uiraúna e sua formação profissional como jornalista – também um fugitivo da seca – foi toda em Campina Grande onde no Diário da Borborema lhe arranjaram um emprego de repórter policial.

Aqui na Borborema fez amigos, mas no Rio só tinha lembrança dos famosos, como Ronaldo Cunha Lima, por exemplo, que virou prefeito de Campina e governador da Paraíba e poderia lhe ofertar um maior cobertor…

Mas Nêumane, há muito, deixou mesmo de ser nordestino. Não de tudo porque o cupido lhe presenteou com uma segunda esposa, a bela filha do meu valente amigo Alexandre Tabajara, que certamente lhe mantém de rédeas curtas para algumas situações, evitando que venha a se constranger com determinados despautérios próprios da sua avançada senilidade.

E agora mesmo, alarmado com a vitória de Fernando Haddad em todo o Nordeste, abriu seu lado sulista e fez pior do que Elba – a piancoense cuspiu no prato; o de Uiraúna escarrou!

Atual comentarista no time da Band, Nêumane arregalou os olhos por detrás das lentes de fundo de garrafa dos seus óculos e desqualificou a maioria que o Nordeste atribuiu ao candidato petista. E não economizou na repulsa quando disse que o eleitorado nordestino “é comprado”, uma maioria que não expressaria uma posição de esquerda, mas apenas a dependência dos prefeitos aos governadores.

Para ele, politizado e independente teria sido o voto das outras regiões, favoráveis ao candidato truculento, defensor da ditadura militar.

Um comentário xenófobo com inaceitável generalização e desconhecimento das reais mudanças no eleitorado nordestino, como assim analisou para o confrade Rubens Nóbrega o indefectível Rubens Pinto Lyra.

Você pode gostar também

11 Comentários

  • Reply Luciano Sales 31 de outubro de 2018 at 06:34

    Bom dia meu caro Tião, o homem que renega suas origens e seu passado, não pode e não deve ser chamado de homem! Este senhor representa uma pequena parcela de nordestinos medrioques que pensa exatamente igual a ele!

  • Reply Antonio Carlos Medeiros 31 de outubro de 2018 at 08:12

    Me diga onde o José Nêumane Pinto cometeu uma inverdade ou será que boa parte do nordeste votou no candidato do PT por ser esquerda lógico que não são sim dependentes dos políticos isso é fato chega de mimimi foi feito uma escolha agora quem vai sofrer as consequências é o pobre eleitor e os donos da verdade estarão no bem e bom é sempre assim e não vai mudar

  • Reply Homero Filho 31 de outubro de 2018 at 08:34

    Ainda bem que “EU” não preciso de emprego ou favores para votar no PT, voto sim em quem eu quiser!!

  • Reply airton calado campina grande 31 de outubro de 2018 at 09:00

    Vergonha,constrangimento para nós nordestinos, para mim mais aindapois o admirava , porque não o adimiro mais……… sem comentário……..

  • Reply Hailton Grande 31 de outubro de 2018 at 09:14

    Um verdadeiro idiota esse Neumane que envergonha aos nordestinos ou não: pois ele já não é há muito tempo.

  • Reply Homero Filho 31 de outubro de 2018 at 09:29

    Eu não preciso de emprego, gratificação e ou contracheque para votar no PT, voto por conficção!!

  • Reply Fred 31 de outubro de 2018 at 11:09

    Muita gente chamou o nordestino de burro porque não votou em Aécio Neves lembra? Porque não votou em José Serra!! Porque não votou em Alckinmin? E assim vai… Agora eles escolheram um demagogo que se diz zelar pela família, mas que zela mesmo é pela putaria, pra gerir São Paulo. O problema não é fazer da vida pessoal uma sururuba, mas fazer da administração pública um cabaré, aí não dá. E esse povo quer nos ensinar a votar? Daqui a 1 ano vamos perguntar a José Pega no Meu Pinto em quem ele votou!! Aguarde…

  • Reply VALTER AZEVEDO 31 de outubro de 2018 at 19:05

    ESSE CARA SEMPRE FOI UM IMBECIL, O POVO NORDESTINO ESTÁ SIM EXPRESSANDO SUA GRATIDÃO AO PT E A LULA PELA TRANSPOSIÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE VARIAS ESCOLAS TÉCNICAS PELO INTERIOR DO NORDESTE QUE NENHUM DESSES POLÍTICOS PAULISTAS JAMAIS FARIAM, POIS ELES NÃO SE PREOCUPAM COM O NORDESTE.
    QUERO LEMBRAR PRA ELBA RAMALHO E ESSE NEUMANE QUE SE NÃO FOSSE A TRANSPOSIÇÃO CAMPINA GRANDE HOJE ESTARIA SEM ÁGUA.

  • Reply Paulo Thadeu 31 de outubro de 2018 at 19:29

    Ainda bem que ele não é da Globo, assim não é visto. Kkkk!

  • Reply Fabricio 1 de novembro de 2018 at 08:57

    Eu acredito que talvez a memória do nosso povo precise ser refrescada. Não se sentiu o peso cruel da crise por causa do bolsa família e outras tantas medidas sociais. Lutamos para diminuir a desigualdade e foi duro ver pessoas que utilizaram BF, minha casa minha vida, prouni, fies, mais médicos e essas pessoas a favor desse psicopata, eu estou aguardando o ” plano de carreira de estado” que muitos acham que vão ter. Por mais que eu explique que economia liberal e direito trabalhista não se fundem na mesma frase, os idiotas não sabem a diferença. E com relação ao nordeste ser a resistência, com certeza sempre será, como defender um candidato que segundo ele, do ensino superior em diante só quem estiver a fim, e nesse caso quem quiser, dê seus pulos, afinal o que que pobre vai fazer na universidade??? Pobre só serve pra votar!

  • Reply Lumière 1 de novembro de 2018 at 14:33

    Ele é o tipo do “analista político” que espanta telespectador.. Dó fala o que os patrões mandam, e a
    elite quer ouvir.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.