opinião

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SUAS ARMADILHAS

16 de julho de 2023

 

Por GILBERTO CARNEIRO

NUMA tarde chuvosa de sábado assistia programas enfadonhos de entretenimento na TV quando me chamou atenção um comercial da Volkswagen em que a magnífica cantora Elis Regina é “revivida” pela Inteligência Artificial – IA, e canta em dueto com sua filha, Maria Rita.

E a minha primeira reação foi dizer à minha esposa que estava ao meu lado: – “pô, sou fá de Elis Regina, mas detesto carros da Volkswagen”.

E logo vieram os questionamentos: afinal, o comercial avançou além de limites éticos? Do ponto de vista das relações de consumo, vejo um grande problema: Elis não foi nem poderia ter sido consultada sobre seu interesse em participar deste comercial, concordando com a opinião de Maria Inês Dolci, advogada especializada em relações consumeristas. Logo, o consumidor é induzido a erro, julgando que a cantora tivesse relação próxima com aquela marca e modelo de veículo.

É certo que do ponto de vista artístico, ver e ouvir Elis Regina cantar em dueto com a filha, também grande cantora, é bonito e emocionante. Mas não é apenas uma homenagem. Obviamente, é um anúncio com o interesse de aumentar as vendas de um modelo de veículo.

E os defensores apressados da nova tecnologia argumentarão que a família autorizou o uso da imagem e da voz da cantora. Sim, é verdade. Mas isso não significa que concordasse com isso. E a discussão nem é essa. Tratamos aqui de como preservar, após a morte, a imagem de personalidades em várias áreas artísticas, culturais e esportivas.

É difícil aceitar que se use a imagem e a voz de alguém para fins comerciais sem sua expressa autorização. Assim como também não é correto que crianças participem de publicidade, pelo fato de não terem, ainda, idade para avaliar se recomendariam ou não aquele produto ou serviço.

De todo jeito, enxerguemos o lado bom nesta polêmica despertando para o fato de estar ocorrendo dois movimentos em sentidos contrários: o uso da IA avançando rapidamente e a omissão do Congresso Nacional em debater e aprovar uma legislação específica sobre este fenômeno tecnológico.

Portanto, a constatação é que se não acelerarem a criação do Marco da Inteligência Artificial, teremos cada vez mais situações como a que envolve a maior cantora da história do Brasil. E tudo vai ficar ainda mais complicado com a evolução da Inteligência Artificial dominando as relações sociais, seja no campo profissional ou pessoal.

Talvez a sociedade ainda não tenha despertado para os perigos subjacentes desta tecnologia. E há uma outra armadilha, mais grave do que manipular o livre convencimento do consumidor: a possibilidade da manipulação da voz de uma pessoa para fins criminosos.

Eu próprio tento provar na justiça que a minha voz, em uma gravação, foi alterada e manipulada para inserir e contextualizar palavras e frases que não as pronunciei. O estrago causado à minha reputação jamais será reparado integralmente, mas dúvidas não tenho que provarei a farsa, a manipulação e adulteração da minha voz no contexto da gravação. Quem viver verá.

 

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply Edmundo dos Santos Costa 16 de julho de 2023 at 09:09

    HÁ UM DUETO DE NAT KING COOLE COM A FILHA COM, SOMENTE REPERCUSÕES POSITIVAS. EM RELAÇÃO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, DIGO: NÃO É INTELIGENTE PORQUE INTELIGÊNCIA NÃO PODE SER ARTIFICIAL, BASTA VERIFICAR AS DEFINIÇÕES DICIONARIZADAS E O CONTEÚDO ETIMOLÓGICO, DESDE SEU “PRINCÍPIO ESPIRITUAL E ABSTRATO” ET CAETERA …

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.