Destaques

A título de esclarecimento

14 de maio de 2022

Não sei se é defeito ou virtude, só sei que sou assim e não tenho mais idade pra mudar. O que sou? Bem, digamos que sou amigo. Não fui, não sou e jamais serei meio amigo. E tampouco ingrato. Não concebo como um sentimento digno a ingratidão.

Esse meu jeito de ser as vezes é incompreendido. Faz parte. Esse mundo louco botou tudo de pernas pra cima e nós, mortais, não sabemos mais distinguir o que é sentimento e o que é mau caratismo.

Dia desses alguém me chamou de bajulador.

Engoli o insulto, ciente de que a pecha não me atinge.

E não me atinge porque o bajulador vive para agradar a quem lhe pode retribuir.

E esse não é o meu caso. Não é, garanto.

Se fosse, teria virado as costas para amigos que um dia me deram tudo e hoje nada me dão porque não podem.

Como fizeram outros que, como eu, ou até mais do que eu, foram brindados com favores impagáveis.

Por isso, jogo no lixo as considerações daqueles que abominam o meu jeito de ser. Inclusive aqueles que, em tempos não tão distantes, bateram na minha porta para pedir um adjutório para um filho desempregado ou para um irmão semimorto numa UTI de hospital.

São os ossos do ofício.

O importante é que consigo dormir.

E não sei se esse privilégio pode ser desfrutado por outros que costumam apontar o defeito do outro sem olhar o próprio rabo.

Você pode gostar também

9 Comentários

  • Reply Zé Bedeu 14 de maio de 2022 at 22:40

    Tú és um homem de bem.

  • Reply Chico 15 de maio de 2022 at 05:52

    Pessoalmente eu não lhe conheço, mas leio seu blog o único da Paraíba que acesso todo dia e o dia todo, porque acompanho sua história desde Burity quando todos ,aliás os mesmos de hoje ou seus descendentes lhes viraram as costas a ponto de ter sido vítima ao ser baleado por Ronaldo Cunha Lima e a turma da caneta oficial lhe transformou em réu perante o povo, e você ficou firme e forte ao lado dele. Assino em baixo do se texto.

  • Reply Jair Cesar de Miranda Coelho 15 de maio de 2022 at 07:32

    Nobre amigo Tião Lucena. As qualidades morais, culturais e alhures que tens, são bem maiores dos pequenos defeitos que venhas a ter. Receba o abraço de teu leitor diário.

  • Reply Adenilson 15 de maio de 2022 at 08:05

    Vc é show ! A ingratidão é um dos piores defeitos do ser humano, não aceito de jeito algum. Ingratos não merecem respeito.

    • Reply Alexandre José 15 de maio de 2022 at 13:15

      Tião ,não lhe conheço pessoalmente mais acompanho seu blog a muitos anos e seu fo seu caráter,quando quase todos os amigos de Ricardo Coutinho deram as costas pra ele você estava ali firme e forte ao lado dele ,faz lembrar a amizade de Ricardo com LULA,caráter não se vende e não se compra,um abraço.

  • Reply Edmundo dos santos Costa 15 de maio de 2022 at 08:37

    TIÃO! TAMBÉM SOU DORMINHOCO . ACREDITO QUE UMAS DAS MELHORES MANEIRAS DE SE VIVER BEM, É NADA FAZER PENSANDO EM RETRIBUIÇÃO OU RECONHECIMENTO. ASSIM SENDO, NA PIOR DAS HIPÓTESES NÃO SE PADECE DE DECEPÇÕES, POIS, COMO DIZIA O FILÓSOFO TERÊNCIO: O QUE É HUMANO NÃO ME SURPREENDE. KAISER ROCHA DISSE QUE SOU GROSSEIRO. O PORQUÊ, DENTRE OUTRAS, PERGUNTOU-ME COMO EU GOSTARIA DE SER LEMBRADO AO PARTIR PARA “A PÁTRIA CELESTIAL” OU QUALQUER OUTRA, DIGO: RESPONDI QUE TANTO FAZ, INCLUSIVE NEM FAÇO QUESTÃO DE SER LEMBRADO. BOM DIA AOS COMPANHEIROS BABA VAGINA DA DEMOCRACIA E ABAIXO OS BABA OVOS DE MILICIANOS.

  • Reply RÔMULO 15 de maio de 2022 at 09:21

    ????????????????????????????????????????????????????????????

    • Reply Sebastião Gerbase 24 de novembro de 2023 at 18:42

      Desfruto da amizade de Tião Lucena, desde os tempos da Faculdade de Direito, anos oitenta, quando ele já era jornalista dos bons, uma honra!

  • Reply Carlos de Oliveira Sales 17 de maio de 2022 at 10:33

    Essas suas palavras me faz lembrar do maior ingrato dos dias atuais, chama-se João ninguém ou João traíra, como preferir, esse sujeito foi tirado lá do fundo do desconhecido e se tornou governador pela única e exclusiva ação e proteção do Mago que, até abriu mão de uma eleição garantida para o senado, em prol do projeto e na primeira oportunidade, traiu e abandonou Ricardo, como quem foge de sarna, aids ou qualquer outra peste do tipo, isso mostra que lealdade e gratidão são qualidades raras, não é qualquer João que pode pratica-las, é preciso ter, acima de tudo, caráter, artigo sempre em falta no mundo político. É isso!

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.