opinião

A VERGONHOSA POSIÇÃO DA PARAÍBA NO ENSINO PROFISSIONAL

3 de setembro de 2023

Romulo Montenegro
Vejam o que concorre para que o estado não tenha desenvolvimento econômico e social!
O péssimo nível educacional dos empregados ou pretendentes a uma vaga no mercado de trabalho concorre, fundamentalmente, para que tenhamos resultados negativos na atividade econômica, ou seja, não produzimos bem, porque somos ineficientes e/ou incompetentes!
Isso decorre unicamente de culpa do Estado que não investe ou investe pouco e ruim em ensino técnico e superior, ainda mais, quando os cursos profissionalizantes dispostos pelo sistema oficial não se coadunam com a realidade socioeconômica de cada microrregião deste estado, considerando a diversidade de atividades econômicas que se espraiam ao longo da sua extensão territorial;
Infelizmente a educação no Brasil e na Paraíba está identificada com valores ideológicos em detrimento de valores  científicos e tecnológicos que dialoguem com as identidades de cada município, microrregiões e ou regiões do estado!
Urge que o Governo do Estado tenha ouvidos para os anseios da economia, do mercado, inove, crie, porque a competitividade requer excelentes profissionais, do contrário,  os cofres se esvaziarão, pois, no final das contas, os recursos para manter a máquina estatal funcionando são bancados pelo setor privado!
É isso mesmo: basta ver de onde decorre os recursos próprios e os de repasse da União que abastecem os cofres do Estado, essa dinheirama toda que ingressa a cada dez dias no caixa do governo, é bancada pelo setor privado!
O estado é inábil para produzir e desta produção, gerar riquezas. É um péssimo empresário, suas empresas são todas deficitárias, não cumprem sequer o papel social a que se propõem, salvo alguma empresa que vendem o que é gerado pela natureza, como a Cagepa, de resto todas trabalham no vermelho!
O estado não tem competência para sobreviver num mundo competitivo, e por tabela, está levando consigo o setor privado, porquanto, sequer a educação profissional está entregando, de sorte a assegurar ao mercado profissionais competentes para atender as suas exigências!
Ridícula a posição do Estado da Paraíba no ranking dos Estados com melhores indicadores de capital humano, somos o penúltimo lugar, assumimos a vigésima sexta posição!!! Isso mesmo, estamos na rabeira dos piores indicadores do nível educacional!
Por isso, é que o Estado da Paraíba está muito longe de acompanhar a evolução econômica de outras unidades da federação, as quais não obstantes as crises políticas, econômicas que campeiam o Brasil estão se superando a cada diagnóstico realizado!
Os Governantes estão muito preocupados em “dar o peixe e não em ensinar a pescar”!
Ao setor privado deseja preencher os diferentes níveis de vagas de emprego, resta se socorrer das suas entidades de classe que representam o sistema S, e algum resultado que tenhamos na nossa economia é por obra e graça do próprio setor!
Essa é a triste realidade da Paraíba e do Nordeste!

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply Augusto 3 de setembro de 2023 at 04:11

    É engano meu ou onde os estados são governados por petistas e simpatizantes a educação é de qualidade? Claro que não.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.