opinião

A volta dos Arapapacas

20 de fevereiro de 2023

Miguel Lucena

Informa o Blog do Dominguinhos que o Bloco dos Arapapacas, fundado em 1923, estará de volta às ruas de Princesa, Paraíba, nesta terça-feira de Carnaval.
A concentração do bloco carnavalesco se dará às 15h, na Rua do Cancão, e sairá arrastando a multidão pelas principais avenidas da cidade.
Ainda alcancei em atividade um dos fundadores dos Arapapacas: Joaquim Gomes, funileiro, organizador cultural, professor de coco de roda, lutador da Guerra de Princesa, em 1930.
– Quem se for pra Vila Bela/Dê lembrança a Guilhermina/ Se perguntar quem mandou/Foi Aragão Pereira Lima – assim cantava o coco Joaquim Gomes, do tempo em que se mandava recado através de versos.
Já velhinho, ele me ensinou a dançar coco, em um projeto cultural do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho.
Joaquim Gomes se foi e deixou Zé de Ana, hoje com 90 anos e ainda marcando o passo e comandando o bloco puxado pela banda de Zé de Menininha, hoje comandada pelo filho Roberval.
Faz tanto tempo que não vejo o Bloco dos Arapapacas que me vem à cabeça uma mistura de vivos e mortos, a alegria de Luizinho de Calu, Preta e Tota de João de Oliveira, Chico Maivadeza, Mário Simplício e Tonheca:
– Faz três noites que eu não durmo/ Só pensando em ti/Vou deixar de te amar pra poder dormir/Quebra, quebra, guabiraba!

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply Sebastião Gerbase 20 de fevereiro de 2023 at 16:56

    quero ver quebrar/ quebra lá que eu quebro cá/ quero ver quebrar…

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.