Política

Alarmado com exclusão de Ana Cláudia no ‘Fórum Pró-Campina’ Veneziano diz que esposa tem luz própria e repudia “familiarização” identificada por ex-reitor

19 de fevereiro de 2020

Marcos Maivado Marinho 

O senador Veneziano Vital do Rego (PSB), na ânsia de emplacar em definitivo a esposa Ana Cláudia (Podemos) como nome consensual das oposições para a prefeitura municipal de Campina Grande nas eleições de outubro, acabou por cometer ontem um grande deslize ao mostrar insatisfação com a reunião de um grupo de partidos de esquerda, incluido o PSB ao qual se mantém filiado, no chamado Fórum Pró-Campina.

O clima de animosidade, que demonstra a total inabilidade política do senador nessa difícil fase de negociação pré-eleitoral, se deu através de grupos de Whatssap e teve como pano de fundo declarações dadas no encontro pelo ex-reitor da Universidade Federal de Campina Grande e ex-presidente do PSB municipal, Thompson Mariz, ao rebater insinuações do senador de que partidos de extrema esquerda estariam excluindo do processo as demais legendas oposicionistas, em alusão ao Podemos, que está sob seu controle apesar dele lá não ter ficha de filiação, e que não teria sido convidado para a reunião.

Thompson criticou o que chama de “familiarização do pleito”, indiretamente referindo-se à possibilidade da candidatura de Ana Cláudia, e disse que o fato remete aos tempos do coronelismo, embora ressalvasse que nada tinha contra a presença de parentes dos detentores de mandato na política, desde que sob regras isonômicas, o que não estaria atualmente acontecendo em relação à pré-candidatura da esposa do senador.

Veneziano ponderou que Ana Cláudia, embora seja sua esposa, tem vida independente e pensamento próprio, além de estar preparadíssima para ser prefeita da cidade por conta de um invejável currículo com brilhantes passagens por órgãos de gestão pública no Estado e na União. “Ana tem todo o direito de se apresentar candidata e não sou eu quem está colocando o seu nome”, avisou para explicar que ele pessoalmente não impõe nome de quem quer que seja e que defende candidatura única das oposições, mas não se oporá se a maioria decidir por outras postulações, citando aí os nomes do deputado Inácio Falcão e do secretário de Saúde Geraldo Medeiros.

Ainda sobre Ana Cláudia, ele minimizou o fato dela ser sua esposa dizendo que a ex-Primeira Dama muito o ajudou quando prefeito de Campina Grande na área social e voltou a referir-se à sua hereditariedade, quando lembrou ser filho do ex-deputado federal Antonio Vital do Rego, neto do ex-governador Pedro Gondim, sobrinho do ex-senador Argemiro de Figueiredo, mas que isso não significava dizer que sua ascenção na vida pública paraibana tenha se dado por laços de família, mas sim por sua competência em cavar espaços.

Por último, mas em tom de velada ameaça aos integrantes do Fórum Pró-Campina, Veneziano tentou mostrar humildade ao dizer que “se o jogo é esse, que pelo menos seja sem caneladas”, deixando a entender que a candidatura de Ana Cláudia será mantida sob qualquer hipótese.

PROJETOS PARA CAMPINA

Indiferente ao choro do senador, que está sendo criticado por ter rompido vergonhosamente com aquele que na prática o colocou no Senado – o ex-governador Ricardo Coutinho – e avisado que se desfiliaria do PSB mas não o fez até agora e tem externado a decisão de nele continuar, o ex-secretário estadual Fábio Maia falou sobre a importância do momento, e abordou como tem se preparado a esquerda paraibana para as eleições 2020.

De acordo com Fábio, a ocasião é de extrema importância para as articulações e apresentação de projetos para a população campinense.

– “É a primeira vez que a gente se senta para construir uma proposta para Campina Grande para as eleições que se aproximam”, disse ponderando que, entretanto, alguns partidos não foram convidados para o encontro, em especial o Podemos, que tem como nome principal a pré-candidata à PMCG, Ana Cláudia Vital do Rêgo, e o Cidadania, atual partido do governador João Azevêdo.

– “Os partidos que estão aqui são os partidos progressistas. O Podemos e o Cidadania não participam desse campo do progressista nacional”, justificou.

Você pode gostar também

2 Comentários

  • Reply carlos 19 de fevereiro de 2020 at 12:51

    Esse tal de Podermos, é comandado pelo xexelento e direitista praticante e juramentado, Alvaro Dias e faz parte da trupe bolsonarista, portanto, meu voto, nunca, jamais, em tempo algum, terá!

  • Reply Angela 20 de fevereiro de 2020 at 03:35

    A frase ficou incompleta: ” especialista em cavar espaços ” …. e plantar ingratidão.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.