Destaques

As primeiras do dia

1 de fevereiro de 2023

Hoje tem posse e eleição de deputados e senadores no Brasil. Aqui na Paraíba, mais precisamente em João Pessoa, 36 deputados serão empossados e imediatamente elegerão Adriano Galdino para presidir o Legislativo nos próximos quatro anos.

**

Em Brasília, o eleito para a Presidência da Câmara dos Deputados deverá ser Artur Lira, o homem forte das Alagoas, aquele que, num passado recente, foi ungido por Bolsonaro e agora é o ungido de Lula. Um político eclético, que muda de cor conforme a estação.

**

No Senado a briga é mais feia. Rodrigo Pacheco, o atual presidente, enfrenta Rogério Marinho, indicado por Bolsonaro, que quer derrotar Pacheco por vingança, já que não gostou de apoiar Pacheco na eleição passada e vê-lo pular do barco bolsonarista e se tornar passageiro do barco lulista mais depressa do que imediatamente.

**

Mas Rodrigo Pacheco deverá vencer o invocado Marinho. Tem mais apoios e botou, como companheiro de chapa na primeira Vice-Presidência, o paraibano Veneziano Vital do Rego, figura muito prestigiada em todos os quadrantes, ou seja, em Oropa, França e Bahia.

**

Vejo a manchete e procuro entender a sua razão: “Romero Rodrigues jantou com Artur Lira”. Primeiro, isso não é notícia que mereça tanta relevância. E segundo, o jantar foi oferecido a dezenas de deputados, entre os quais se encontrava o moço de Campina Grande.

**

Impressionante como Bolsonaro consegue ser aplaudido pela sua trupe até quando faz gestos, digamos assim, pouco higiênicos, como o de passar a mão na bunda e cheirar.

**

Uma falha no sistema deixou os servidores ativos e inativos de Campina Grande sem receber salários nesta terça.

**

Engraçado: as falhas nunca deixam os servidores com aumentos.

**

Pense numas falhas sacanas!

**

Os índios Tabajaras interditaram o acesso a Tambaba em protesto pelo que eles chamam de invasão de seu território.

**

Segundo os índios, matas ao redor de Tambaba estão sendo derrubadas para, em seu lugar, surgir um condomínio de luxo.

**

As imagens da TV estarrecem. Árvores derrubadas aos montes, clareiras onde antes era mata virgem são exibidas, coisa de cortar coração.

**

Impressionante também a oratória do cacique. Fala mais bonito do que Zé de Louro.

**

Vestido de índio e falando como um professor universitário.

**

O zagueiro Tiago Bob foi demitido pelo Auto Esporte depois de, revoltado com a marcação de uma falta, dizer que “é nisso que dá escalar mulher como juiz”. Ele se referia a árbitra Ruthyana Camila, da FPF, que apitou o jogo do Auto Esporte contra o Botafogo.

**

Um novo penduricalho do Ministério Público vai beneficiar com até R$ 11 mil por mês até os procuradores que estiverem de férias, licença, recesso ou afastados para atuar em associações de classe. O benefício extra já existia para juízes e foi criado sob a justificativa de “excesso de trabalho” e agora poderá ser pago até quando o procurador não estiver trabalhando. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

**

Os procuradores poderão receber um adicional de 33% e ultrapassar, assim, o teto constitucional do serviço público, atualmente fixado em R$ 39,3 mil para um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Os integrantes dessas carreiras possuem 60 dias de férias por ano e receberão o extra mesmo sem dar expediente.

**

E com essa, eu me vou-me a mim.

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply Standislau 1 de fevereiro de 2023 at 09:15

    Uma dúvida: Os Índios são seres humanos, os seres humanos estão sempre em evolução, e qual o motivo de os Índios não evoluírem?

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.