Destaques

As primeiras do dia

8 de dezembro de 2023

E por ser hoje uma sexta com cara de sábado, vamos começar com esses causos tirados da verve do conterrâneo Damião André de Lima. Os personagens são Joaquim Mariano, rico fazendeiro e político da terra, os “Caboco da Várzea” e o inesquecível Mané Pitito:

Seu Joaquim, um homem tão rico, vendendo cachorro novo na feira…

– E é o seguinte, depois eu pego o dinheiro do gado e dos cachorro, misturo e ninguém vai saber qual é o dinheiro do gado e do cachorro, respondeu Seu Joaquim ao ser questionado por um cidadão…

**

– Pra fazer o fí não me chamou ,agora vem pedir ajuda pra criar ? Kkkkkkkk palavras dele a uma pedinte de rua

**

Há tempos atrás, os caboco da Várzea saíram para uma partida de futebol em Curral Velho, no Vale do Piancó, só que a turma de lá conhecia a fama dos  caboco, de gostar de cachaça… A turma de Curral Velho preparou uma panelada de (massapê/ pirão de corredor de boi), antes do jogo…

 

Por fim, o placar só pôde ser contado até os 12X0…

**

Diz a história que há muitos anos atrás a Polícia enquadrou “Mané Pitito” e desceu a manivela contra ele… A Polícia seguiu com “Mané Pitito” por uma rua e ele gritando ” ai ai ai, me acuda, me acuda…” e havia uma Senhora que morava em um beco apertado em Princesa, PB, ela ficava observando através de uma janela bem no alto e ao avistar a Polícia descendo o cacete em ” Mané Pitito”, gritou:-  Por que vocês num mata logo?

 

“Mané Pitito” gritou: – Não Dona Sinhá, tá bom do jeito que tá..

**

Cuidado com o Jogo do Tigre, ele mata. Vejam o que aconteceu com a jovem funcionária de uma casa de festas. Matou-se depois de afundar em dívidas por causa do jogo.

**

Eu sou mais o jogo do bicho. Tem 25 bichos, até o tigre está no meio, mas não mata ninguém. E de vez em quando a pessoa acerta.

**

Minha tia Jovelina gostava de jogar no bicho. Não podia ver uma placa de carro que ia olhar a milhar. E também costumava interpretar os sonhos que tinha. Era sonhar, interpretar, jogar e ganhar.

**

Tem a história daquela senhora que sonhou indo à padaria comprar pão. Acordou, foi à banca de Zé de Horácio e cravou no tigre. Acertou na mosca. E depois explicou o sonho:

 

– O pão é feito de farinha de trigue”.

**

Também tem as histórias trágicas, como aquela de Mané Caipira:

 

– Seu Zé, sonhei sendo enrabado por um jumento. Eu jogo o que?

 

– Jogue o cu fora”, aconselhou Zé de Horácio.

**

Quando rapazinho fui cambista, vendia jogo do bicho na cidade de Princesa. Minha maior freguesia era no cabaré. Dona Estrela fazia minha festa.

 

Mas a profissão durou pouco.

 

Depois que Dona Estrela acertou duas vezes na milhar, Zé de Horácio me demitiu sob o argumento de que eu dava azar.

**

Mais sorte eu tive como locutor do leilão de João França. Ele erguia um pavilhão na frente da sua loja de miudezas durante as festas natalinas e instalava o bingo. Os apostadores disputavam prendas como pinicos de plástico, garrafas térmicas, bandejas, conjuntos de copos e perfumes baratos.

**

Eu chamava as pedras e quando o apostador preenchia os números, gritava: “Bati!” Dali era só conferir e entregar o prêmio.

**

Muitas vezes quem batia era Pajeú, o tapia escalado pelo dono para não permitir que alguns prêmios saíssem do seu habitat natural.

**

Tempos bons, que a gente relembra com saudade.

**

Inté.

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.