Destaques

As primeiras do dia

1 de fevereiro de 2024

Foto Google

Começa hoje o pré-carnaval em João Pessoa. O bloco Confete e Serpentina abre a folia no centro histórico, com concentração no pátio da Catedral Metropolitana. Dali os foliões saem pelas ruas antigas da cidade.

**

Num desses desfiles pelo centro histórico meus cunhados Luiz, Tânia, Marcos e Dora se desviaram dos demais e embocaram na Rua da Areia. Ali viram um movimento de gente e se incorporaram. Depois descobriram que não se tratava do bloco e sim de um cabaré. Um dos muitos que ainda sobrevivem nos velhos casarões da saudade.

**

Mas voltando ao pré-carnaval: João Pessoa é uma graça. Faz uma prévia de arrebentar a boca do balão e, durante o carnaval propriamente dito, vira um cemitério. Os moradores, se quiserem folia, têm que ir pra Jacumã ou pra Lucena.

**

Para não dizer que não tem nada, sobrevive, ainda, o chamado Carnaval Tradição reunindo blocos de frevo, escolas de samba e tribos indígenas num indigente desfile realizado na Duarte da Silveira.

**

Um desfile que já foi grande, imenso, belíssimo no tempo de Cabral Batista como presidente da Federação Carnavalesca e Marito Toscano como secretário de turismo, devidamente assessorado pelo irrequieto jornalista Sebastião Barbosa, o inesquecível Barbosinha Good Life.

**

Recém entrado na profissão de jornalista, fui várias vezes escalado para cobrir esses desfiles. Realizava-se na Praça 1817, centro da Capital. O local ficava lotado, era gente com força.

**

De tanto cobrir, terminei sendo jurado a convite de Cabral Batista. Já falei aqui e falo de novo: Num desses desfiles, eu e Cícero Lima juntamos os pombinhos Barbosinha e a rainha do carnaval Luana.

**

No período da tarde cobríamos o Carnaval Tradição, à noite íamos aos clubes Astrea e Cabo Branco ver de perto o carnaval dos clubes, animados, cada um querendo superar o outro. Meu preferido era o Astrea do Doutor Mororó. Que festa! Que maravilha! Ainda hoje bate saudade.

**

Quinto de Santa Rita, em périplo pelo velho mundo, manda avisar que continua candidatíssimo a prefeito de Santa Rita.

**

Nilvan Ferreira também, mas sem desapregar os olhos de João Pessoa.

**

Leio em Flávio Lúcio que os lulistas raízes estão com Cida Ramos para prefeita.

**

Já os caules e folhas…

**

O Unipê, achando pouco o que cobra mensalmente dos estudantes, agora instituiu a cobrança de R$ 100 reais para quem estacionar seu carro no Campus.

**

O Ministério Público mandou parar a cobrança e o Unipê desobedeceu.

**

Alega, o Unipê, que essa fortuna pelo estacionamento permitirá ao estudante a segurança de ter seu carro monitorado por câmeras e rondas permanentes.

**

Benefícios que a instituição teria que oferecer de graça, afinal, cobra os olhos da cara pela mensalidade.

**

Mais tarde eu volto.

**

Inté.

Você pode gostar também

2 Comentários

  • Reply Augusto 1 de fevereiro de 2024 at 06:01

    Hoje é dia de se comemorar o governo do amor … aumento da gasolina, diesel e até do gás de cozinha. A final o amor venceu, mesmo que o rombo nas contas públicas chega a 230 bilhões. Vamos curtir o Carnaval e vida que se segue

    • Reply Sebastião 1 de fevereiro de 2024 at 08:37

      Vc deveria dizer que o aumento se deve a majoracao do ICMS nos Estados feita pelos governadores

    Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.