Destaques

As primeiras do dia

29 de março de 2024

Esse rapaz que foi morto ontem no estacionamento de um shopping no Altiplano do Cabo Branco, ao que parece, costumava comprar carro financiado e não pagar as prestações.Tenho em mãos relatórios sobre vários financiamentos não honrados, com cobranças ajuizadas na Justiça do Paraná. E o incrível é que, mesmo com o nome sujo, ele continuava financiando.

**

Um cidadão comum que por acidente atrasa o financiamento fica sujo, vai pro Serasa e é logo alvo de busca e apreensão. Não poderá mais comprar fiado, etc e coisa e tal.

**

A Câmara de Alhandra resolveu peitar a justiça e, em vez de cumprir o que foi determinada pela juíza da comarca, com o referendo do desembargador José Ricardo Porto, não reempossou o vereador João Sufoco e, no maior sufoco, fez nova reunião para cassar de novo o mandato do parlamentar mirim.

**

Ninguém se engane, a rebordosa vai ser grande.

**

Na sexta-feira da paixão a gente não comia carne, mais ainda, passava fome porque só poderia almoçar no começo da tarde. Acostumados a comer pelas 10 da manhã, os garotos de Seu Miguel ficavam rodeando a mesa e contando nos dedos os minutos que faltavam para devorar a curimatã ovada, a traíra lombo preto e o corró torrado no caco que Dona Emília preparava.

**

Mas como era coisa de Deus, todos aguentavam em nome da paixão de Nosso Senhor.

**

E o bredo era o prato mais apreciado.

**

Bredo ao leite de vaca, traíra, feijão verde com maxixe e quiabo.

**

No final do dia, todos iam ver a procissão, que percorria as ruas da cidade levando um enorme andor com Jesus Cristo em corpo inteiro morto nos braços da Virgem Maria.

**

O andor era carregado por importantes figurões da terra, escolhidos a dedo entre os que davam generosas contribuições à Paróquia.

**

Os sinos não tocavam na sexta-feira. Eram substituídos pela matraca, um instrumento de madeira que tinha um pedaço de ferro colado nele e que produzia um som fúnebre e arrepiante.

**

As moças do cabaré de Estrela botavam ferrolho nos chibius e só liberavam os ditos cujos quando se anunciava o Sábado de Aleluia, que era quando se matava o Judas traidor e se comemorava a ressurreição com muito forró, cachaça, namoros e casamentos.

**

Hoje tudo está mudado, nada é mais como dantes no quartel de Johnson Abrantes. A carne foi liberada (cadê minha picanha?), o vinho subiu de preço e Jesus foi substituído por Jair Bolsonaro na igreja de Silas Malafaia.

**

Belos espetáculos da Paixão estão sendo encenados em João Pessoa, com destaque para o do pátio do São Francisco, onde atores globais protagonizam a história do nosso Salvador.

**

Aqui onde me encontro, muita chuva neste momento.

**

Eu gosto de chuva.

**

Gosto daquelas fortes, com trovão e relâmpago.

**

Lembra meus tempos de sertão, tempos que não voltam mais.

**

Inté.

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply Airton Calado- Campina Grande 29 de março de 2024 at 09:03

    Os judas de hoje, os políticos corruptos e desviadores dos recursos da saúde e da educação, tem que ser malhados a pau

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.