Sem categoria

As primeiras do dia

5 de novembro de 2018

Alguém tentou fazer fita com a anunciada nomeação do juiz Sérgio Moro para o futuro Ministério da Segurança e Justiça. Chegou a comparar o ato do  presidente eleito ao que nomeou o então juiz Marcus Benjamin para a Secretaria da Segurança Pública da Paraíba nos anos 90.

**

Se a Sérgio Moro for reservado o mesmo destino de Marcos Benjamin, de logo aviso que ele, Sérgio Moro, não está fazendo um bom negócio.

**

Marcos Benjamin era juiz da Capital, prestes a se tornar desembargador, quando foi convencido a largar a Magistratura para assumir uma Secretaria  problemática, ganhando um salário menor e com prazo de validade fixado em quatro anos.

**

Dizem que lhe prometeram um cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado para quando o mandato terminasse. Se prometeram, não cumpriram, porque Benjamin deixou de ser secretário e ficou com uma mão na frente e outra atrás.

**

Desempregado, passou algum tempo prestando serviço de assessoria na Procuradoria Geral do Estado, fazendo pareceres em processos administrativos. Depois dividiu escritório com Paulo Freire e foi advogar. Até que, já com o mal de Parkinson lhe tomando as governanças das mãos, conseguiu, com muito esforço, o seu reingresso na Magistratura, recomeçando por Campina Grande e finalmente retornando a João Pessoa, onde se aposentou por invalidez e tempos depois morreu.

**

Trabalhei com ele na Secretaria. Era um homem formidável. Humano, solidário e simples, tinha as portas do seu gabinete eternamente abertas para os que o procuravam. Brincalhão e afável, sabia ser austero quando a ocasião determinava.

**

Certo dia recebeu ordem para me exonerar. Chamou-me ao seu gabinete e, pesaroso, contou a novidade. Deixei-o à vontade para cumprir a ordem. Ele não a cumpriu. Ao contrário, avisou que sairíamos juntos. Não saímos. Ficou até terminar o Governo e merecia ter ficado no Governo seguinte, já que contribuiu, e muito, para a eleição do novo governador.

**

Por isso eu digo: Se Sérgio Moro está indo para o Ministério movido apenas pela emoção do novo desafio, vai se lascar como se lascou Marcos Benjamin.

**

Mas eu acho que o doutor Sérgio Moro não é tão ingênuo quanto ingênuo foi o meu saudoso e inesquecível amigo.

**

Quem estiver ansioso para saber quem vai ser quem no novo Governo de João Azevedo, aviso logo que a ansiedade  vai encompridar até o final do mês, pois o governador eleito só retorna à Paraíba depois que o mês findar.

**

E esse horário de verão? Não sei se acordo ou se continuo dormindo.

 

 

Você pode gostar também

7 Comentários

  • Reply Paulinho A 5 de novembro de 2018 at 14:32

    O governador é Botafogo – PB
    Tião Lucena é Botafogo – PB
    E eu sou Campinense

    Então, estamos no mesmo barco colega !

    • Reply Sebastião 5 de novembro de 2018 at 14:44

      Eu sou Cancão

  • Reply carlos 5 de novembro de 2018 at 17:01

    Tomara que o tal de Moro não veja essa tua matéria Tião, não vou nem dizer qual é o motivo do meu desejo!

  • Reply Chico 6 de novembro de 2018 at 05:08

    Mas se a memória não falha o Dr. Marcos Benjamin fez concurso pra juiz e foi reprovado,me corrija se eu estiver errado.

    • Reply Sebastião 6 de novembro de 2018 at 05:14

      Verdade, havia esquecido. Mas o reprovaram na entrevista, não mediram seus conhecimentos. Coisa própria de quem diz: “Já que saiu, não entra”.

  • Reply Jose Falbo de Abrantes Vieira 6 de novembro de 2018 at 15:05

    Caro Sebastião Lucena, apenas uma correção. Dr. Marcos Benjamin era Juiz de Direito substituto de 3 entrância. Apesar de ter qualidades para ser Desembargador, ele não poderia concorrer ao cargo de Desembargador, exclusivo de Juizes de 3 entrância e que estão no quinto constitucional. Forte abraço.

    • Reply Sebastião 6 de novembro de 2018 at 17:37

      Detalhe

    Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.