Política

Assembleia aprova projetos em defesa dos direitos das mulheres, crianças e adolescentes da Paraíba

11 de fevereiro de 2025

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou por unanimidade a implantação da Campanha Estadual de Combate ao Assédio e à Violência Sexual praticados contra crianças e adolescentes nos locais de prática desportiva. Durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (11), os deputados aprovaram também a criação do Programa Estadual de Prevenção ao Alcoolismo entre mulheres.

O Projeto de Lei 924/2023, apresentado pela deputada Camila Toscano, tem como objetivo criar um conjunto de ações voltadas para o enfrentamento das agressões sexuais e do assédio contra crianças, adolescentes e jovens, especialmente em estádios, ginásios, parques e centros de treinamento. A parlamentar ressalta que a aprovação do texto irá fortalecer a rede de proteção a crianças e adolescentes no ambiente esportivo, combatendo práticas prejudiciais e garantindo um espaço seguro para o desenvolvimento das futuras gerações de atletas.

A campanha apresentada pela deputada Camila também prevê ações permanentes, como a veiculação de campanhas educativas em meios de comunicação e a formação contínua de funcionários dos locais esportivos. Além disso, o projeto determina que imagens de câmeras de segurança nos locais de treinamento e eventos esportivos sejam utilizadas para identificar possíveis agressores e facilitar o processo de denúncia, sempre respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

“Apesar da enorme importância que o esporte possui no desenvolvimento físico e emocional das crianças, infelizmente, ainda existem situações nas quais a prática afeta negativamente a suas vidas, principalmente quando se constata a existência de abusos e assédios. É importante que campanhas de conscientização e alerta sejam realizadas no país para incentivar a prática desportiva, mas alertar também para os abusos que podem ocorrer”, justificou a parlamentar.

A Casa de Epitácio Pessoa também votou favorável ao PL 1.564/2023, apresentada pelo deputado João Gonçalves. O texto propõe a criação do Programa Estadual de Prevenção ao Alcoolismo entre Mulheres no Estado da Paraíba. A iniciativa pretende realizar um diagnóstico sobre o impacto causado pelo consumo de álcool no público feminino, além de desenvolver ações preventivas e oferecer serviços de acolhimento e tratamento.

O parlamentar chamou atenção para o “desconhecimento, o medo do tratamento e preocupações com a privacidade, que, segundo ele, têm resultado num aumento e prevalência dos Transtornos por Uso de Álcool (TUA) em todo o país, cujas taxas de alcoolismo entre mulheres são as mais altas do mundo”, afirmou João Gonçalves. A proposta prevê ainda a criação da Semana de Prevenção da Mulher contra o Alcoolismo, a ser realizada na semana do dia 18 de fevereiro de cada ano, em consonância com o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo.

É possível acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões, visitas técnicas, reuniões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

4