opinião

Basta

21 de maio de 2023

 

Marcos Pires

Basta de vermos animais arrastando carroças em meio a centenas de veículos pelas ruas de João Pessoa. Basta de observarmos o sofrimento de jumentos expostos ao sol do meio dia, tendo que puxar centenas de quilos sob chibatadas em seu lombo. Basta de corrermos o risco diário de uma tragédia anunciada com uma eventual disparada do animal, enlouquecido de tanto ser acicatado e partindo para cima dos automóveis, provocando um acidente fatal. Não creio que passem de uma centena os proprietários de carroças aqui na capital. Tenho certeza que a competência do poder público municipal irá encontrar em seus quadros condições de abrigar os carroceiros, mesmo que provisoriamente, porque cem pessoas não concursados a mais num quadro de algumas centenas de requisitados e comissionados não fará grande diferença. Enquanto recebem uma renda provisória que substitua a que derivava da antiga profissão estarão se requalificando para o mercado de trabalho. Alternativamente o poder municipal poderia procurar empresas privadas que admitissem esse pessoal em troca de algum incentivo tributário. As empresas de ônibus recebem subsídios no preço das passagens e nem por isso o mundo acabou.

Basta também de assistirmos passivamente o crescente e violento comercio das drogas ilícitas e a geração de uma turba de zumbis que está aumentado a cada dia. Basta da exposição da vida dos cidadãos comuns que são vítimas potenciais das disputas violentas entre essas gangues com a utilização de armas de fogo. Balas perdidas sempre acham o caminho do corpo de inocentes. Semana passada, pouco antes de passarmos por um bar que funciona diuturnamente na orla de João Pessoa fazendo nossa caminhada pela madrugada, dois homens haviam sido mortos ali. Foram muitos tiros e inocentes poderiam ter sido feridos. Na nota oficial os proprietários chegam a dizer que “…um lugar que tem uma rotatividade tão alta, atrai usuários e, consequentemente traficantes de drogas (isso tem em toda a orla da capital”. São eles que dizem isso. Ora, se não há como proibir a entrada da violência nesses ambientes, que se fechem esses ambientes numa hora menos imprópria. Nada de bom pode sair de um bar às 4 da manhã. Na Inglaterra os Pubs só funcionam até as onze da noite.

Basta de assistirmos as autoridades desmantelarem semanalmente os ajuntamentos dos zumbis das drogas e vê-los voltando no dia seguinte ao mesmo local e ao mesmo tráfico. Vejo isso todo dia.

Atenção, estou me referindo a João Pessoa, não à Cracolândia paulista.

Que não se use a violência; antes use-se a inteligência, aprendendo com quem já faz.

Morituri te salutant!

Você pode gostar também

2 Comentários

  • Reply Canindé 21 de maio de 2023 at 08:23

    Concordo totalmente com o tribuno Marcos Pires, tem que se encontrar um meio de acabar imediatamente com essas carroças puxadas por esses animais, que se torna pior ainda quando é uma égua parida, onde o pobre e inocente potrinho é obrigado a passar o dia neste castigo sem fim.
    Um vereador, não recordo o nome,aqui de JPessoa fez essa proposta, mas foi arquivada, não sei o motivo.
    O que sei é que BASTA de vermos em pleno século 21, o sofrimento destes animais.
    Basta!!!!!!!

  • Reply Edmundo dos Santos Costa 21 de maio de 2023 at 08:29

    O BASTA QUE SE PROCLAMA
    DEMONSTRA INSUFICIÊNCIA.
    É PRECISO QUE AS “GENTES”
    DOTADAS DE CONSCIÊNCIA
    AFIRMEM-SE COM AÇOES
    FORTALECENDO A CRENÇA.

    SEJA COMO FOR, APOIADO.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.