Memórias

Burity, o homem que não temia a morte mas tinha saudade da vida

30 de novembro de 2020

Hoje seria o aniversário de Tarcisio Burity.

O ex-governador da Paraíba faria 82 anos se vivo estivesse.

Foi um homem além do seu tempo.

Fez um Governo voltado para o futuro. Pensou grande em tudo o que fez. E se não fez mais, debite-se na conta das incompreensões de alguns que, por não terem o seu brilho, cuidaram de atrapalhar seus passos.

Convivi de perto com Burity. Nunca fui seu assessor direto, mas como assessor de imprensa da sua esposa, Glauce Burity, testemunhei gestos e atos desse homem que aprendi a admirar, respeitar e ter como espelho dos meus passos por essa vida afora.

Como menos de 40 anos, já era professor universitário, secretário de Estado e governador da Paraíba.

Fez um primeiro Governo tão primoroso que, quando se candidatou de novo em 1986, obteve uma maioria sobre seu oponente de 300 mil votos.

No seu segundo Governo, foi sabotado, traído, miseravelmente perseguido, mas nem por isso deixou de marcar sua passagem pelo Governo com obras ainda hoje presentes na vida do paraibano, como o abastecimento d`água de Gramame, a avenida de Intermares, o Hospital de Trauma, os conjuntos de Mangabeira e Valentina, 50 mil casas populares, o Espaço Cultural e quilômetros incontáveis de estradas asfaltadas.

Quis o destino que sua vida fosse abreviada, primeiro por um atentado inconsequente, e depois por um coração avariado.

Morreu novo.

Certa vez lhe perguntaram se tinha medo da morte.

Ele não tinha.

“Não tenho medo da morte, tenho saudade da vida”.

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply chico 1 de dezembro de 2020 at 05:43

    É assim que o povo da Paraíba trata os progressistas, vejam o que fizeram com Ricardo? o fato se repete, com perseguição e calunias promovidos por parte de uma mídia venal composta por analfabetos e mau caráter em sua maioria, Burity foi execrado que mesmo tendo levado tiros a queima roupa em um ambiente público, a imprensa quase o transformou de vítima em réu. Na minha existência só conheci na Paraíba 3 governadores republicanos João Agripino, Tarcísio Burity e Ricardo Coutinho

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.