Destaques

Câmara do TCE impõe multa de R$ 512 mil ao diretor do DER, dá 15 dias para Deusdete Queiroga comprovar obras do Aerodrómo de Conceição, Guarabira e Sapé e dá provimento a denúncia sobre contratação excessiva de prestadores de serviço pela Secretaria da Educação

6 de fevereiro de 2026

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba reprovou termos aditivos da Concorrência nº 003/2019 celebrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Empresa Tapajós Terraplenagem de Pavimentação Ltda. ao cabo do julgamento, nesta quinta-feira (5), do Processo de Inspeção Especial de Acompanhamento de Contratos nº 01083/25 sob relatoria do conselheiro Antonio Gomes Vieira Filho. Em seu voto, acompanhado à unanimidade, o relator impôs débito superior a R$ 512 mil ao gestor do DER Carlos Pereira de Carvalho E Silva, a quem ainda cabe recurso e, assim, a chance de comprovar, documentalmente, a regularidade desses gastos.

O secretário de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos Deusdete Queiroga Filho tem prazo de 15 dias para encaminhar à 1ª Câmara documentação relacionada à completa execução dos serviços de engenharia dos Aeródromos de Conceição, Guarabira e Cuité, sob pena de imputação dos gastos ali empregados. Também decorrente de Inspeção Especial de Acompanhamento de Contratos, o Processo nº 04624/24, atinente ao caso, foi decidido conforme o voto do relator Nominando Diniz.

Nesta quinta-feira, o órgão fracionário do TCE ainda decidiu pelo provimento de denúncia contra a Secretaria de Estado da Educação em vista da contratação excessiva de professores temporários em prejuízo dos aprovados em concurso público.  Há, neste sentido, decisão anterior do TCE, organismo que mantém o cnselheiro Nominando Diniz como representante no grupo interinstitucional encarregado da discussão do problema. Os entendimentos apontam para a elaboração, pelo Governo, de um plano estratégico de substituição progressiva dos temporários por concursados.

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba é composta pelos conselheiros Antonio Gomes Vieira Filho (presidente), Nominando Diniz e Renato Sérgio Santiago Melo. Suas sessões têm, ainda, a participação do conselheiro em exercício Marcus Vinicius Carvalho Farias. O Ministério Público de Contas esteve representado pelo procurador Bradson Tibério Luna Camelo. A TV TCE-PB, Canal no YouTube, exibe os julgamentos presenciais e remotos.

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

4