Sem categoria

Cássio, Maranhão e Cartaxo…o “Strike” cirúrgico de Ricardo Coutinho

9 de outubro de 2018

Por: Aldo Ribeiro

O que aconteceu domingo, bem que poderíamos chamar de strike, como habitualmente nos referimos à um jogo de boliche. O PSB liderado pelo governador Ricardo Coutinho, conseguiu algo que talvez jamais tenhamos visto acontecer em nosso estado. Uma nova geografia política vai se consolidando na Paraíba. Um novo conceito de gestão. A velha política tomou um golpe que dificilmente conseguirá se reerguer.

Fizemos algumas conjecturas aqui neste espaço. As pesquisas eleitorais dos grandes meios de comunicação, mais uma vez foram desmoralizadas. Porque, eleição após eleição, as pesquisas realizadas em nosso estado são quase sempre contra ao projeto do PSB, mesmo quando esse partido lidera as pesquisas? Vale a reflexão.

No mais, o resultado não poderia ser melhor para o PSB. Vitória de João no 1º turno, um senador, maioria nas bancadas e a queda sepulcral dos seus grandes adversários.

Maranhão, parte para ocaso político junto com seu MDB enfraquecido. Sessenta anos de vida pública, não é pra qualquer um. Não se pode negar sua vitalidade, sua energia e talvez seu melhor desempenho em todas as vezes pleiteou o executivo estadual.

Sobre Cássio, também conjecturei algumas vezes. E acredite, apenas juntei as peças. Os sinais estavam no ar. Afora todos os outros passos em falso, Cássio cometeu e insistiu num erro que o cidadão não atura mais: o discurso fácil dos oportunismos de ocasião. O passo em falso final, foi pular do barco de Alckmin e se jogar nos braços do Bozo. Acredito que continuará sendo uma liderança dentro do estado, porém sem aquela aura de invencível e inatingível. Deve juntar os cacos da oposição e provavelmente vai preparar seu filho pra vôos mais altos.

E os Cartaxos? Falamos tanto dessa chapa bizarra. Um grupo de famílias resolveu que queria tomar conta dos destinos estado. Aqui, na base da pirâmide, é que sentimos as verdadeiras impressões do povão, do eleitor silencioso e observador. Falei isso várias vezes. Um irmão prefeito da capital, e um outro irmão governador? Gêmeos? O povo não ia aceitar isso. E as incoerências de discurso e trajetória? Do PT pra o PSD, do PSD pra o PMN e do PMN pra o PV? E a coragem pra se posicionar de forma clara sobre os grandes temas? “Cimento sem sentimento”? Saem dessa eleição enfraquecidos e com poucas boas perspectivas. 2020 batendo a porta, e um tal de Ricardo Coutinho dando sopa por aí.

O grande desafio do PSB a partir de agora, será apresentar-se e incutir na população o conceito de projeto de políticas públicas, sem personalizações, pra não correr o risco de incorrer no mesmo erro dos Cartaxo, que transpareceram apresentar um projeto de poder pelo poder. De uma pequena nova oligarquia.

Se o projeto capitaneado pelo atual governador conseguir convencer a população, e isso acredito eu, irá se consolidar com João Azevedo, o PSB poderá ter longos anos de hegemonia na política do estado. A Paraíba já deu o sinal verde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você pode gostar também

6 Comentários

  • Reply Chico 9 de outubro de 2018 at 11:59

    Cassio pode até investir no filho,mas esse também já teve um pequeno sinal que o povo não vai em conversa fácil, pois o msm em apenas quatro anos viu o seu espólio bem reduzido, senão observé o decréscimo no número de votos, de mais votado na eleição de 2014 caiu para oitavo ou nono

  • Reply Mercia de Fatima 9 de outubro de 2018 at 12:54

    E viva o trabalho. As obras e ações estavam aí, por mais que falassem eram palavras ao vento contra a administração eficiente e responsavel com obras concretas, palpaveis e ações que muitos não iriam esquecer. Ganha Ricardo, ganha João, ganha o psb e muito mais ganha a Paraiba com a continuação desse projeto vitorioso.

  • Reply Neto Carlos 9 de outubro de 2018 at 14:34

    Tão mandando abraço pra Cássio lá de Campina Grande, onde antes tiravam 70-80% dos votos e agora deu “empate”. Libertação!

    Valeu Ricardo! A PB te ama de coração. Colocou os coronéis pra corrrer!

  • Reply Valter Firmino 9 de outubro de 2018 at 16:29

    A Paraíba já deu o sinal laranja.

  • Reply Adriano Junio 9 de outubro de 2018 at 17:58

    Hoje minha Paraíba q a amo tanto vive um novo momento uma nova história sempre tive um conceito q família dentro da política nunca vai existir compromisso com a população pois só querem querem o poder para benefícios próprie Ricardo e sempre acreditei q esse mago sem apadrinhado e sem ser de famílias tradicionais na política. Esse sim teria o perfil perfeito para acabar com a política no nosso estado do jeitinho da vida fácil do tapinha nas costas, viva o trabalho, viva os novos ares.

  • Reply Helena 10 de outubro de 2018 at 12:37

    Parabéns ao governador Ricardo Coutinho! Administrador “PORRETA”Trabalho e honestidade acima de tudo! Sou professora desse Estado há 30 anos e o que via antes era o sucateamento das instituições educacionais da qual participo. Arrumadinho com professores com gratificação no contra cheque de 5 mil reais, para trabalhar na politica para eles. Cássio foi um desses. Esses professores protegidos com cargo inventado fora de sala de aula, nomeação de coitados no lugar deles, sem saber nada! Aulas vagas, aulas com turnos reduzidos por os professores “SUBIR” aula 2 aulas em turmas diferentes acabavam dando 4 aulas em duas. Se eu for listar!!!! UFA! No governo de Ricardo isso foi se acabando gradativamente! Ainda existem algo a ser fiscalizado! mas hoje! já existem gestores cobrados e educação melhor.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.