Da Série Os Campeões da Informação: Oduvaldo Batista, o comunista | Blog do Tião Lucena

Da Série Os Campeões da Informação: Oduvaldo Batista, o comunista

Oduvaldo Batista tinha 87 anos quando morreu após lutar sete meses contra as sequelas de um AVC. O conheci já um veterano da imprensa. Natural de Alagoa Grande, veio menino morar em João Pessoa e aos 16 anos ingressou na Escola de Aprendizes de Marinheiros, através da qual ganhou os mares do sul, lá permanecendo até o seu retorno, já como jornalista vitorioso e comunista convicto, em 1976.

Escreveu em vários jornais da Paraíba. Em O Momento, com Jório Machado, teve sua passagem mais brilhante, seja como colunista, seja como editor. Mas também militou no Correio da Paraíba e em A União.

Nas campanhas para a API sempre estivemos em lados opostos. E foi para ele que experimentei a minha primeira e derradeira derrota. Éramos, eu de um lado e ele do outro, candidatos a vice-presidente da entidade e no dia da eleição, enquanto Oduvaldo permaneceu em seu posto pedindo o voto do associado, me considerei eleito e fui beber cachaça. No final fiquei com a derrota e com a ressaca. Mas perdi para um companheiro valoroso.

Instado pelo jornal Inverta a traçar um pequeno perfil dele próprio, assim ele se definiu:

Nasci em 11 de maio de 1921, Alagoa Grande, Paraíba. Aos 4 anos vim morar em João Pessoa. Aos 16 anos, ingressei na Escola de Aprendizes Marinheiros, do Recife. Ano depois, em janeiro de 39, fui com a turma da escola para o Rio de Janeiro, base da Marinha de Guerra, embarcando no Encouraçado São Paulo, onde cursei artilharia. Mas, por não ter vocação militar, depois de fazer o curso para cabo, já 2ª classe, dei baixa e voltei a morar em João Pessoa, em junho de 1942, pouco meses antes do Brasil entrar em Guerra. Foi um “milagre”. Por isto, minha mãe que era muito católica mandou celebrar um missa em ação de graças na Igreja de Lourdes. Minha origem é humilde. Meu pai era guarda-livros, mas por ser muito honesto ficou pobre. Minha mãe era filha de um pedreiro.”

2 Comentário On Da Série Os Campeões da Informação: Oduvaldo Batista, o comunista

Deixe uma resposta:

Seu endereço de e-mail não será mostrado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.