Destaques

Damásio Franca faria 105 anos hoje

16 de setembro de 2023

Hoje seria o aniversário do ex-prefeito Damásio Franca, claro, se vivo estivesse. Comemoraria com muita festa os seus 105 anos, porque Damásio gostava de festa. Na sua administração as festas tinham sabor de quero mais. A Festa das Neves, com Bagaceira e tudo, fazia história. Os carnavais de rua animavam a cidade e o São João de Seu Damásio era tão bom que quando terminava o da rua continuava o da sua granja na estrada para Recife.

Não convivi com ele. O entrevistei uma única vez antes dele ocupar seu último mandato como prefeito na administração do governador Tarcísio Burity. Mas, se não convivi com ele, tomei conhecimento de suas proezas. Como administrador, deu show. Fiscalizava ele mesmo as finanças da Prefeitura. Mantinha consigo a chave do cofre e dizia para quem quisesse ouvir: “Não levando pra casa, o dinheiro dá”.

Fui secretário de Chico Franca, seu filho. E aprendi a admirar a família Franca. Seu Damásio soube criar seus meninos. Ainda hoje são unidos, o que der pra um, dá pra todos. E ninguém se atreva a mexer com um deles, porque o vespeiro se assanha e só escapa quem avôa.

A Paraíba e, notadamente, João Pessoa, precisa reconhecer o valor do grande Damásio Franca. Quem sabe colocando um busto dele, de corpo inteiro, no Parque Solon de Lucena ou numa das praças que cuidava como se fossem o jardim de sua casa!

Fica a sugestão a quem de direito.

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply CHICO OLIVEIRA 18 de setembro de 2023 at 13:46

    Minha mãe completa 93 anos de idade no próximo dia 29/09. Desde que eu era criança ouvia só elogios a Dr. Damásio. Realmente, pelo padrão de qualidade exigente de mamãe, com certeza se tratava de um cidadão merecedor de toda consideração. O cabra era gente boa.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.