opinião

De farmácias e remédios

25 de junho de 2023

 

Marcos Pires

“- Você é filho de Creusa Pires? Meus pais foram muito amigos dela e do seu pai. Eu era fã dela”. Que legal encontrar na farmácia alguém que conhecera minha mãe. “- Você também está usando Ozempic? Deu certo, né?” De minha mãe eu sabia, porém não tinha a menor ideia do que era aquele Ozempic que eu estaria usando, porém se dera certo…. Perguntei-lhe o que era Ozempic. “- Oxente, é aquela injeção que está na moda. Aplicamos na barriga. Era para diabéticos mas foi descoberto que emagrece. Eu estou me dando muito bem. Então, você fez bariátrica? Porque perdeu muito peso”. Não, eu também não fizera bariátrica; perdi trinta quilos ao custo de muitas restrições alimentares e 4 atividades físicas diferentes todos os dias. Com certeza pensou que eu estava mentindo. Deixei pra lá, não seria a primeira pessoa nem a primeira vez.
Já na fila do caixa vi um senhor teimar com a esposa sobre a escolha dos comprimidos:   “- Mas você sabe que comprimidos brancos fazem menos efeito do que comprimidos coloridos”. E voltaram ao balcão para trocar a medicação.
Farmácias podem ser ótimos lugares para medirmos a quantas anda o juízo do povo. Um amigo que trabalha no ramo há muito tempo me disse que não são poucas as pessoas que ao serem atendidas vão pra cima: Chegou alguma novidade?”.
Me impressiona não somente o absurdo da automedicação aqui no Brasil como a facilidade para a compra de medicamentos. Vá tentar comprar ao menos um cachete na Europa sem prescrição médica para ver o drama….
Os saudáveis leitores sabiam que a automedicação no Brasil é praticada por 77% da população, segundo o Conselho Federal de Farmácia? Por acaso tem conhecimento que os antitérmicos podem mascarar uma infecção, ou que os anti-inflamatórios podem sobrecarregar os rins? Por aí vai. Meu Deus, os médicos passam boa parte da vida estudando e estão sendo substituídos violentamente pelo Dr. Google.
Absurdo!
Quanto às farmácias vou arranhar só a casca. Consultei amigos tributaristas de diversos Estados e eles são unanimes em concordar que quanto ao ICMS devido por elas, o cálculo deve ter sido desenvolvido pela NASA, porque se você pedir a cem auditores fiscais para efetuarem esses cálculos, muito provavelmente obterá cem resultados diferentes.
E é melhor nem falar dos alugueis estratosféricos pagos por suas lojas.
Lembro de um amigo carioca: “- Aí tem!”

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply Edmundo dos Santos Costa 25 de junho de 2023 at 09:16

    A AUTOMEDICAÇÃO É INDUZIDA PELOS MEIOS DE PROPAGANDA QUE NÃO OBEDECEM E NÃO SÃO FISCALIZADOS PELAS “OTORIDADES” RICAMENTE PAGAS PARA TANTO. TEM UM TAL DE ACABE, SÓ PARA EXEMPLIFICAR, QUE NAS RÁDIOS LOCAIS – SOLÂNEA E BANANEIRAS – É VENDIDO COMO UM “ARRILIQUE” QUE, TOMANDO-O, “VOCÊ PODERÁ VOLTAR A COMER TUDO QUE GOSTA”, IMAGINE O TRAPALHÃO DIABÉTICO QUE FOR NESSA ONDE! POR FALAR EM PROPAGANDA, VEJAM O QUE DIZ O ARTIGO 3º DA LEI 9.294/96 E COMPARE COM O QUE SE FAZ NAS TVS, RÁDIOS E DIFUSORES DE PROPAGANDAS.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.