Blog do Tião Lucena

  • Página Inicial
  • Política
  • Meia Noite
  • Cidade
  • Destaques
  • Diário da Covid
  • Diário de Amanda
  • Memórias
Destaques

Deu no Dito e Feito: Livânia Farias diz em documentário do Consultor Jurídico que o governador João Azevêdo negociou a sua prisão

8 de maio de 2022

 

Livânia Farias diz em documentário do Consultor Jurídico que o governador João Azevêdo negociou a sua prisão

Por Wellington Farias
Em depoimento para o documentário Justiça Contaminada – O Teatro do Lavajatismo na Paraíba, produzido pela TV Conjur, a ex-secretária de administração do Estado, Livânia Farias, acusa diretamente o governador João Azevêdo de haver negociado a sua prisão.

Lançado esta semana, o documentário traça um paralelo entre as operações Lava Jato (Curitiba) e Calvário (na Paraíba), com depoimentos de renomados juristas, e aborda a questões inerentes à prática de lawfare. No oitavo capítulo, Livânia afirma: “Tenho a certeza de que a minha prisão foi negociada pelo atual governador (João Azevêdo)”.

O vídeo de lançamento do documentário está postado no blog Dito e Feito-PB, clique aqui para assistir.

A certa altura de sua fala a ex-secretária de Estado detalha: “Eu tenho umas divergências com relação a essa questão de onde veio a pressão (para que ela fosse presa). Tenho a certeza de que a minha prisão foi negociada pelo atual governador. Agora, eu não tenho nenhuma dúvida de que o governador negociou a minha prisão. Nenhuma!”.

Dinheiro
O documentário lembra que em 3 de fevereiro de 2019, a Rede Globo veiculou no programa Fantástico, uma reportagem produzida a partir de vazamento de informações, mostrando o desvio de dinheiro pela Cruz Vermelha. No vídeo aparece Leandro Nunes Pereira, ex-assessor de Livânia em encontro com Michele Lousada, secretária particular do empresário Daniel Gomes da Silva, quando ela entrega uma caixa de vinho a Leanndro.

O episódio teria ocorrido num hotel do Rio de Janeiro. Segundo o documentário, o Ministério Público afirma que com as garrafas também estavam R$ 900 mil. “O Gaeco da Paraíba se refere a este episódio como crime eleitoral”, lembra o narrador do documentário.

Num trecho do documentário o narrador diz ter Livânia afirmado que o dinheiro que o seu ex-assessor Leandro teria ido buscar no Rio de Janeiro foi para fornecedores da campanha eleitoral do governador João Azevêdo, em 2018.

Tem mais coisa…
Livânia acrescenta no áudio reproduzido: “Tinha 900 e poucos mil. Os fornecedores receberam. Um recebeu 300 mil, um outro recebeu isso; quem determinou foi Leandro  (Nunes Pereira). Leandro foi meu assessor desde 2008. Tinha esse dinheiro. Naquele processo ali, o dinheiro foi para a campanha do governador atual. Eu só disse: Leandro, tem dinheiro lá no Rio. Ele disse: se só tem tu vais tu mesmo. Ele foi e levou para os fornecedores, para a campanha do atual governador. Para pagar antecipado, porque uma coisa era confiar no ex; outra coisa era confiar no que ia  entrar.”

No documentário o narrador diz que esta explicação de Livânia, entre várias outras, foi deixada de lado pelo Ministério Público e pela Justiça paraibana, que focaram em acusações contra o grupo do ex-governador Ricardo Coutinho.

Mais adiante o depoimento de Livânia é retomado: “O único processo que andou foi esse que tem eu, Daniel, Michele e Leandro, que é da caixa de vinhos. E ai é que eu quero saber: o que é que o Judiciário daqui vai fazer. Porque se aquilo ali não for eleitoral, nenhum mais é. E eu acho que nem deveria ter chegado a tanto.”

No documentário também está registrado que “somente na delação de Livânia, o crime eleitoral foram mencionados 217 vezes.”

O outro lado
O Blog Dito e Feito procurou ouvir o outro lado: enviou mensagem de Whatsapp ao secretário de Comunicação do Governo, Nonato Bandeira, pedindo a versão do governador João Azevêdo sobre as acusações de Livânia. Até o momento da publicação desta matéria, 24 horas depois, não houve resposta.

O Dito e Feito-PB disponibiliza para o governador o espaço que achar necessário se desejar oferecer a sua versão. Tem qualquer tempo e qualquer.

No Documentário da TV ConJur está dito que João Azevêdo foi procurado para se manifestar a respeito, mas também silenciou.

Quem é
A TV que produziu o documentário pertence a Consultor Jurídico (Conjur), o mais influente site sobre a Justiça e Direito em língua portuguesa. Está dito na sua apresentação: “O site nasceu para ser fonte de informação sobre o que acontece nos tribunais, escritórios e no dia a dia do país sob as lentes do Poder Judiciário”.

A ConJur já publicou mais de 175 mil textos, entre notícias, artigos e entrevistas com grandes nomes do Direito. São oferecidos em seu banco de dados mais de 26 mil arquivos, entre decisões judiciais, petições e outros documentos oficiais.

O site tem, em média, 3,5 milhões de leitores por mês. Seu público é composto por advogados, juízes, ministros, professores, membros do Ministério Público, estudantes, jornalistas e empresários.

Lembrando
A secretária de Administração da Paraíba, Livânia Farias foi presa numa tarde de março de 2019, no aeroporto Castro Pinto quando chegava de Belo Horizonte, onde estava em viagem com a família. Ela era acuasada de corrupção por envolvimento no que o Ministério Público classifica como organização criminosa, envolvendo a Cruz Vermelha, Organização Social que gerencia hospitais no Estado

1 Comments
Compartilhe:

Você pode gostar também

Xandu, a jovem que morreu porque queria amar

8 de dezembro de 2022

As primeiras do dia

19 de setembro de 2024

Radialista denuncia extorsão de grupo comandado por comerciante que teria ficado rico roubando 200 gramas de cada quilo de açucar vendido ao consumidor

23 de março de 2023

1 Comentário

  • Reply Valmir 8 de maio de 2022 at 17:02

    Eu já tinha comentado a tempos atrás q tava parecendo a mesma história, os mesmo modos operantes da outra novela, só q com atores diferentes. O problema e quem vai pagar a conta da pessoa acusada sem provas.

  • Deixar uma resposta Cancelar

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

    E-mail para contato: [email protected]

    Pesquisar

    Categorias

    • A História de Meia Noite (1)
    • Cidade (144)
    • Cotidiano da cidade (37)
    • Cultura (40)
    • Destaques (6.279)
    • Diário da Covid (10)
    • Histórias de eleição (3)
    • Memórias (369)
    • O amor é lindro (555)
    • opinião (1.351)
    • Os Campeões da Informação (37)
    • Política (1.153)
    • Sem categoria (4.908)
    • Tá todo mundo doido (2)
    • TV do Tião (3)

    Tags

    As primeiras do dia Campina Grande Eleições 2018 Ex-prefeito de Imaculada e o filho por desvio de 609 mil reais Lava Jato Mais um tarado atrás de Ana Paraíba Política Porque hoje é sábado PR. Princesa Ricardo Coutinho Romero é vaiado e chamado de ladrão durante o desfile em Campina Grande

    Parceiros

    O Fuxiqueiro

    Blog do tião

    E-mail para contato: [email protected]

    3