Destaques

Ministro Hadab, campeão de trapalhadas em terras chinesas

13 de abril de 2023

Xangai – Na China, sede de algumas das principais empresas de e-commerce que têm feito sucesso entre os brasileiros e obtido lucros estratosféricos com a atuação no país, como Shein, Shopee e a AliExpress, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad comparou as transações que passam ao largo da cobrança de impostos a crimes como contrabando e roubo de carga.

Mais adiante, fez a comparação: “A partir do momento em que o sujeito é receptador de carga roubada e o outro é contrabandista, você vai inviabilizando a concorrência. E isso acaba com o comércio, na prática. Um bom comércio é um comercio em igualdade de condições”.

Logo após um compromisso oficial ao lado presidente Luiz Inácio Lula da Silva no hotel em que a delegação está hospedada, Haddad deu entrevista a um grupo reduzido de repórteres.

A iniciativa é necessária, disse ainda, para dar condições de igualdade às empresas brasileiras que têm sido abocanhadas pela atuação das companhias estrangeiros — é o caso das chinesas.

Fim da sonegação

Na prática, não haverá imposto novo, mas as compras podem, sim, ficar mais caras porque o governo tentará acabar com a sonegação — os custos terão que ser absorvidos pelas próprias companhias que vendem, que certamente os embutirão nos preços, ou os impostos terão de ser pagos por quem compra.

Já há algum tempo, a área econômica vem sofrendo pressão de empresas brasileiras para regular o comércio eletrônico, alegando que as gigantes estrangeiras — especialmente as chinesas — têm ganhado terreno com a oferta de preços mais baixos justamente por não estarem sujeitas à carga tributária que pesa sobre o mercado nacional.

Ao ser indagado sobre o tema, Haddad deu uma resposta bastante curiosa. Disse que não conhece a Shein, uma das empresas de e-commerce chinesas que mais têm vendido no Brasil.

“O único portal que eu conheço é o da Amazon, porque eu compro todo dia um livro, pelo menos”, emendou, numa espécie de ato falho — para além de admitir desconhecimento sobre a empresa, em plena China, país que trava uma intensa guerra comercial com Estados Unidos, ele acabou por fazer, ainda que sem querer, uma espécie de propaganda gratuita para a gigante americana de e-commerce.

Não é o único ponto: não deixa de chamar atenção, também, o fato de o ministro da Fazenda do Brasil simplesmente não conhecer uma empresa que, só no ano passado, teve faturamento de R$ 8 bilhões — uma cifra impressionante se comparada às vendas de tradicionais grupos varejistas nacionais.

Haddad contou que, nos últimos dias, uma das companhias chinesas de comércio eletrônico que atuam no país — ele não disse qual — procurou o governo para manifestar interesse em regularizar sua situação.

Você pode gostar também

4 Comentários

  • Reply Renan 13 de abril de 2023 at 22:46

    Votei e voto em Lula. Mas esse Hadad é um lixo!! Tirem essa desgraça daí. O que prejudica Lula é o PT!

  • Reply Antônio Carlos 14 de abril de 2023 at 10:27

    Não existe trapalhada alguma. O que existe é sonegação fiscal mesmo, em que empresas usam largamente o artifício de similar uma transação entre pessoas físicas para sonegar nas vendas. E tem que ser dito mesmo. Se o Estado quer e deve atender a inúmeras demandas, tem que ter recursos. E de onde vem os recursos senão dos impostos? Nesse caso específico, é uma mentira deslavada que parece unir direita e parte da esquerda, a versão de que está se criando um tributo. É mentira. O que está se querendo é que trambiques fiscais sejam combatidos. E o nome de quem deliberadamente sonega imposto é de ladrão e trambiqueiro.

  • Reply Edmundo dos Santos Costa 14 de abril de 2023 at 11:26

    VOCÊS QUEREM UM MINISTRO OU UM FORMULÁRIO? SE LULA NÃO CONCORDASSE COM A ATUAÇÃO DELE, QUER POR INCOMPETÊNCIA, QUER POR DESONESTIDADE, JÁ O TERIA DEMITIDO. TÔ ERRADO. ENTRETANTO COMO NÃO SOU CONHECEDOR DAS QUESTÕES PERTINENTES AO ASSUNTO, PREFIRO OPINAR DA FORMA QUE MAIS ME PARECE LÓGICA, AFINAL NÃO SERÁ POR CONTA DA MINHA OPINIÃO, POR MAIS CORRETA QUE POSSA SER OU POR MAIS IDIOTA E DESRESPEITOSA QUE FOSSE, QUE LULA IRIA AFASTAR O MINISTRO.

  • Reply eugenio pacelli 14 de abril de 2023 at 15:39

    HADDAD ESTA MAIS DO QUE CERTO. TRAPALHADA E UMA REPORTAGEM DESSA, DESQUALIFICAR O CARA PORQUE QUER ACABAR COM A SONEGAÇÃO FISCAL. UM BOCADO DE MUAMBEIRO FAZENDO COMERCIO ON LINE SEM PAGAR UM VINTEM DE IMPOSTO, ENQUANTO O COMERCIANTE QUE MONTA SUA LOJA, DA EMPREGO PAGA IMPOSTO E NÃO CONSEGUE ACOMPANHAR OS PREÇOS DOS OBJETOS VENDIDOS PELOS SONEGADORES. ISSO SIM É UMA TRAPALHADA.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.