Sábado, 17 de outubro de 2026 Eleições faltam faltam 8 dias para o segundo turno Texto
Publicidade
Sem categoria

Dino vai acionar CNJ e MPF contra desembargador que disse que o Paraná tem nível cultural superior ao Norte e ao Nordeste

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), anunciou pelo Twitter neste sábado (15) que acionará o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério Público Federal (MPF) contra o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná Mário Helton Jorge.

“Precisamos de uma Justiça antirracista no Brasil. E por isso vamos enviar ao CNJ e ao MPF o caso do desembargador que propagou que um Estado tem ‘nível cultural superior’ a outras regiões, em abordagem discriminatória. Consideramos que a conduta pode ser enquadrada na Lei 7716/89″, publicou Dino. A lei citada define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.

O desembargador Mário Helton Jorge, durante sessão realizada na última quinta-feira (13), destilou preconceito contra outras regiões do país ao afirmar que o Paraná “tem nível cultural superior ao Norte e ao Nordeste” e que também que não possui o “jogo político dos outros estados”.

Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o magistrado emitiu uma nota em que diz “que não teve intenção de estabelecer comparação de cunho preconceituoso”.

A declaração do desembargador aconteceu durante uma sessão da  2ª Câmara Criminal.

Comentários 4

  1. Esse imbecil não deveria está numa mesa de julgamento e sim numa cocheira junto com os animais q ele cultiva.

  2. O Paraná tem um grande intelectual o marreco. Juntando essa cambada todinha não encosta nem perto de Ariano Suassuna.

  3. A propósito, o Paraná tem algum jurista do nível de um Ruy Barbosa (baiano)? Um escritor que rivalize com Machado de Assis (carioca)? Um dicionarista do naipe de um Aurélio Buarque de Holanda (alagoano)? Um músico genial como Antônio Carlos Jobim (carioca) e Sivuca (paraibano)? Um poeta que esteja no mesmo panteão de Augusto dos Anjos (paraibano) e Carlos Drumond de Andrade (mineiro)? Um cronista como Antônio Maria (pernambucano) ou Rubem Braga (capixaba)? Um jornalista consagrado como Joel Silveira (sergipano)? Cantoras maravilhosas como Maria Bethânia e Gal Costa (baianas)? Que superioridade cultural é essa do Paraná que o Brasil e o mundo não conhecem nem reconhecem?

Seu e-mail não será publicado. Comentários passam por moderação.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Compartilhar
TV do Tião · Shorts

Histórias que a Paraíba não pode esquecer

Os vídeos curtos mais recentes do canal no YouTube. Toque em um vídeo para assistir aqui mesmo.

Link copiado