Sem categoria

Dino vai acionar CNJ e MPF contra desembargador que disse que o Paraná tem nível cultural superior ao Norte e ao Nordeste

15 de abril de 2023

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), anunciou pelo Twitter neste sábado (15) que acionará o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério Público Federal (MPF) contra o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná Mário Helton Jorge.

“Precisamos de uma Justiça antirracista no Brasil. E por isso vamos enviar ao CNJ e ao MPF o caso do desembargador que propagou que um Estado tem ‘nível cultural superior’ a outras regiões, em abordagem discriminatória. Consideramos que a conduta pode ser enquadrada na Lei 7716/89″, publicou Dino. A lei citada define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.

O desembargador Mário Helton Jorge, durante sessão realizada na última quinta-feira (13), destilou preconceito contra outras regiões do país ao afirmar que o Paraná “tem nível cultural superior ao Norte e ao Nordeste” e que também que não possui o “jogo político dos outros estados”.

Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o magistrado emitiu uma nota em que diz “que não teve intenção de estabelecer comparação de cunho preconceituoso”.

A declaração do desembargador aconteceu durante uma sessão da  2ª Câmara Criminal.

Você pode gostar também

4 Comentários

  • Reply Nilton Lins 15 de abril de 2023 at 17:59

    É melhor eu ficar quieto e não falar a verdade … viva o ódio do Bem.

  • Reply Marcio Siqueira 16 de abril de 2023 at 00:09

    Esse imbecil não deveria está numa mesa de julgamento e sim numa cocheira junto com os animais q ele cultiva.

  • Reply chico 16 de abril de 2023 at 11:53

    O Paraná tem um grande intelectual o marreco. Juntando essa cambada todinha não encosta nem perto de Ariano Suassuna.

  • Reply José 16 de abril de 2023 at 15:38

    A propósito, o Paraná tem algum jurista do nível de um Ruy Barbosa (baiano)? Um escritor que rivalize com Machado de Assis (carioca)? Um dicionarista do naipe de um Aurélio Buarque de Holanda (alagoano)? Um músico genial como Antônio Carlos Jobim (carioca) e Sivuca (paraibano)? Um poeta que esteja no mesmo panteão de Augusto dos Anjos (paraibano) e Carlos Drumond de Andrade (mineiro)? Um cronista como Antônio Maria (pernambucano) ou Rubem Braga (capixaba)? Um jornalista consagrado como Joel Silveira (sergipano)? Cantoras maravilhosas como Maria Bethânia e Gal Costa (baianas)? Que superioridade cultural é essa do Paraná que o Brasil e o mundo não conhecem nem reconhecem?

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.