Memórias

Do Parlamento PB da minha querida e amada Cláudia Carvalho:Estátua pintada com “amarelo meio-fio” gera revolta em Itaporanga

24 de maio de 2020

O município de Itaporanga está vivenciando neste domingo, 24, uma série de reações de espanto e rejeição a um fato que poderia ser simples, mas acabou chamando a atenção dos moradores. A estátua do Dr. Praxedes Pitanga, que foi interventor municipal, foi pintada com um tom de amarelo igual ao usado no meio-fio. Nas ruas e nos grupos de WhatApp, a escolha da tinta foi muito criticada.

Os moradores de Itaporanga descreveram a cor como “tosca”, “de mau gosto”, “cheguei” ou mesmo “ridícula”. O assunto mereceu até um texto escrito pelo advogado Paulo César Conserva. Confira a íntegra:

“Dr. PRAXEDES PITANGA
Exige-se respeito para com nosso patrimônio público, adicionado de bom gosto estético

Neste 24 de maio de 2020, quando Itaporanga celebra os 96 anos de Padre José Sinfrônio, um gigante para nossa fé, nossa cultura e nosso desenvolvimento, ficamos todos estupefatos ao ver a forma desrespeitosa com que foi tratada a estátua de um dos maiores e mais proeminentes filhos desta terra de Misericórdia.

Na Praça da Prefeitura Municipal, a estátua do grande PRAXEDES DA SILVA PITANGA (* 1896 | + 1991), foi pintada com o resto de tinta amarela que servira à pintura do meio-fio.

Que imagem mais tosca!

Simplesmente ridícula e de péssimo gosto a iniciativa, que tratou o patrimônio público municipal, exatamente o ícone de um dos mais elevados itaporanguenses, como se fosse a guia de concreto que demarca o caminho de veículos.

Dr. Pitanga merece respeito. Nossa história merece cuidado. Nossa gente merece dignidade por seu patrimônio.

Promotor de Justiça, Advogado e Político, Pitanga assumiu os cargos de Prefeito de Itaporanga, Deputado Estadual e Deputado Federal. Foi também Vice-Procurador Geral de Justiça do Estado.

Sob sua administração, a cidade de Misericórdia passou a ser chamada Itaporanga.

Homem de inteligência, bravura e honradez incontestáveis, amou sua terra como poucos.

De certo modo, sua atuação política e profissional serviu de guia para muitas gerações, inclusive para mim. Por essa razão, vejo-me desrespeitado com essa situação de péssimo gosto.

A conservação de um bem público, nomeadamente quando à intervenção se dá contornos de “restauração”, não se pode fazer de todo modo, sem critérios, sem bom gosto, sem carinho estético. É como se o amadorismo tomasse conta até mesmo de nossas consciências. Isso é inadmissível.

Agora, quando a memória histórica de nosso povo é vilipendiada com ato tão grosseiro, senão irresponsável e ignóbil, faço apelo público à Administração Municipal para que dê tratamento adequado à estátua do Dr. Pitanga, restaurando-lhe os aspectos originais da escultura.

Viva Itaporanga!
Viva nossa história!

Itaporanga, 24.V.2020.

PAULO CÉSAR CONSERVA
Advogado”

Outro lado – O ParlamentoPB entrou em contato com o prefeito de Itaporanga, Divaldo Dantas, e com o secretário de Obras do Município, Hermes Rodrigues, mas nenhum deles atendeu aos telefonemas ou respondeu às mensagens enviadas pelo WhatsApp.

 

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply Enderson Luan 25 de maio de 2020 at 11:00

    Agora parece que a moda é pintar tudo de verde e amarelo… Mas porquê será?

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.