Sem categoria

Do Radar Paraíba: Famintos: amigo de Wallber é comandante do desvio de merenda em CG e deputado silencia

27 de julho de 2019

Um dos apontados como comandante do esquema que desviava recursos da merenda escolar na gestão de Romero Rodrigues (PSD) na Prefeitura de Campina Grande é Frederico de Brito Lira. Ele é empresário e possui amizade com personalidades que atuam na política paraibana, dentre eles o deputado Wallber Virgolino (PATRI). Lira possui um haras, que chega a ser frequentado pelo parlamentar.

Frederico de Brito Lira é o responsável por trás da empresa de fachada que vencia licitações na Secretaria de Saúde, e negociava todas as transações licitatórias, inclusive com sobrepreços.

Conhecido por suas declarações contra a corrupção, curiosamente Wallber silenciou com relação a Operação Famintos, que desbaratou um esquema milionário no município campinense. E, além disso, não apontou culpados ou criticou nominalmente membros da organização que atuava no desvio da verbas da merenda escolar.

Um dos exemplos deste silêncio é na esfera virtual. Bastante atuante nas redes sociais, e sempre comentando os principais assuntos do estado, muitos deles sobre corrupção e segurança pública, o deputado Wallber ainda não tratou sobre o assunto no ambiente digital.

O comandante

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, a empresa Delmira Feliciano Gomes ME, na qual a proprietária tem o mesmo nome, venceu várias licitações para fornecimento de merenda escolar, porém, um homem identificado como Frederico de Brito Lira comandava de fato a empresa. A pessoa Delmira Feliciano Gomes nunca existiu. Foram criados documentos fictícios para abertura do negócio, que movimentou R$ 18 milhões de 2013 a 2016.

Ao longo da denúncia, a Procuradora da República Acácia Soares Peixoto Suassuna afirma que Frederico de Brito Lira se utiliza desta empresa para vencer licitações e que interceptações telefônicas e transações bancárias comprovam que ele comanda a empresa.

Conforme o MPF, a secretária tinha total conhecimento de que Frederico de Brito Lira usava a empresa de fachada e demonstrava isso em ligações telefônicas com outros agentes públicos. Como em um contato com o presidente da Comissão Permanente de Licitação da prefeitura de Campina Grande, Hélder Giuseppe Casulo de Araújo.

“Todas essa conversas, aliadas às irregularidades verificadas pela CGU, evidenciam a participação direta de Iolanda Barbosa da Lira e Paulo Roberto Diniz de Oliveira nas fraudes aos procedimentos licitatórios e contratos vinculados à Secretaria de Educação, notadamente aqueles que envolvem Frederico de Brito Lira”, afirma a procuradora Acácia Soares Peixoto no pedido de prisão.

Você pode gostar também

7 Comentários

  • Reply Fiscal 27 de julho de 2019 at 09:40

    Eita Tião,
    Será por isso que lampião caiu do cavalo!!!

  • Reply Standislau 27 de julho de 2019 at 10:52

    Oxente! E faz é tempo que ele tá calados. Tanto os blogs de Cartaxo como os de Ricardo pararam de dar-lhe atenção. Pode ser que ocorra a mesma merda que ocorreu com Bolsonaro e esse maluco chegue a prefeitura.

  • Reply Arnaldo Leite 27 de julho de 2019 at 11:09

    Esse Walber nunca me enganou é pior que os demais.

  • Reply Angela 27 de julho de 2019 at 17:13

    Não votei no deputado, e não gosto das suas posições. Mas amigo não vem
    com carimbo na testa atestando a sua idoneidade. Ou vem?

  • Reply Delfos 27 de julho de 2019 at 17:38

    BOLSONARO SENDO BOLSONARO.

    PALAVRAS DIGNAS DE UM EX-CAPITÃO. QUALQUER. NÃO DE UM PRESIDENTE DA REPÚLBLICA!

    “Ele (Glenn) não se encaixa na portaria. Até porque ele é casado com outro homem e tem meninos adotados no Brasil. Malandro, malandro, para evitar um problema desse, casa com outro malandro e adota criança no Brasil. Esse é o problema que nós temos. Ele não vai embora, pode ficar tranquilo. Talvez pegue uma cana aqui no Brasil, não vai pegar lá fora não”,

  • Reply Cavalcanti 27 de julho de 2019 at 19:35

    Isso é que chamo medo de Ricardo. Tão se cagando, o fato é que não tem adversário para enfrentar o mago, todos levam uma lavagem e grande

  • Reply Chico 28 de julho de 2019 at 05:48

    Ranyere Paulino também perdeu a fala ,sera porque a operação é dos famintos?

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.