Destaques

Domingueiras do Tião

3 de abril de 2022

O ENTERRO DE QUINCAS

Joaquim de Mariinha arrumou a maleta, botou dentro dela as duas mudas de roupa e o par de sapatos Vulcabras e saiu de São Francisco do Chabocão, em Sousa, para tentar enricar em São Paulo.

Foi de ônibus, no ônibus da Itapemirim. E em São Francisco ficaram os oito irmãos e os pais, todos morrendo de saudade, mas acreditando num futuro de vacas gprdas.

Quinca, para os mais íntimos, chegou em São Paulo numa madrugada chuvosa. Dormiu na rodoviária até o dia aparecer e, com o dia nascido, começou a procurar emprego. Arrumou um de servente de pedreiro. Depois trabalhou numa borracharia. O tempo foi passando e ele se promovendo, até que conseguiu juntar algum dinheiro e comprar um boteco. Começou a mandar dinheiro para os pais e os velhos não escondiam o orgulho de ter um filho paulista, cheio da nota. Quinca casou, comprou casa, mobiliou, se sofisticou, até vídeo cassete e máquina de filmar adquiriu. Mas morreu atropelado.

A notícia chegou no Chabocão com alarde. A família se empiriquitou toda para ir ao enterro. A mãe, em estado de choque, não viajou mas exigiu que o sepultamento fosse filmado, para assistir no vídeo cassete que Joaquim tinha comprado para ela.

Pedido atendido.

No dia da exibição, colocaram o vídeo na sala grande da casa e a vizinhança foi chamada. Parecia sessão de cinema.

Apareceu a primeira imagem: Quinca deitado no caixão, com os buracos do nariz tapados com algodão. Na platéia, o choro das mulheres:

– Parece um anjo. Tem jeito de quem está dormindo”.

E a mãe:

– Oh vida ingrata! Por que levaram meu Quinca?

Lá na tela o velório transcorria entre lágrimas e beijos no defunto. A viúva, ainda cheia de vida e de gás, levantava os braços e chamava por Nossa Senhora.

Uma velha meio gorda gritava “Ó meu Deus!” e se sacudia em cima de um sofá velho.

A cena seguinte era o enterro. Todo mundo se despedindo de Quinca. Lá fora, na platéia que assistia a fita, os acenos de adeus imitavam os da tela.

A mãe de Quinca a essa altura já tinha bebido cinco copos de garapa e fumado três rolos de fumo Arapiraca no seu cachimbo de cano de mamona. E a medida que o caixão se aproximava da cova, a velha levantava a saia, sacudia o calor e pedia a Padim Ciço para leva-la também.

Por fim o caixão desceu. E a filmagem deu um close num gravador colocado na tumba vizinha, de onde saía a voz de Roberta Miranda cantando “Vai com Deus!”

 

NIVER DE MAURÍLIO

O meu amigo – esse é amigo mesmo – Maurílio Batista reuniu a família esta semana para comemorar seus bem vividos 66 anos. Teve até bolo e velinhas que ele apagou sorrindo.

Gente fina.

 

PROCURADORES FISCAIS

A Paraíba foi representada no IX Encontro Nacional das Procuradorias Fiscais, em Porto de Galinhas, pelos Procuradores do Estado Sérgio Felix de Lima, Monica Figueiredo, Silvana Simões, Jaqueline Lopes de Alencar, Lilyane Fernandes Bandeira, Glauberto Bezerra, Sany Japiassu e Ricardo Lucena.

Você pode gostar também

4 Comentários

  • Reply Alexandre José 3 de abril de 2022 at 15:49

    Tião você que é bem informado escreva mais sobre a chapa VENEZIANO e RICARDO COUTINHO,os apoios as visitas que Ricardo faz na Paraíba,so temos esse brog pra ficar bem informado,desde de ja lhe agradeço.

    • Reply Sebastião 3 de abril de 2022 at 19:09

      Amigo, leia mais este blog que você verá

  • Reply Alexandre José 3 de abril de 2022 at 20:44

    Meu caro Tião,leio seu brog a muitos anos e todo santo dia,quando acordo e quando vou dormir,gostei da idéia das derradeira do dia.

  • Reply RINALDO 4 de abril de 2022 at 16:22

    No momento eu só visito esse blog, exatamente por causa de vois micê e das nutiça de Vené e Ricardo.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.