Destaques Sem categoria

Domingueiras do Tião

12 de junho de 2022

AMOR INTERESSEIRO

O homem era feio. Feio, velho, barrigudo e desdentado. Os poucos dentes que sobraram em sua enorme boca estavam podres. Mas era engenheiro, tinha anel no dedo, comandava a emergência, vinha da Sudene para dirigir os cassacos alistados no eito da estiagem. Por isso se tornava bonito, alguns o achavam lindo e não faltou pai zeloso para lhe oferecer a filha bela em matrimônio.

Hospedado na pensão de Zé da Fubica, botou logo o olho comprido em cima da bela Zuleide, morena com cara de índia e andar de gazela, cobiçada pelos rapazes pobres e ricos do lugar.

O homem de anel no dedo, claro, passou na frente dos outros pretendentes. Zé da Fubica deu até festa para comemorar o noivado. Namoro, noivado e casamento num vexame de moça perdida, de moça que soltou a pureza nas mãos do visitante para amarrá-lo aos sagrados laços.

Foi uma tristeza grande na cidade. Teve rapaz que roeu durante um mês. O estoque de Pau Dentro de Zé Brejeiro foi esgotado várias vezes. As serenatas ao luar com músicas de tristeza viraram rotina.

Mas de nada adiantou. A bela Zuleide partiu. E levou o pai, a mãe e os irmãos a tiracolo.

Nunca mais se falou nela ou dela, notícias do seu paradeiro ninguém soube dar. Alguns supõem que ficou viúva, o marido, já passado nos anos, não teria aguentado o rojão e se mudara para o outro mundo, deixando a viúva no maior dos desconsolos.

De Zé da Fubica e dos seus rebentos também ninguém deu mais notícias. Envurtaram-se, sumiram no oco do mundo.

E as lágrimas de roedeira dos rapazes um dia secaram. Outras Zuleides apareceram para consolar seus corações feridos.

 

 

AMOR COM GALINHA

Fazia tempo que o último galho de mato verde havia desaparecido. De verde mesmo só os juazeiros, que, teimosos, não derrubavam suas folhas. Quatro anos sem chuvas e a matutada comendo o feijão  encruado dos americanos. Um feijão duro, que passava dois dias na panela e só se tornava comestível depois de pisado no pilão.

Não havia mais comércio. As poucas bodegas fecharam as portas por falta de estoque. Os fiados não pagos levaram Diolindo Mandaú, Zé Alvelino, Luizinho Arapapaca, Zé Domingos, Antonio Conrado, João de Tertu, Adauto, Pedro Sobreira, João de Teté, Zé Galego e outros menos votados a uma falência absoluta.

Sobrevivia Zé Brejeiro com a sua cachaça de raiz. Mas é perfeitamente explicável tal milagre. Os bebuns sempre encontravam um jeito de pagar pela lapada de cana ou pelo tira-gosto de preá.

O Governo fez promessas. Uma atrás da outra. Até que, não tendo mais como empurrar com a barriga, mandou a Sudene implantar frentes de serviço nas estradas poeirentas do reino.

Turmas e mais turmas de trabalhadores foram formadas e espalhadas pelas estradas. Faziam manutenção de buracos, abriam picadas no mato e, à noite, durante o descanso, bebiam cachaça e contavam histórias de amores idos.

A casinha do alto da serra despontava no horizonte  além . Nela se abrigavam duas lindas irmãs. Moças inocentes e prendadas, que passavam o dia sozinhas, cantando modas patrióticas, enquanto os pais davam plantão na frente de trabalho.

Os dois apontadores de trecho foram atraídos pela cantiga penosa: “Eu te amo, meu Brasil, eu te amo/ meu coração é verde, amarelo, branco, azul marim”.

Elas faziam dueto, primeira e segunda voz. E quando cantaram com plateia pela primeira vez, sentiram-se nas nuvens.

E os dois fãs ardorosos, ouvindo e batendo palmas, foram convidados para comer a galinha de capoeira que cheirava na panela de barro.

Depois da galinha…

 

 

ESTRANHO AMOR

Atribui-se a Litinha Bucho Furado a fofoca que tomou conta da cidade e escandalizou homens e mulheres.

Zé Preá fora pego no local do crime, melhor dizendo, com a boca na botija,  ou na xoxota, como queiram.

E a própria Litinha, alvo de tão prazeroso exercício sexual, correu a botar má fama no seu companheiro de cama.

– Zé  foi pego chupando Litinha ! – era a notícia que se dava.

Provocando as reações  mais deslavadas.

– Seboso! Na minha casa não bebe mais água -, dizia, com cara de nojo, o amigo Chico Bola.

-Como pode! -, respondia Dió, para quem certas partes do corpo humano não eram dignas de receber um beijo.

O certo é que o pobre do Zé Preá passou a ser evitado, marginalizado, jogado fora pelos antigos amigos e pelos meros conhecidos.

Quando bebia água na casa de algum desavisado -e água não se negava a ninguém -, mal dava muito obrigado e virava as costas, o caneco de alumínio era amassado e jogado no lixo.

Primeiro dos três filhos de Neco da Olaria, Zé era o único a não demonstrar pendão para a música.

Nelson tocava triangulo, João pandeiro e cantoria, mas dos três o único que pôs modernidade no  ato sexual foi Zé,  chupou buceta num tempo em que essa prática era condenada, considerada imundície, coisa do cão.

E pagou o preço.

As raparigas só iam com ele para experimentar a sensação de se verem bolinadas pela língua do enxerido, principalmente depois de Litinha contar que a chupada de Zé fora tão violenta que a sua xoxota ficara vermelha e os cabelos do cu bateram palmas.

As moças prendadas da cidade lhe negavam namoro, nos forrós, se alguém lhe concedia uma dança, passava o tempo todo de cara virada para não sentir o bafo e os bodegueiros exigiam que carregasse um copo de sua propriedade para beber cachaça sem  contaminar os copos da freguesia.

Até que apareceu Lindaura.

Moça corajosa, aceitou o namoro com Zé Preá. E deu o sim para o casamento.

O que lhe valeu uma enxurrada de censuras.

Mas a todas elas respondia com um sorriso de felicidade.

– Lindaura, minha filha, você vai casar com um chupão? -perguntou-lhe Chica Gorda em tom de censura.

– Vou exatamente por isso. Mas pode tirar o cavalinho da chuva, a partir de agora ele só vai chupar a minha”.

 

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.